Casa e decoração Shopping Gávea
Passeios

Parque Bosque da Barra

Depois que vim morar na Barra, fico sempre procurando lugares legais por aqui para passear, fazer um piquenique, alguma atividade ao ar livre, que é minha paixão. E nesse tempo, descobri o Bosque da Barra, que fica no começo da Barra, de fácil acesso e perto de muitas coisas que os cariocas nem imaginam (do outro lado do Barra Shopping, por exemplo), o que dirá os turistas.

O Bosque da Barra da Tijuca, que possui 50 hectares, é um parque municipal com áreas de lazer e passeio, tendo também a função de reserva ecológica, onde estão preservadas a vegetação natural das áreas originais da Barra e os animais que originalmente habitavam o local. A grande variedade de fauna torna o lugar ideal para a observação de aves, borboletas, capivaras, saguis e do bicho preguiça, além dos jacarés-de-papo-amarelo que podem ser vistos nos lagos do bosque. A vegetação é típica de restinga e mangue, que predominava originalmente na área de baixada próxima ao mar, com muitas lagoas, alagados e rios.

Bosque da Barra_3

Caminhar e passear pelo bosque é uma delícia, uma paz que hoje a gente não encontra facilmente no Rio, não é mesmo? As alamedas arborizadas são ótimas para corridas e caminhadas, os moradores da região frequentam bem o local para essas atividades. Há grandes áreas gramadas que são perfeitas para fazer piqueniques e praticar atividades recreativas com a criançada. No dia em que estava lá, tinham muitas famílias e estava rolando dois ensaios de bebês, ficam bem bonitas as fotos.  Há espaço com brinquedos para as crianças e equipamentos de ginástica básicos.

DCIM100MEDIADJI_0034.JPG DCIM100MEDIADJI_0025.JPG DCIM100GOPROGOPR4338. DCIM100GOPROGOPR4339. DCIM100GOPROGOPR4379.

Não vi ambulantes e não há lanchonete ou cafeteria, apenas um vendedor autorizado a vender refrigerantes e alguns biscoitos e salgadinhos, então não espere muita estrutura. Se vai passar muito tempo lá, a dica é levar o que vai comer e beber mesmo. E para quem quer andar de bicicleta, o ideal é procurar não correr para não oferecer risco às pessoas e também não fazer barulho, porque o mais interessante é observar os animais cruzando as alamedas, e se fizer muito barulho pode atrapalhar quem estiver observando algum animal e até mesmo você não vai conseguir ver.

DCIM100GOPROGOPR4345. Bosque da Barra_4

Como precaução (não deveria ter que falar), mas é sempre bom, como trata-se de uma área de preservação ambiental, todo o lixo e detritos, como sacos de papel ou plástico, ou ainda restos de comida, devem ser colocados nas lixeiras, para não poluir o ambiente e nem alimentar os animais com comida imprópria.

DCIM100GOPROG0084364.

O parque possui guardas na entrada e também banheiros disponíveis aos visitantes, ao lado de uma casa onde fica o centro de visitantes. Entretanto, os banheiros estão instalados no anexo ao centro dos visitantes, com entrada independente e sempre abertos aos que visitam o parque.

É fácil chegar lá de ônibus (vários saem do Terminal Alvorada) ou de metrô (descer na estação Jardim Oceânico) + BRT (descer na estação Bosque da Barra). Mas se for em família, fazer piquenique, indico ir de carro. O parque possui estacionamento interno próximo ao portão de entrada.

Aproveitem! Um belo parque na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para fugir um pouco dos tradicionais que já conhecemos na Zona Sul.

DCIM100GOPROG0074349. DCIM100GOPROG0084369.

Endereço:
Avenida das Américas, 6000 – Barra da Tijuca

Beijos da Thata

Planeje sua viagem ao Rio:

Hospedagem: www.booking.com/riodejaneiro

Aluguel de carro: www.rentcars.com

Seguro viagem: www.segurospromo.com.br/acaradorio

Souvenirs do Rio de Janeiro com desconto especial: www.shop.rio2love.com/acaradorio 

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Booking.com

Você pode gostar também