O que fazer no Rio

Aula de bodyboard no Rio de Janeiro

Bodyboard barra da tijuca_destaque

Hoje vou compartilhar com vocês os detalhes de uma experiência deliciosa que tive no mês passado! A aula de bodyboard com o mestre Marcus Kung na Praia da Barra da Tijuca (entre os postos 4 e 5). Eu e as queridas Diana e Marion Fernandes (do Histórias da Di), Dani Mi (do Na Mochila da Ninja) e Kaki Melo tivemos a oportunidade de aprender esse esporte com a equipe da Escola Kung de Bodyboard, que completou 15 anos de existência e é comandada pelo pioneiro da modalidade no Brasil, Marcus Cal Kung.

DCIM100GOPROG0625440.

Foi a primeira vez que fiz uma aula dessas e posso dizer que foi uma aventura e tanto! Primeiro tivemos toda uma preparação na areia antes de entrar no mar, um treinamento de uma meia hora mais ou menos, pois é preciso conhecer a prancha, saber em qual lado segurá-la para executar as manobras, como e para quê funciona o pé de pato (essencial para esse esporte), instruções sobre o vento, sobre a maré, por onde entrar e sair do mar, a melhor posição do corpo para não ter nenhum problema e por aí vai.

Bodyboard barra da tijuca 4

É muito interessante e entendi perfeitamente porque quem surfa tem uma corpo fenomenal, afinal é preciso ter força no abdômen e os braços e pernas entram em ação a todo momento. Claro que eu tomei vários caldos… e haja fôlego pra quem é sedentário, já estou no maior pique com minhas corridinhas porque faz bastante diferença. É bem importante começar devagar e você tem a opção de combinar as aulas com o treinamento funcional que a escola oferece antes de entrar no mar.

DCIM100GOPROG0715485.Bodyboard barra da tijuca 3

Eles criaram um programa inédito de exercícios na areia inspirados nos movimentos e manobras do bodyboard. O treinamento utilizando o próprio peso corporal é uma das tendências fitness para 2017, segundo levantamento do American College of Sports Medicine, principal organização de esporte e educação física no mundo. Além de auxiliar no emagrecimento e fortalecimento dos músculos, o treinamento funcional da escola ajuda a aumentar a performance do aluno na água.

Olha só os principais BENEFÍCIOS DO BODYBOARD:

· As aulas têm duas horas de duração – uma hora de treinamento funcional na areia e uma hora dentro d’água;

· O programa inclui caminhadas e corridas na areia fofa, abdominais e alongamentos;

· Você perde de 300 a 500 calorias perdidas em 60 minutos de exercícios;

· Ajuda no condicionamento cardiovascular e no fortalecimento dos músculos;

· Trabalha praticamente todos os músculos do corpo. Em especial o movimento das pernas, braços e glúteos, quando o aluno utiliza as técnicas de pernada e remada no mar. As articulações de braços, tornozelos e mãos são trabalhadas. E, finalmente, o abdômen já que no bodyboard, a postura principal – deitado – exige a tonicidade nessa área do corpo;

· Somada a uma alimentação saudável, promove emagrecimento. Há casos de alunos que já perderam até 20kg em um período de 6 meses!

O mais bacana desse esporte é que não há restrição para quem quer praticar. A faixa etária vai de 8 a 80 anos, ou até mais, dependendo do caso. Basta saber nadar e estar com o atestado médico em dia. Por ser um exercício de baixo impacto, o bodyboard não sobrecarrega os músculos e articulações. Promove também o aumento rápido no fluxo sanguíneo, o que faz a dor muscular diminuir. Ou seja, é perfeito pra quem gosta do mar e de se exercitar na praia.

UM POUCO SOBRE MARCUS KUNG – “O PAI DO BODYBOARD NO BRASIL”

Considerado o “pai” do bodyboard no Brasil, Marcus Kung iniciou a história do esporte na Praia do Leme, na década de 70 e é o principal responsável pela popularização da atividade no país. A partir daí, Kung percorreu praias brasileiras mobilizando novos bodyboarders e montou a primeira associação legalmente registrada no mundo, além de ter regulamentado e idealizado as primeiras regras em competições nacionais. O resultado de todo esse trabalho foi o prêmio de Personalidade Mundial do Esporte, entregue a ele, em 1988, no Havaí, por toda a sua contribuição.

Bodyboard barra da tijuca 6

O esporte sofreu um boom na década de 80 e a comercialização de pranchas amadoras superou as expectativas dos empreendedores. Essa foi a era de ouro do esporte, com pranchas amadoras se proliferando no litoral brasileiro, patrocínios de grandes empresas para atletas e campeonatos internacionais de altíssimo nível sediados por aqui.

Hoje, 43 anos depois da primeira onda e no comando da Escola Kung de Bodyboard, na Praia da Barra, Marcus repassa seu conhecimento para alunos de todas as regiões do Brasil e estrangeiros, que procuram a lenda do esporte para cair no mar carioca.

Mais informações sobre as aulas:
Site: http://kungbodyboard.com/
Facebook: https://www.facebook.com/kungbodyboards

Bodyboard barra da tijuca 5

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Você pode gostar também