Eventos Gastronomia

Casa da Dinamarca em Ipanema na Rio 2016

destaque casa da dinamarca

Foi uma honra participar do evento “Uma pitada da Dinamarca” na casa da Dinamarca em Ipanema a convite da Embaixada da Dinamarca e do Consulado Geral do país. O “Coração da Dinamarca” nessas olimpíadas está instalado em Ipanema, entre os postos 10 e 11 desde o dia 03 de agosto e encerrará as atividades no dia 21.

O evento foi fechado para bloggers e jornalistas, mas o pavilhão é aberto ao público diariamente, das 11h às 22h. Vou mostrar nesse post um pouco do que foi esse momento e as novidades do país. Devo dizer que estou totalmente encantada com tudo de bom que essas olimpíadas Rio 2016 está proporcionando ao Brasil, principalmente a oportunidade de fazer esse intercâmbio cultural que enriquece o relacionamento entre os países e faz a gente querer programar a próxima viagem para amanhã e conhecer tudo isso de perto!

DCIM100GOPROG0304618.

Em 2005, o Conselho de Ministros dos Países Nórdicos baseou-se no Manifesto por uma Nova Cozinha Nórdica para promover a produção e o consumo de produtos alimentares tradicionais na Escandinávia. E foi também, há aproximadamente dez anos, que a fama da Dinamarca como destino gourmet ganhou proeminência graças ao NOMA, eleito o melhor restaurante do mundo por quatro vezes (pela Restaurant Magazine). Esse evento aconteceu com o objetivo de reviver a cultura gastronômica do país e compartilhar com todos nós brasileiros um pouco das maravilhas da região.

Tivemos a oportunidade de conhecer a dinamarquesa chef-executiva do renomado restaurante Gustu (#17 na América Latina), em La Paz, Kamilla Seidler, que contou sobre sua jornada vinda dos mais refinados restaurantes da Europa, para um projeto boliviano-dinamarquês que une o respeito à cultura local a um negócio sustentável.

Casa da Dinamarca 15 Casa da Dinamarca 16

Degustamos produtos de várias empresas dinamarquesas para o mercado brasileiro e é impressionante o cuidado que eles dedicam na fabricação e produção dos alimentos, desde a escolha dos produtores até o que chega na mesa do consumidor final. Existe toda uma preocupação com a saúde e o meio ambiente, eles imprimem o seu estilo de vida “mais verde” em tudo, cultivando o real consumo de ingredientes locais e sazonais. Os negócios na área alimentícia e hoteleira são pautados na ideologia eco-friendly, destacando o uso de produtos orgânicos, além de incentivar o uso de uma energia mais limpa na indústria. É todo um processo pautado na responsabilidade social e ambiental.

DCIM100GOPROGOPR4609.

A consulesa Eva B. Pedersen, que fez a abertura e apresentação do evento, deixou bem claro essa ideologia e o desejo de estreitar os laços entre Dinamarca e Brasil nesta área da gastronomia que cresce cada dia mais. Pra quem me segue lá no Instagram (@thailisemonteiro) viu que também dei uma entrevista a ela, veiculada no consulado da Dinamarca, explicando um pouco sobre a importância dos blogs no Brasil e como eles influenciam na comunicação. Muito feliz em poder participar disso falando da cidade que amo e do meu país para outros povos!

Casa da Dinamarca 17 Casa da Dinamarca 4

Na degustação, destaco os produtos das marcas Bornholms, Harboe, Royal Copenhagen, Cold Hawaii e InOmega3. Me deliciei com o patê de ovas de bacalhau, a pasta de salmão Amanda Seafoods, os sucos de fruta e sem conservantes Pure, o chocolate meio amargo com toque de menta Konnerup e a cerveja de gengibre sem álcool, que tive uma grata surpresa ao experimentar, de sabor marcante e bem refrescante.

Ao final do evento, recebemos um kit com os principais produtos degustados. Pude trazer um pouquinho da Dinamarca pra minha casa e mostrar para vocês.

Casa da Dinamarca 18

Além de tudo isso, há todas as atrações do pavilhão que são abertas ao público e eventos surpresa diariamente, que estão incríveis. Você pode compartilhar suas ideias no ‘Mural da Felicidade’ do lado de fora do pavilhão, conferir as incríveis bicicletas dinamarquesas em exposição, que retratam bem a cultura local, já que 9 em cada 10 dinamarqueses usam esse meio de transporte para se locomoverem, e ainda usá-las para recarregar o celular dando algumas pedaladas. As bikes também podem ser usadas pelos cariocas através de um sistema de aluguel.

DCIM100GOPROGOPR4606.

Faça um tour de realidade virtual pela Dinamarca e deixe as crianças brincarem no playground da LEGO®, no anexo ao lado do pavilhão. As exposições são inovadoras e interativas, você pode até enviar um cartão-postal interativo da Dinamarca, num cenário típico dinamarquês, como se tivesse visitado os lugares mais encantadores do país.

DCIM100GOPROGOPR4621.DCIM100GOPROGOPR4615.

Na Exposição Vivam juntos, você vai conferir a arte de viver juntos, mostrando a criação de grandes cidades acolhendo pessoas, espaços urbanos democráticos e muito mais. Com frequência, as cidades dinamarquesas têm sido nomeadas como as melhores cidades no mundo para se viver. Na exposição do “Coração da Dinamarca”, você poderá ter contato com a maneira dinamarquesa de construir cidades limpas, seguras e projetadas para oferecer uma boa condição de vida.DCIM100GOPROGOPR4620.  DCIM100GOPROGOPR4612.

Pra finalizar, aproveite o entardecer acompanhado das melhores músicas dos DJs dinamarqueses, apreciando o belíssimo pôr do sol por trás do Morro Dois Irmãos. As festas diárias ao pôr do sol acontecem das 17 às 19 horas.
Além das sessões com os DJs, há também concertos ao vivo, todas as sextas e sábados das 20 às 22 horas, com artistas como o músico de jazz dinamarquês Jakob Bro, que montou uma parceria com o brasileiro Daniel Jobim, neto do lendário compositor da Bossa Nova, Tom Jobim.

Enjoy it! Pena que já está acabando…

Para ficar atualizado sobre o que está acontecendo no pavilhão dinamarquês, visite:
www.visitdenmark.com/ipanema2016
#heartofdenmark e #ipanema2016

 

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom
Snapchat: thataacaradorio

 

Informações úteis:

Aluguel de carro no Rio: www.rentalcars.com

Onde ficar no Rio: www.booking.com/riodejaneiro

 

Você pode gostar também