Datas especiais

Como curtir os blocos de rua do Rio de Janeiro

Foto destacada - Banda de Ipanema RJ

E por aqui o Carnaval já começou!

Pra quem gosta da folia, o Rio de Janeiro é um prato cheio para curtir o Carnaval, e o melhor de tudo é que você pode escolher curtir os blocos de rua ou se aventurar na Sapucaí! Os bloquinhos cresceram demais desde que vim morar aqui, em 2010 pude curtir o Bloco da Preta Gil (ainda em seu primeiro ano) em Ipanema numa boa, relax, sem aquela muvuca toda lá do centro onde ela está agora, porque em Ipanema o bloco dela já não comporta mais (gosto de carnaval, mas não gosto da muvuca bagunçada de gente bêbada e sem noção em cima da gente… rs). Depois surgiram muitos outros blocos e o carnaval de rua do Rio bomba ano após ano.

Ontem começou oficialmente a agenda de bloquinhos pela cidade e eu já fui curtir com os amigos paulistanos uma das bandas mais tradicionais do Rio, a Banda de Ipanema, que eu ainda não conhecia. Os blocos começam a desfilar duas semanas antes da festa oficial, é uma alegria que só! Porém, é bom se programar e se precaver para não ter dores de cabeça, porque a gente sabe que onde tem muvuca, tem assalto, brigas com gente bêbada que não saber curtir numa boa e dor de cabeça com a volta pra casa.

A dica é escolher um bloco que você realmente curta o tipo de música e aquele que mais te agrada em termos de quantidade e tipo de público, vou explicar. Se você é solteiro, vai querer azarar de montão e ficar nos mais badalados = lotados, então os famosinhos como Spanta Neném, Bloco da Preta, Monobloco, Cordão do Bola Preta, Simpatia é Quase Amor, Escangalha, etc… são os preferidos da moçada, principalmente aqueles que tocam todo o tipo de música, das mais conhecidas do axé, pagode, samba até sertanejo universitário…, se bem que qualquer bloco vai ter gente jovem e azaração… rs, mas tem aqueles menores, de bairros, tradicionais, mais tranquilos, como esse que fui ontem da Banda de Ipanema. Nesse mesmo esquema tem o Mulheres de Chico, Sargento Pimenta e por aí vai. Tem bloco infantil também para as crianças se divertirem.

banda de ipanema G1

Foto: Alexandre Durão/G1

Banda de Ipanema RJ 2

Banda de Ipanema RJ 1

A dica é chegar de uma a meia hora antes no local onde o bloco vai sair, se você quiser acompanhar desde o início, indo atrás do bloco mesmo ou chegar um pouco depois e vai caçando a rua onde o bloco está. Em Ipanema foi bem tranquilo fazer isso porque dá pra ver claramente quando a banda passa pela orla, em Copa também é assim e acredito que nos outros bairros, SEM SER NO CENTRO, também sejam assim. No centro não dá pra fazer isso, lá lota demais e se entrar no meio da muvuca, é bem difícil sair. Está quase um carnaval de Salvador por lá. Eu prefiro literalmente ver a banda passar em vários pontos, andando tranquilamente, sem entrar na multidão, do que ficar apertada atrás do trio. Fomos e voltamos de Uber e foi a melhor escolha, de longe! Muita gente caçando táxi ao mesmo tempo não dá muito certo.

Leve bolsa pequena e grude ela no seu corpo, na frente, ou apenas leve porta-dinheiro dentro da calça com todos os seus documentos e dinheiro e fique atento sempre, porque é na multidão que os batedores de carteira agem facilmente e você nem percebe, falaram que alguns estavam até cortando a alça da bolsa. Infelizmente isso é em todo o lugar do mundo, minha gente, não preciso dizer né? Mesmo sabendo disso muita gente “perde” o celular e a carteira porque deixa no bolso da bermuda, sai bebendo todas, beijando todo mundo e já era. Não pode reclamar. Por aqui achei tudo bem organizado, muitos policiais, ambulantes uniformizados, bastante banheiro e lixeiro passando logo atrás do trio limpando tudo. É só colaborar e se organizar para não se estressar e tudo vai ser só diversão!

Lá no meu Snapchat (thataacaradorio) e Instagram postei vídeos e fotos da folia, me sigam para acompanhar. Ainda bem que o sol raiou esse fim de semana, porque já estava chovendo sem parar por aqui há duas semanas, tipo #acaradesãopaulo… viva São Pedro! Ao final da folia fomos contemplados com esse belíssimo pôr do sol, como sempre.

Por do sol Ipanema

Confira no link abaixo a agenda de blocos de rua do Rio de Janeiro  separados por bairro e aproveite, com juízo, hein!

www.g1.globo.com/blocosderuadorio2016

 

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom
Snapchat: thataacaradorio

 

Informações úteis:

Aluguel de carro no Rio: www.rentalcars.com

Onde ficar no Rio: www.booking.com/riodejaneiro

 

Você pode gostar também