Moda Souvenirs

Gilson Martins: bolsas e souvenirs que são a cara do Rio de Janeiro

Destaque_Gilson Martins souvenirs

Já faz um tempo que estou querendo falar para vocês da loja Gilson Martins aqui do Rio e, qual não foi minha surpresa, quando abro minha caixa de emails e me deparo com um convite super fofo do Gilsinho me chamando para conhecer o ateliê dele em Ipanema e montar minha bolsa personalizada?

Pois é, eu sou fã das bolsas e de todos os produtos do Gilson Martins desde que cheguei no Rio em 2010. Eu morava do ladinho de uma das lojas em Copacabana, a da Figueiredo de Magalhães, e vivia passando por ali querendo tudo! Sempre comprava algum produto como souvenir para presentear alguém, é muito carioca e tem uma pegada estilosa, fashion, prato cheio pra quem gosta de moda e produtos diferentes, saindo daqueles souvenirs e presentes comuns que vemos em toda a cidade e que qualquer um tem. Tudo ali transpira arte. Além de ser a cara do Rio, são peças modernas, com desenhos e recortes criativos e de excelente qualidade, uma lembrança não só do Rio, mas do Brasil para a vida toda.

Processed with VSCO with hb1 preset

Lá fui eu conhecer pessoalmente a loja, o Gilson e o ateliê de Ipanema (quem me acompanha no Instagram, pôde ver aqui), com a difícil tarefa de montar minha bolsa para que ficasse com a minha cara e a cara do Rio! Gente, que difícil, queria simplesmente colocar tudo, porque todos os símbolos cariocas que estavam ali eu amava. Mas com a ajuda do Gilson, tudo ficou mais fácil, claro. Foi só ele chegar e captar minha história para concluir minha personalização!

Gilson Martins e Thata Monteiro 2

Foto: assessoria Gilson Martins

“Fábrica do Gilsinho” é uma novidade na loja da Visconde de Pirajá, um ateliê onde você pode aplicar vários ícones (desenhos criados pelo Gilson) sobre a bolsa, criando uma composição exclusiva bem carioca com formas, letras e diversos símbolos. Um ambiente onde você pode bater um papo com os amigos, comemorar um aniversário, fazer a festinha dos filhos, uma entrevista despretensiosa com alguma personalidade carioca e até o chá de bebê dos pimpolhos que vão chegar! Sim, pois ele também tem uma linha infantil com mais de 20 produtos que podem ser personalizados para o enxoval do bebê e outras coisitas. O ateliê comporta até 12 pessoas e funciona em local privado de segunda a sábado, das 10h às 19h. Quem quiser conhecer, pode marcar seu horário pelo telefone (21) 2227-6178 ou pelo e-mail ola@gilsinho.com.

Gilson Martins_fabrica do Gilsinho

Foto: assessoria Gilson Martins

DCIM100GOPROGOPR3205.DCIM100GOPROGOPR3207.

O Gilson é a simpatia e a arte em pessoa, contou toda sua história numa tarde super gostosa que passamos ali, falando sobre moda, design e o comportamento urbano carioca. E só de ouvir um pouco da minha, ele já separou os principais símbolos que remetiam à minha chegada na cidade e praticamente cravou minha história na bolsa em 5 minutos. Coisa que eu já estava há horas tentando fazer! rs… Por isso que ele é o que é e está onde está. Um designer com alma carioca, patriota, que faz tudo com muito amor e paixão à profissão. Olhem como ficou minha bolsinha! Depois da colagem, ela vai para a fábrica ser costurada e você retira assim que ficar pronta.

Processed with VSCO with a6 preset

Um pouco sobre Gilson Martins – pioneirismo e criatividade que levam o Brasil para todo o mundo

Uma trajetória que se destaca pela inovação. Assim podemos definir a história do designer Gilson Martins. Iniciou sua carreira ainda no primeiro período da faculdade, em 1982, criando uma mochila com sobras de material do trabalho de seu pai. A resistência do produto aliada ao design funcional e diferente fez sucesso entre os
professores e colegas universitários e Gilson começou a produzir bolsas. E não parou mais.

No início dos anos 90 Gilson Martins começou a se destacar na moda carioca com o conceito de bolsas escultura, que fizeram um grande sucesso em uma exposição na galeria da Caixa Econômica Federal. Em 1995 ele foi o primeiro designer brasileiro a usar a bandeira do Brasil como estampa de bolsas e acessórios, característica que se tornou referência em seu trabalho e que projetou a marca internacionalmente.

O sucesso da linha “Brasil” foi comprovado ao longo dos anos. Gilson foi convidado para realizar uma exposição no museu do Louvre em 1998. Também já passou pelo MoMA, Milão, Berlim e diversas outras cidades, levando a imagem do país por todo o mundo, um dos conceitos principais da marca Gilson Martins.

Outro ponto de importante da filosofia da empresa é a sustentabilidade. Gilson Martins já ganhou diversos prêmios de sustentabilidade e a fábrica da marca se destaca por usar sobras e retalhos das matérias primas das bolsas na criação de novos produtos. A ideia deu origem à linha “Lixo Nobre”, produzida por costureiras de áreas carentes, aliando os conceitos de reciclagem e responsabilidade social.

Hoje a marca está consolidada nos cenários nacional e internacional. Gilson Martins já produziu itens para grandes empresas como Coca Cola, L’Oreal, Rede Globo, entre outras. A empresa conta com três lojas na Zona Sul do Rio de Janeiro e diversos pontos de venda no Brasil e no exterior. Uma fábrica e uma galeria de arte, que expõe as obras criadas por Gilson e por diversos outros artistas. Além disso, a marca organiza e patrocina diversos eventos de arte, moda e design no Rio de Janeiro.

E as criações do designer carioca continuam percorrendo o mundo. Recentemente, a pedido do Governo do Estado do Rio de Janeiro, presenteou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e a primeira-dama, Michele Obama com uma bolsa feita com mosaicos reciclados. Em 2012 teve uma criação sua, os bancos Pão de Açúcar, comprados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para decorar o lounge dos chefes de Estado durante a Rio +20.

Com um reconhecimento e um alcance tão grandes, o designer leva a sua filosofia de trabalho a patamares cada vez mais altos, contribuindo para discussões e questões que vão além da moda, como patriotismo e sustentabilidade. Sempre fazendo referências à cultura brasileira, Gilson diz qual é o segredo da trajetória de sucesso: “Os produtos são muito originais e autênticos. Desta forma atraem artistas e personalidades que buscam o novo que surpreende. Criar uma bolsa com conceito próprio e com ideia em bases sólidas e simples, que seduzam o público ligado à cultura, muito mais do que a ideia propriamente ditada pela tendência da moda.”

Gilson Martins em entrevista para China

Foto: site Gilson Martins 

Mais informações
Endereço da Fábrica do Gilsinho:
Rua Visconde Pirajá, 462B Ipanema, Rio de Janeiro – RJ

Lojas

IPANEMA
Rua Visconde Pirajá, 462B – Ipanema
21 2227-6178 / 2275-8950

ATLÂNTICA
Avenida Atlântica, 1998 – Copacabana
21 2235-5701

COPACABANA
Rua Figueiredo de Magalhães, 304 A – Copacabana
21 3816-0552 / 2236-6556

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom
Snapchat: thataacaradorio

 

Informações úteis:

Aluguel de carro no Rio: www.rentalcars.com

Onde ficar no Rio: www.booking.com/riodejaneiro

Você pode gostar também