Dicas culturais

Museu Internacional de Arte Naif para bebês no RJ

Destaque_MIAN RJ

O dicionário diz que naïf é aquilo que retrata simplesmente a verdade, a natureza sem artifício ou esforço: que é graciosamente inspirado pelo sentimento. O adjetivo francês naïf vem do latim nativus, que significa nascente, natural, espontâneo, primitivo. Assim, pode ser substituído também por ingênuo e primitivo. Essas definições poderiam servir para caracterizar a pintura naïf, que é natural, livre e pura. (FINKELSTEIN, 2001).
Esse post vai ser dedicado às crianças!!

Eu, que tenho duas (Ana Sofia de 6 anos e Ana Helena de 1), estou sempre buscando programas legais e diferentes. Então aqui vai uma dica bacanérrima: a programação infantil do Museu Internacional de Arte Naif, no Cosme Velho.

As sessões são divididas por faixa etária. Neste dia, escolhi a programação Naif para Nenéns+1, para a minha filha mais nova, e pedi para levar a mais velha, comprometendo-me a ter mais um adulto comigo – meu marido, no caso.

Fomos sábado de manhã e logo que chegamos fomos super bem recebidos pela Renata, da equipe do MIAN. O grupo de crianças brincou um pouco na varanda junto à entrada do museu e depois começamos a visita.

As crianças ficam fascinadas com as pinturas que lembram de certa forma a pureza da arte infantil. A maior parte das obras expostas são telas, mas há algumas esculturas e objetos também.

Após “explorar” as salas do primeiro andar do museu, subimos para conhecer melhor a história de uma obra selecionada para essa visota. As orientadoras explicam e brincam com as crianças, fazendo perguntas e mostrando as figuras do quadro. Também fizemos pintura com os dedos e brincamos com os objetos deixados para as atividades lúdicas.

No MIAN podemos ver obras de artistas como Lia Mittarakis, Agostinho de Freitas, Chico da Silva, Dalvan e a história do “pai” da arte naif, Henri Rousseau.

Como os grupos são pequenos, é preciso ficar de olho nas datas das visitas e na abertura das marcações.

E para fechar com chave de ouro o programa, vale a pena tomar um café da manhã ou simplesmente fazer um lanche no Da Cozinha Café Bistrô, um café que fica na parte de trás do MIAN e é super agradável!! Reservas através do telefone: 21 2225-9389.

MIAN RJ 10MIAN RJ 4MIAN RJ 5MIAN RJ 6MIAN RJ 8MIAN RJ 2

MIAN RJ 9MIAN RJ 3MIAN RJ 1

MIAN

Endereço: Rua Cosme Velho, 561 Cosme Velho – Rio de Janeiro
RJ +55 21 2205-8612
E-mail: contato@museunaif.com
http://www.museunaif.com/visite/naif-para-nenens/
Horário: Terças a sextas, de 10h às 18h Sábados e Domingos, de 10h às 17h
*Estão sempre fechados às segundas-feiras, dias 24/25 de Dezembro, 1º de Janeiro, terça-feira de carnaval e 1º de Maio.

Ingressos: R$12,00 inteira R$ 6,00 meia – estudantes com carteira, idosos, menores de 18 anos, portadores de necessidades especiais.
*Gratuidade: menores de 5 e maiores de 80 anos; membros do ICOM.

Siga a Thata nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom
Snapchat: thataacaradorio

 

Informações úteis:

Aluguel de carro no Rio: www.rentalcars.com

Onde ficar no Rio: www.booking.com/riodejaneiro

Você pode gostar também