Gastronomia

Coffeeaholic: uma experiência para os amantes do café

sofa cafe_destaque

A convite do Sofá Café participei de uma experiência super diferente esse mês e vou contar aqui pra vocês. É o Coffeaholic, um programa diferente para os amantes do café, que pretende elevar a percepções dos cariocas sobre o mundo do café especial.

O Sofá Café é uma das minhas cafeterias preferidas no Rio (já falei dela nesse post aqui), fiquei super feliz com o convite e confesso que me surpreendi com o que encontrei. Constatei que ainda preciso aprender muito sobre essa bebida que adoro e muitos brasileiros também! A Carmen, proprietária do estabelecimento, me deu uma verdadeira aula sobre aromas, sabores e os diferentes métodos de preparo.

O programa é apresentado em 5 módulos e tem o objetivo de elevar a percepção e o conhecimento sobre o café de forma interativa e prática, uma vivência sensorial que acontece com a loja em pleno funcionamento. O projeto conta com cinco diferentes métodos. O módulo “Personalidade dos Métodos” apresenta uma gama de infinitas sensações. Nele você degusta um mesmo grão extraído em quatro métodos diferentes de preparo: Hario, Frenchpress, Chemex e Aeropress, o que possibilita identificarmos as semelhanças e diferenças de retrogosto, aroma e outras características da bebida.

A Hario v60 é o primeiro método de preparo desse módulo. O filtro japonês com ranhuras no interior facilita a expansão do pó de café no momento da coagem e faz com os grãos absorvam mais água. Com isso, há hidratação completa do café, o que garante uma bebida mais incorporada e homogênea.

Para quem aprecia um café aromático, intenso e com alto teor de cafeína, o método Frenchpress é o indicado. O aparelho é criação do italiano Attilio Calimani, registrado por uma empresa suíça em 1933. Sem uso de filtro de papel, ela faz uma infusão que mistura o café com a água aquecida e depois se separe num êmbolo.

O cliente que procura um café mais leve e sem resíduo, com xícara limpa ao final, o método Chemex é o mais indicado, por destacar estas características. Criado nos Estados Unidos, em 1941, o filtro de papel grosso é dobrado em forma de cone, formando uma parede tripla em um dos lados. Este detalhe garante a suavidade do sabor ao final do preparo.

Já o método Aeropress encanta a todos os paladares por um café coado com características de expresso. Faz uma bebida saborosa e aromática, extraindo sólidos solúveis que não são dissolvidos pela força da gravidade. Criado nos Estados Unidos, em 2005, é hoje o método queridinho dos amantes do café pela praticidade.

 

Os outros módulos do programa Coffeeaholic são: “Café Coado”, “Espresso”, “Infantil” e “Coffee Star”. Em todos os cinco, o Sofá Café utiliza apenas grãos especiais, com aroma, cor, sabor e tamanho acima da média. Produtos orgânicos, com origem certificada, também recebem a classificação “especial”.

Antes de começar a experiência, você recebe uma folha como essa abaixo, com a explicação de todos os métodos, e vai colocando as xícaras que for experimentando no espaço reservado pra cada método. Achei bem organizado e fofo isso.

sofa cafe 2sofa cafe 1

A Carmen, que acompanhou minha experiência no dia, me deu uma verdadeira aula sobre os grãos, extração do café e os métodos. Ah… uma coisa muito importante a saber: quando o café é bom, você não precisa adoçá-lo! É uma diferença enorme, sem a menor comparação com os cafés comuns que encontramos no supermercado. O sabor é muito diferente e é aí que você entende o porquê de não colocar açúcar ou adoçante na bebida, estraga e muda tudo.

Recebi também uma folha onde deveria anotar minha percepção sobre a personalidade dos métodos. Achei o máximo isso, porque você consegue perceber no final qual o método que mais agrada o seu paladar. Confesso que fiquei confusa na descrição das sensações quando passei do segundo para o terceiro método, mas consegui notar algumas diferenças importantes que estou aprendendo com as experiências, aulas e degustações que venho tendo. Como disse a Carmen, não tem certo ou errado, é mais para você se guiar e entender qual o seu tipo de grão e método preferidos.

sofa cafe 3 sofa cafe 4

Adorei a experiência e recomendo a todos os amantes de café que façam. O valor é R$ 80,00 e você pode dar de presente para alguém, achei incrível e muito diferente!

sofa cafe 6

Sofá Café
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 300 – Copacabana
Rio de Janeiro/RJ
(21) 2543-9107
www.sofacafe.com.br

 

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Você pode gostar também