Eventos

10 coisas imperdíveis para fazer nas Olimpíadas Rio 2016

destaque 10 coisas imperdiveis nas olimpiadas

É meus queridos, não tem como fugir desse assunto. Sim, o mês de agosto chegou e com ele o evento esportivo mais aguardado do mundo, as Olimpíadas Rio 2016! Eu saio na rua e tudo o que vejo e ouço é Rio 2016, Olimpíadas, eventos, atrações, VLT, metrô Rio, BRT, trânsito, faixas olímpicas, turistas, exército e por aí vai…

Posso dizer? A cidade está um caos pra quem mora aqui, ainda falta informação, tem gringo pra tudo quanto é lado, cones fechando ruas e acessos pela cidade, calçadões das praias lotados, mas está sendo I-N-C-R-Í-V-E-L participar disso tão de perto, morar onde os olhos do mundo estão voltados no momento, receber essa quantidade de gente, esse mega evento, as festas que estão chegando, as inúmeras atrações de diversos países… essas pessoas de diversos países, a muvuca para conseguir tirar uma self nos pontos turísticos onde ficam as famosas argolas coloridas… e tudo o que ainda vai vir por aí! Estou super ansiosa e torcendo para que tudo dê certo, porque está lindo e ver a alegria das pessoas andando por aqui é emocionante, muito mais que na Copa do Mundo!

Dá um medinho dos terroristas sim vai… mas é melhor se concentrar em tudo de bom que está acontecendo do que pensar no lado ruim, não é mesmo? Prefiro assim.

Vendo tantas atrações e lugares para visitar, separei 10 coisas imperdíveis para fazer durante as olimpíadas, pegando fila ou não (sim, nem adianta reclamar, vai ter fila pra tudo, como sempre…), que só poderão ser feitas nessa época. Como é passageiro, não podemos perder! Aí vão elas:

1 - Visitar o maior número que puder de casas temáticas dos diversos países que estarão espalhadas pela cidade (concentradas no Centro, Barra da Tijuca e Zona Sul). São 52 hospitality houses no total e cada uma terá suas atrações e peculiaridades, mas atenção à lista porque quase metade será apenas para convidados. Elas irão promover cultura, turismo, gastronomia, esporte e negócios de seus países, além de transmitirem as principais competições ao vivo. Confira aqui no site do Diário do Rio a lista completa, com os endereços e suas respectivas atrações.

As que mais me encantam são:

Casa da África Rio 2016

hospitality_africa rio 2016

Está entre as maiores casas temáticas que o público poderá conferir durante os Jogos Rio 2016. Está instalada no CasaShopping, na Barra da Tijuca, e funcionará entre os dias 1° e 21 de agosto. Para entrar na casa, o visitante receberá um ingresso em formato de cartão de embarque. Após passar pelo check-in, ele será encaminhado para o Fly to Africa, um simulador de avião com capacidade para 56 passageiros, onde serão exibidos vídeos com informações turísticas e culturais.

 

Casa Suíça Rio 2016

casa-suica-rio-2016

 Foto: Fabiano Rocha / Extra

Os visitantes poderão patinar no gelo em uma pista de 200 metros quadrados e degustar chocolates, raclette e outras iguarias do país. O espaço está montado na Lagoa, onde também funcionou o Baixo Suíça durante a Copa do Mundo de 2014. Entre as atividades oferecidas estão piqueniques, transmissão dos jogos ao vivo em uma tela gigante e um globo de neve simulando os Alpes.

 

Pavilhão da Dinamarca

pavilhao-dinamarca-rio-2016_2pavilhao-dinamarca-rio-2016

Num pavilhão de 300 metros quadrados em plena faixa de areia da praia de Ipanema, o visitante poderá conferir shows, exposições e palestras sobre o país entre os dias 3 e 21 de agosto, das 11h às 22h, com entrada gratuita. Atividades em áreas como meio-ambiente, mobilidade urbana, moda e design vão mostrar aos visitantes setores onde a Dinamarca tem destaque internacional.

Além da imponente estrutura do pavilhão, foi instalado no local um parque infantil da empresa dinamarquesa de brinquedos LEGO. Ali vai funcionar a Casa Lego, com quatro estações preparadas especialmente para as crianças explorarem a magia de brincar com os blocos da marca. Além disso, essa maquete da foto, representando a cidade do Rio de Janeiro, ficará no Boulevard Olímpico (no Porto Maravilha) e, posteriormente, será encaminhada ao Museu da Cidade, no Parque da Cidade – na Gávea.

 

NBA House

NBA-House-rio-2016

Funcionará de 12 a 21 de agosto,  no Armazém da Utopia – no Boulevard Olímpico (Armazém 6 – Avenida Rodrigues Alves, no Cais do Porto/Rio de Janeiro) com entrada gratuita. Com um espaço para até 1500 pessoas simultaneamente, os visitantes terão contato com instalações tecnológicas modernas. Além da exibição de conteúdos da NBA, estão previstas também telepresenças – com atletas da liga -, interação em plataformas digitais, clínicas de basquete, sessões de autógrafos, disputas de videogame e música.

 

2 – Tirar uma selfie em algum dos diversos locais onde as argolas do famoso logotipo das Olimpíadas estão montadas (prepare-se para ter muitos amigos na sua selfie! hehe…) ou chegue 7h da manhã para tentar tirar uma foto sozinho. A minha foi em Copacabana, reparem na filinha básica lá atrás… esse lado, apesar de não ser colorido, estava mais tranquilo :)

Processed with VSCO with a6 preset self arcos olimpicos copacabana

 

3- Visitar o Biergarten Fans – Evento para admiradores da boa cerveja.

Biergarten Fans - Barra da tijuca

De 3 a 28 de agosto, o Espaço Ecolounge, na Barra da Tijuca recebe o Biergarten Fans. A primeira edição do evento, inspirado nos parques alemães, combina boa cerveja, bons encontros com mesas compartilhadas em um lugar arborizado e com visual incrível. Na gastronomia serão servidos pratos típicos alemães e brasileiros. O restaurante alemão montado no Espaço Ecolounge será comandado pela chef Nina e o Chef Simon.

Horário: das 11h às 23h
Local: Espaço Ecolounge – Av. Lúcio Costa, 8300 (Ao lado do Beach Point do Blue. Barra da Tijuca – RJ).
Entrada: Livre
Parquinho Infantil: R$30 – período das 11h às 18h.

 

4- Visitar as diversas atrações do Boulevard Olímpico, veja o post completo e a programação aqui. São muitas! Confira o vídeo abaixo para entender o projeto e essa grande festa.

 

5- Visitar o Museu Itinerante Se Prepara Brasil: localizados nos Boulevards Porto Maravilha e Parque Madureira no Rio que mencionei acima. A exposição acontecerá de 5 a 21 de agosto e de 7 a 18 de setembro, das 12h às 21h. A entrada é franca!

museu-itinerante-bradesco
Um projeto patrocinado pela Bradesco Seguros e Ministério da Cultura, onde duas carretas vão passar por 45 cidades de todo o território nacional para apresentar uma exposição gratuita sobre rodas, com mais de 100 peças do acervo do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares. Está dividido em cinco seções — “História”, “Esportes”, “História Brasileira”, “Curiosidades” e “Rio 2016” —, o Museu Itinerante Se Prepara Brasil apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

 

6- Ir a qualquer evento no Parada Coca-Cola, veja nesse post aqui os detalhes.

Coca cola olimpiadas 2016_12

 

7- Andar no Balão Skol: uma subida de 150 metros de altura com capacidade de até trinta pessoas por vez e duração de aproximadamente 15 minutos proporcionará visão panorâmica da cidade aos visitantes. O Balão Skol funcionará no período de 5 a 21 de agosto e 7 a 18 de setembro (Paralimpíadas), entre 10h e 13h e das 15h às 22h (pode sofrer alterações devido a condições climáticas). Não será permitida a entrada de menores de idade. O agendamento deverá de ser feito somente online por esse link aqui, serão 25 pessoas a cada 10 minutos. Os cadastros começaram a ser feitos em 1º de agosto e o limite é de 4 ingressos por CPF por dia de agendamento.

balao skol boulevard olimpico

 

8- Saltar no bungee jump da Nissan #QuemSeAtreve: essa é só para os fortes! “Quem se atreve a saltar de um Bungee Jump gigante em pleno berço olímpico carioca?” A cada uma hora 6 pessoas poderão se inscrever para saltar, ter registro desse momento único e compartilhar em sua rede social com a hashtag #QuemSeAtreve.

bungee-jump-nissan

 

9- Tirar uma foto com os mascotes Tom e Vinícius, que fazem parte do cartão-postal da cidade. São dois infláveis gigantes na Praça XV e dois no Parque Madureira, para que o público fotografe e leve para casa uma lembrança dessa dupla olímpica. E mais uma foto na Pira Olímpica, a maior atração do Boulevard, que ficará pela primeira vez instalada fora de um estádio olímpico. Localizada em frente à Igreja da Candelária, proporcionará uma oportunidade única de todo o público estar perto e fotografar este ícone dos jogos. Diariamente das 9h às 0h.

mascotes olimpiadas rio 2016pira-olimpica

 

10 – Andar de VLT: finalmente, com tantas atrações e a maioria acontecendo no Porto Maravilha, é claro que você vai ter que andar de VLT, pois ele para em todos os pontos do Porto!

Processed with VSCO with c1 preset Processed with VSCO with c1 preset

 

E aí, muita ou pouca diversão nessa cidade? Vamos aproveitar muito!

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom
Snapchat: thataacaradorio

Você pode gostar também