Paraty

Passeios e dicas de Paraty

Paraty_destaque

Continuando as dicas de Paraty (o primeiro post, sobre onde ficar, é esse aqui), hoje vou falar sobre os passeios em Paraty que fizemos e dicas para não perder nadinha de lá. A cidade é tão encantadora, que eu adoraria passar um mês por lá conhecendo tudo com calma, mas em uma semana dá pra fazer bastante coisa. Se for passar só um final de semana (3 dias), você vai conseguir aproveitar os principais lugares, os mais famosos, também dá pra se divertir e relaxar. Mas eu indico muito voltar várias vezes, porque além de ter muitos lugares para conhecer e atividades ao ar livre, a gastronomia é incrível e cada dia você vai querer apreciar um restaurante diferente.  

Fizemos todos os passeios com a Paraty Tours, aliás, um super agradecimento a eles, aos funcionários e a dona da agência, que nos recebeu tão bem. A empresa é especializada em turismo ecológico e receptivo. Os profissionais que fazem os tours são ótimos! Entre no site e você vai ver a variedade de serviços, há opções de transfers saindo do Rio e SP, vários pacotes para todos os perfis de viajantes (romântico, aventureiro, relax, cultural…), passeios culturais, ecológicos, por terra e por mar e ainda organizam eventos e congressos para pequenos e grandes grupos.

Paraty Tours 1 Paraty Tours 2

Assim que chegamos, fomos fazer um City Tour pelo Centro Histórico de Paraty, que guarda verdadeiras preciosidades, a história é riquíssima em cultura e cada casa, loja, pedra colocada na rua, tem um significado. É uma visita a pé onde o guia nos conta várias curiosidades e explica tudo sobre a cidade, visitando igrejas, sobrados e os principais monumentos do século XVIII. É impressionante, automaticamente nos transportamos para aquela época, parece uma novela… vale muito a pena para se ter uma ideia geral da cidade e do centro histórico, que é um dos mais importantes pontos turísticos do Brasil!

Paraty city tour 1

Igreja de Santa Rita

Igreja de Santa Rita

Paraty 2

Ruas do Centro Histórico de Paraty

Paraty era considerado o porto mais importante para escoamento do ouro e pedras preciosas que saiam de Minas Gerais e eram levados para Portugal. A parte histórica continua muito viva até hoje nas ruas de pedra, igrejas e nos casarões antigos que formam esse Centro Histórico lindo que vemos nas fotos. Não tem como caminhar por ali e não se encantar com o charme da arquitetura colonial, misturada com os bares, restaurantes e as lojas modernas.

Paraty 4

Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios

Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios

DCIM100GOPROG0135898.

Uma porta pra chamar de minha

Uma porta pra chamar de minha

Entre lojas de roupas, decoração, souvenirs, artesanato e afins, estão as famosas e tradicionais cachaças da região, fabricadas nos alambiques da cidade. Mesmo que não seja fã da bebida, vale experimentar um pouquinho dos diversos tipos que são vendidos por ali, faz parte do passeio e da cultura local e é uma ótima ideia para presentear alguém.

Paraty 6_cachaçasParaty 8_cachaças

Seguindo para o outro dia, fomos para Trindade, um dos lugares mais lindos e obrigatórios para se conhecer na região, fica há aproximadamente 30km do centro de Paraty. Tem 4 praias paradisíacas por lá, é uma vila de pescadores bem rústica, estive há 14 anos e não mudou muita coisa. Os moradores da região ainda lutam muito para preservar o clima de vila. Um passeio imperdível ali é fazer o trekking pela Mata Atlântica até a Piscina Natural do Caixadaço, onde você pode mergulhar. As ruinhas são tranquilas, restaurantes simples, você literalmente se desliga do mundo, é bom demais. Esse passeio dura 6 horas.

Trindade - Paraty

Trindade – Paraty

Paraty 10_Trindade

Piscina Natural do Caixadaço

Piscina Natural do Caixadaço (Foto: Pinterest)

Vila de Trindade

Vila de Trindade

Vila de Trindade

Vila de Trindade

Não deixe de conhecer a Praia do Sono também, pra chegar até lá deve-se fazer uma trilha de duas horas ou ir de barco, a paisagem é linda e, pra quem gosta de fazer trilhas, pode andar mais um pouco até chegar na praia dos Antigos e mais adiante Antiguinhos. Não conseguimos fazer esse passeio porque o tempo não ajudou no dia, mas vale colocar no seu roteiro!

Praia do Sono (Foto: Guasca Tour)

Praia do Sono (Foto: Guasca Tour)

Praia dos Antigos (Foto: www.guiadasemana.com.br)

Praia dos Antigos (Foto: www.guiadasemana.com.br)

No outro dia, fizemos um passeio sensacional pelo mar até o Saco do Mamanguá com a Netuno Expedition, parceira da Paraty Tours, que dura 4 horas. É uma lancha rápida, como essa da foto, e faz 3 paradas para banho e snorkel. Fantástico os lugares que passamos, visitamos a praia onde foi filmado o filme Amanhecer Parte 2 (não me juguem, eu A-D-O-R-O!).

Roteiro:

Praia do Engenho (Mamanguá) 40 min; banho e snorkel
Praia do Costa (Mamanguá) 40 min; banho e snorkel
Ilhote do Mamanguá a 40 min;
Vista panorâmica do Saco do Mamanguá, rodeado da exuberante Mata Atlântica.

Paraty_Netuno Expedition

Lancha rápida (Foto: site Paraty Tours)

Foto: site Paraty Tours

Foto: site Paraty Tours

Conhecido como Fiorde Tropical – e pelo que disseram os guias, o único fiorde do Brasil – o Saco do Mamanguá é na verdade um canal formado pelo mar entre montanhas do continente. Tem 8 km de extensão e 2 km de largura, reúne 33 praias de areia branquinha, mata preservada e algumas comunidades caiçaras. Paramos para almoçar no Ilhote de Mamanguá, lá subimos no alto da montanha para ter uma vista panorâmica da região.

Praia e casa onde foi filmado Amanhecer - Parte 2

Praia e casa onde foi filmado Amanhecer – Parte 2

Ilhote de Mamanguá

Ilhote de Mamanguá

No nosso grupo tinha um produtor com aquela máquina poderosa que fez um clique meu em frente à casa onde o filme Amanhecer Parte 2 foi gravado, super obrigada ao Pedro Amaral, da Mommy Love Records pelas lindas fotos!

Foto: Pedro Amaral (Mommy Love Records)

Foto: Pedro Amaral (Mommy Love Records)

E para finalizar esse post,  mais três dicas que vocês não podem deixar de seguir, na minha opinião: caminhar pelo canal de Paraty, apreciando o silêncio e aquela paisagem bucólica, cheia de barcos em volta; comer os quitutes maravilhosos dos carrinhos que ficam espalhados pelas esquinas do Centro Histórico de Paraty e comprar alguma coisa na Chapelaria Pitanga, lá tem camisetas fofas, chapéus lindos e galochas super diferentes a preços incríveis, vale muito a pena!

O endereço da chapelaria é Rua da Lapa, s/n e Rua da Matriz – s/n (Centro Histórico)

DCIM100GOPROG0145947.  Paraty 19

 

Ah… pra quem ama decoração, é prato cheio comprar mantas, redes e objetos rústicos de decoração a preços muito menores do que no Rio e São Paulo! Tem várias lojinhas espalhadas pelo centro, uma mais linda que a outra, claro que passei horas em cada uma né…

Paraty 20

Espero que tenham gostado das dicas e aguardem o próximo post, onde vou falar apenas da gastronomia de Paraty, senão o post ia ficar enorme!

Paraty Tours – Central de Reservas
Av. Roberto Silveira, 479, Centro, Paraty-RJ
Tel/Fax: (24) 3371-1327 | 3371-2651 | 3371-6112 | 99974-2734
Email: contato@paratytours.com.br

 

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

 

Você pode gostar também