Eventos

Os eventos da Casa Britânica nas Olimpíadas Rio 2016

Casa Britanica 1

Essa Olimpíada no Rio foi realmente de arrepiar! Eu estou encantada com todos os eventos, parcerias e novas ideias que surgiram com o intercâmbio de informações nas casas dos países. Aprendendo muita coisa para passar aqui pra vocês. Fui convidada por algumas casas para participar de eventos fechados para justamente fazer do blog uma ponte de comunicação com meus leitores brasileiros, mostrando tudo o que um país pode oferecer a nós em termos de educação e entretenimento. E vou atualizar tudo ao longo dessa semana, porque foi bastante agitado!

Dia 17 de agosto foi dia de conferir os eventos da área de educação e turismo na British House Rio – Casa Britânica instalada no Parque Lage. O lugar ficou sensacional, cobriram a piscina com placas de vidro, fazendo dela um lounge bem agradável, com mesas e pufes espalhados em volta de um telão de onde os atletas, famílias e imprensa podiam ver os jogos e notícias da Grã Bretanha. O clima era delicioso, vários atletas passando por nós e, sempre quando um chegava na casa, era festa e gritaria. O apresentador britânico o entrevistava, os ânimos dos convidados se exaltavam e tudo virava uma verdadeira festa. Comida e bebida à vontade, principalmente quando a noite chegava e o DJ animava o lugar.

DCIM100GOPROGOPR4661.DCIM100GOPROGOPR4674.DCIM100GOPROGOPR4675.DCIM100GOPROGOPR4677.Casa Britanica 6

O Reino Unido, desde 2012, vem investindo bastante em campanhas de educação para atrair brasileiros interessados em fazer cursos diversos de curta e longa duração, graduação e mestrado através do programa Chevening de bolsas de estudos. Logo pela manhã, o primeiro evento contou com ex-bolsistas do programa que debateram liderança e legado olímpico no Chevening Alumni at Rio 2016: Leadership, Legacy and Development… Connecting the Dots. O evento reuniu lideranças dos setores público e privado, além de importantes colaboradores da Rio 2016, como Beth Lula, Diretora de Marketing dos Jogos, e outros ex-alunos de mestrado em Sports Management da Loughborough University. O objetivo do encontro foi debater e conectar os ideais de liderança, legado e desenvolvimento.

E olha só essa informação, eu não sabia e tenho certeza que muitos brasileiros desconhecem: A primeira bolsa de estudos do Governo Britânico no Brasil foi oferecida, em 1938, a um jovem poeta que já demonstrava grande potencial. Seu nome era Vinicius de Moraes, cujo centenário de nascimento o Brasil e o Reino Unido comemoraram em 2013. A exemplo de Vinicius, que escolheu estudar Letras na renomada Universidade de Oxford, outras centenas de brasileiros contribuíram para o sucesso do programa no Brasil.

O programa Chevening é direcionado a profissionais de qualquer área que queiram fazer mestrado em universidades da Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte ou País de Gales. Pessoas com perfil de liderança são os candidatos ideais da bolsa, que cobre o investimento com o curso escolhido e inclui uma ajuda de custo mensal para passagens, hospedagem e demais gastos ao longo do ano de estudos. (Mais informações ao final do post)

DCIM100GOPROGOPR4680.

Já o segundo evento do Education Day, contou com universidades britânicas marcando presença e apresentando
oportunidades de estudo e parcerias com o Reino Unido. Na ocasião, representantes do Ensino Superior no Reino Unido apresentaram às instituições brasileiras de ensino a possibilidade de parcerias entre universidades brasileiras e britânicas por meio de cursos de curta duração, programas de verão e de pós-graduação. Eu acompanhei o painel de discussão da indústria criativa (audiovisual), com a presença do premiado produtor e diretor indicado ao Oscar Sir Richard Eyre, que já esteve à frente do Teatro Nacional do Reino Unido, além de dirigir óperas e musicais como La Traviatta e também a série da BBC The Hollow Crown, bem como os filmes Iris e Notes on a Scandal.

Casa Britanica 9Casa Britanica 10

Pude entender melhor como funcionam os cursos na minha área, que foi super proveitoso e acendeu a chama que estava apagada dentro de mim, pois há muito sempre quis fazer um curso no exterior mas acabava adiando por vários motivos. Agora, essa vontade cresceu e voltou a brilhar como um dos meus mais importantes planos de vida!

Casa Britanica 8

Depois dos eventos, fui curtir a noite na Casa Britânica, que estava num clima sensacional, atletas medalhistas sendo entrevistados, boa comida e bebida e um som delicioso do DJ britânico Andy Purnell, que foi super simpático ao receber a gente na sua torre! Até ganhei uns minutos como DJ da British House Rio com direito a fonezinho no ouvido e tudo o mais. Dia inesquecível!

DCIM100GOPROGOPR4694.Casa Britanica 12 Casa Britanica 13Casa Britanica 14Casa Britanica 15Foto: Eduardo Madeira do site Embarque na Viagem

Casa Britanica 16Foto: Eduardo Madeira do site Embarque na Viagem

 

Campanha GREAT – entenda como funciona

Presente em mais de 60 países, a campanha GREAT Britain foi lançada no Brasil em 2012 com a presença do Príncipe Harry. O objetivo é divulgar o que o Reino Unido tem de melhor, para atrair oportunidades nas áreas de negócios, educação e turismo. Para isso, a GREAT está apoiada em diferentes pilares que destacam as áreas de expertise britânico, como: tecnologia, inovação, cultura, legado esportivo, música, sustentabilidade, criatividade e empreendedorismo. Acompanhe a GREAT Britain no Brasil pelo Facebook (/UKinBrazil) ou pelo Twitter (@ukinBrazil).

Programa Chevening

As inscrições para quem deseja fazer mestrado em uma universidade britânica no ano de 2017 começaram no dia 8 de agosto. Mais informações podem ser encontradas no site do programa: www.chevening.org/brazil

 

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom
Snapchat: thataacaradorio

Você pode gostar também