Gastronomia

Almoço italiano em família no Duo Trattoria

Duo Trattoria_destaque

Chefs estrelados, casas de alta gastronomia… Tudo isso existe espalhado pela Itália, eu mesmo já conheci algumas casas assim por lá. Mas não adianta, pergunte a qualquer chef de cozinha italiano e todos vão dizer que ninguém cozinha melhor do que suas mães e avós, ou melhor, suas nonnas. Aquela imagem da família ao redor de uma mesa farta cheia de antepastos, massas, molhos, cheiros, sabores… é o que mais vem à nossa mente quando pensamos no almoço de fim de semana, não é mesmo? É nesse espírito que Nicola Giorgio, um dos sócios do Duo Trattoria, quis resgatar no projeto TUTTI A TAVOLA. Para ajudá-lo nessa missão, ele resgatou a Nonna Liliana, que inspirou a criação dos pratos do almoço que acontece no restaurante todos os sábados e domingos.

Nascida em Nápoles, no sul da Itália, Dona Liliana veio ao Brasil fugindo da Segunda Guerra Mundial, mas nunca abandonou suas raízes. As memórias de infância incluem acordar cedo aos domingos para preparar o almoço para toda a família. O conhecimento veio da própria família e foi transmitido. “É algo que move a vida do italiano e hoje em dia se perdeu um pouco. É importante resgatar essa paixão. As nonnas movem a vida dos italianos. Existe um verdadeiro culto e é lindo que o Nicola queira passar essa cultura para os brasileiros”, afirmou a cozinheira de mão cheia do alto de seus 79 anos. Ela é uma fofa, conhecemos no dia do almoço que foi preparado especialmente para saborearmos seus pratos.

Duo Trattoria_3

Nesses almoços aos finais de semana, que fomos conhecer, são apresentados dois menus que homenageiam o sul da Itália e a cultura da dieta mediterrânea. Ambos contemplam uma seleção de entradas típicas colocadas no centro da mesa para serem partilhadas e uma sobremesa.

Duo Trattoria_2Duo Trattoria_4

Na etapa principal, a primeira opção conta com três massas típicas para escolhermos e a segunda conta com um prato de carne ou peixe, um cardápio para todos os gostos. Os percursos completos saem por R$ 49,90 e R$ 66,00 respectivamente. Eu escolhi o Penne à Siciliana, já que as massas italianas são tão tradicionais, e não me arrependi. Que sabor delicioso, gostinho de comida da nonna mesmo!

Duo Trattoria_1Duo Trattoria_5

A sobremesa foi um Mil Folhas de comer rezando. Gosto muito da mistura de cremes e chocolates com morango que dá aquele azedinho e não fica enjoativo.

Duo Trattoria_7

As receitas são tão especiais para Dona Liliana que ela fica na dúvida sobre qual escolher. “São pratos que marcaram minha infância. Italiano não fica sem massa. Tem a lasanha bolonhesa, o molho putanesca… Por outro lado a dieta mediterrânea trabalha muito com peixes e carnes de longo cozimento.

O custo benefício de um almoço em família como esse é muito bom, além disso crianças menores que 12 anos têm desconto de 30%, vale muito a pena. O lugar é lindo, espaçoso e bem iluminado, em outra ocasião já tinha conhecido e falei dele nesse post aqui. Fica no coração da Barra, onde tem muitos condomínios residenciais ao redor e também prédios comerciais, o que faz com que os almoços executivos fiquem na mira do pessoal que trabalha por ali. Eu mesmo almoçaria todo dia se deixasse…

Duo Trattoria_6

Foto: fanpage Duo Trattoria

Endereço:
Duo Trattoria
Endereço: Av. João Cabral de Mello Neto, 850 – Bl 1, Lojas J e K (CEO Office) – Barra da Tijuca
Telefone: (21) 3550-0588

Planeje sua viagem ao Rio:

Aluguel de carro: www.rentalcars.com

Hospedagem: www.booking.com/riodejaneiro

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Você pode gostar também