Datas especiais Eventos

Minha primeira vez no carnaval da Sapucaí

Sapucai_destaque

A maior festa do mundo acontece aqui, sim :) E eu fui, finalmente esse ano, pela primeira vez na Sapucaí!

Aí me perguntavam: você mora há anos no Rio de Janeiro – a terra do carnaval – e ainda não conheceu a Sapucaí, como assim? Pois é… me dava até vergonha, passei dois carnavais no Rio só, os outros sempre viajava para fugir um pouco da bagunça e conhecer outros lugares do Brasil. Porém, esse ano não teve escapatória e eu prometi pra mim mesma que iria de qualquer jeito! E lá fui eu… primeira etapa cumprida! 

O carnaval do Rio de Janeiro é uma festa popular de cunho histórico, social e religioso realizada durante cinco dias consecutivos no mês de fevereiro desde 1892 (às vezes cai em março). É considerado o maior carnaval do mundo, desde 2004, pelo Livro dos Recordes, vocês sabiam? Pois é, uma celebração mundialmente famosa com diferentes tipos de manifestações, como os desfiles das escolas de samba, bailes de máscaras, bandas de ruas e vários blocos de embalo seguidos pelos foliões fantasiados! São cinco dias de pura diversão, gente do mundo inteiro vem pra cá prestigiar a melhor festa do mundo, o carnaval mais famoso que existe!

Sapucai 1Sapucai 2 Sapucai 3

Logo na chegada, é impossível não se empolgar com aquela passarela enorme da Sapucaí pronta para receber as escolas e aquela galera linda, super animada, urrando de felicidade nas arquibancadas, frisas e camarotes só aguardando o espetáculo. É um evento tão grandioso, que à primeira vista você fica meio abobalhada de tanta coisa pra ver. Equipes de limpeza, segurança, alimentação, as pessoas que vão desfilar se preparando nos bastidores, a bateria, os carros alegóricos, repórteres e famosos espalhados por todos os lados… uau!

Sapucai 4

Fui apenas no primeiro dia pra ver Veveta (Ivete Sangalo) na Grande Rio, que estava incrível demais. O que foi aquilo? Acompanhei a abertura da festa com uma queima de fogos linda, depois fiquei um pouco ali atrás na concentração da bateria para sentir a batida (e que batida!), uma emoção indescritível, e depois fui para a frisa ver o desfile, bem pertinho do chão da avenida, onde você consegue ver absolutamente todos os detalhes das fantasias e decoração dos carros. As coreografias, aqueles carros alegóricos enormes, suntuosos, as madrinhas de bateria, mestres-sala, comissão de frente, muito brilho e purpurina… não sabia nem pra onde olhar. Quando a gente vê um desfile pela televisão acha que demora horrores para a escola inteira passar, mas ali na pista é tudo muito rápido, os carros parecem passar voando para não ultrapassar o tempo, você nem sente a hora passar.

Sapucai 5Sapucai 6Sapucai 7

Depois fui até o lugar do final do desfile, a chamada Dispersão, porque dali você consegue ver todos os carros e artistas indo embora, um setor muito movimentado e divertido, eu diria. Tirei fotos com os integrantes das escolas que tinham acabado de desfilar, super emocionados, uma alegria contagiante. Dava pra sentir a emoção deles de estar ali vivendo um sonho (essa é minha próxima etapa ano que vem!).

Sapucai 10Sapucai 9Sapucai 11Sapucai 13

Uma experiência que precisa ser vivenciada ao menos uma vez na vida, ao vivo e a cores, bem de pertinho, porque não tem a menor comparação ver um desfile pela TV. A magnitude do evento é tamanha que você se sente um pouco parte de tudo aquilo, e fica muito triste com os erros e desastres que acontecem no meio do caminho, com qualquer escola e qualquer pessoa. O carnaval do Rio sempre gerou muita polêmica, mas é uma festa linda demais que quem curte, precisa conhecer! Ano que vem tem mais, quero muito desfilar numa escola, porque só de assistir e estar alguns minutos ali na passarela do samba me deixou animadíssima para a próxima! Confiram o vídeo que mostro um pouquinho do que é estar lá:

 

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Você pode gostar também

  • http://www.likeparadise.com.br/ Thami

    Aaaah que legal, Thata! Foi a minha primeira vez na Sapucaí também, fiz até um post sobre. Realmente a emoção é grande. Só de entrar na passarela do samba, já fiquei super animada. Espero ter outra experiência dessa ano que vem também, porque a alegria é boa.

    Beijos!
    http://www.likeparadise.com.br

    • http://www.acaradorio.com/ Thailise Monteiro

      Lugar com uma energia sem explicação né? Adorei seu vídeo também, rumo ao próximo desfile! Beijinhos