Dicas culturais O que fazer no Rio

Real Gabinete Português de Leitura

Real Gabinete Portugues Rio_destaque

Quem visita o centro histórico do Rio, não pode deixar de conhecer esse prédio lindo de 1887, que abriga o Real Gabinete Português de Leitura. Dentro é tão deslumbrante, que ele faz parte da lista das vinte bibliotecas mais bonitas do mundo! A seleção é da revista americana Time.

Mas não é só pela beleza que a biblioteca se destaca, o gabinete guarda o maior volume de obras lusitanas fora de Portugal, com mais de 350 mil obras. Entre elas, um exemplar da primeira edição de Os Lusíadas, de Luis de Camões, impresso em 1572. É ou não é para os amantes de História e curiosos de plantão colocarem esse lugar no roteiro?

Real Gabinete Portugues 5Real Gabinete Portugues 4Real Gabinete Portugues 6

Ao adentrar, procure fazer silêncio, se quiser consultar algum livro, um funcionário buscará pra você, bem ao estilo daqueles filmes antigos, com aquelas escadas enormes, lindas. É uma imersão ao passado… me senti no filme do Harry Potter, pra falar a verdade. No meio do salão de leitura, olhe para o teto e tire foto daquela claraboia maravilhosa, com esse lustre de cair o queixo.

Real Gabinete Portugues 2Real Gabinete Portugues 7

Atenção para um detalhe: não tem ar-condicionado no local, então em época de verão e altas temperaturas, não indico ir, ou passe rapidamente para tirar algumas fotos. Mas o bacana é ver os detalhes com um pouquinho mais de tempo.

Real Gabinete Portugues 1Real Gabinete Portugues 8 Real Gabinete Portugues 9

A história do Real Gabinete 

É a associação mais antiga criada pelos portugueses do Brasil após a independência de 1822.
A sua sede, construída em estilo neomanuelino e que foi inaugurada pela Princesa Isabel em 1887, guarda cerca de 350.000 volumes (milhares de obras raras). Esse acervo maravilhoso está disponível a qualquer um, pois o Real Gabinete é uma biblioteca pública.
O Real Gabinete funciona como centro de estudos e um polo de pesquisas literárias, dirigido e freqüentado por professores universitários.
Entre as obras raras do Real Gabinete figura um exemplar da edição princeps de “Os Lusíadas”, de 1572. Também possui em seu espólio o manuscrito do Amor de Perdição, obra do escritor português Camilo Castelo Branco.

(Fonte: www.realgabinete.com.br)

Real Gabinete Portugues 10Real Gabinete Portugues 3

Informações:
Site: http://www.realgabinete.com.br
Endereço: Praça Luís de Camões, 30 – Centro (atrás do Teatro João Caetano)
A estação de metrô mais próxima é a Uruguaiana
Horário: Seg à Sex, das 9h às 18h
Entrada gratuita

 

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Você pode gostar também