Passeios

Um roteiro cheio de glamour pelo Rio de Janeiro

foto roteior destacada

Voltei queridos! Como foram de Natal? Espero que muito bem, agora rumo ao Réveillon e às férias de verão!

A diretora de estilo da Westwing preparou um roteiro super charmoso e cheio de glamour pelo Rio de Janeiro, que compartilho com vocês hoje aqui no blog. São lugares fantásticos para se hospedar, passear e apreciar essa linda cidade que amamos tanto!

Pra quem não conhece a Westwing, dá uma espiadinha no site deles aqui. A louca da Thata que vos escreve, como uma boa apreciadora de home decor, já é cliente e se encanta com os posts e dicas de decorações que eles postam, além dos produtos lindos que disponibilizam no site, claro. Tem bastante coisa que é a cara do Rio, móveis rústicos, objetos de decoração alegres, chiques, almofadas lindas, utensílios para todo o tipo de gosto. Pura perdição para os amantes de decoração e arquitetura.

Mas… falando de roteiro pelo Rio de Janeiro, aí vão as dicas preciosas da Alexandra Tobler, diretora de estilo do site. São lugares que eu me identifico muito e tenho certeza que vocês vão gostar.

Hotéis para viver experiências únicas

Existe uma infinidade de tipos de hotéis no Rio de Janeiro: de hostels em morros a quartos em frente ao mar. Para quem busca a excelência no atendimento e uma estadia de qualidade, o Hotel Fasano é a escolha certa. Localizado na bela Ipanema, seu projeto é assinado pelo francês Philippe Starck e as reservas são disputadas por turistas do mundo inteiro. Móveis de design brasileiro que nos transportam ao estilo dos anos 50 relembram a bossa nova e os anos dourados do bairro.

AleRJ

Outra opção irresistível fica no coração histórico da cidade. É o Hotel Santa Teresa – Relais & Chateaux, que em 2010 teve sua suíte Loft premiada como “A Melhor Suite Design de Hotel no Mundo” pela Wallpaper Magazine. O estabelecimento foi erguido em uma antiga fazenda colonial e tem vista panorâmica para contemplar a cidade, o porto e a Baía de Guanabara.

A paz, o bom gosto, o clima que convida ao relaxamento e a variedade de espaços do hotel garantem uma estadia especial. Na decoração há peças assinadas por grandes nomes como Sérgio Rodrigues e Studio Vitty, resultando em ambientes confortáveis, aconchegantes e atuais.

AleRJ2

Passeios imperdíveis: para fugir do roteiro tradicional

É claro que quando pensamos o que fazer no Rio de Janeiro logo lembramos de pontos turísticos clássicos como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar ou o Estádio do Maracanã. Vale a pena conhecer tudo isso, mas é possível fazer outros surpreendentes passeios e fugir do óbvio, conhecendo um lado novo da cidade.

Jardim botânico & Parque Lage

Você foge completamente da vida urbana carioca ao entrar no Jardim Botânico, fundado em 1808 pelo príncipe D. João VI e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

rio4

Hoje, é um dos centros de pesquisa sobre botânica e biodiversidade mais importantes do mundo porque conta com cerca de 9 mil exemplares botânicos de aproximadamente 1500 espécies. Palmeiras fascinantes, orquídeas ornamentais e cerejeiras delicadíssimas são algumas das atrações. Uma variedade grande de aves, répteis e peixes também habitam o meio natural.

E é caminhando na mesma rua que chegamos ao Parque Lage, perfeito para uma tarde de piquenique e um passeio pelos jardins frontais e laterais. No centro de sua área verde há um lindo palacete erguido no século XX. Os eventos artísticos e cursos de verão também são realizados no local.

ParqueLage

Museu de Arte do Rio

O Museu de Arte do Rio (MAR) foi inaugurado no aniversário da capital carioca: 1º de março de 2013. Instalado na Praça Mauá, ocupa dois prédios vizinhos: um mais antigo, tombado e com estilo eclético; outro mais novo e modernista. Com cerca de 15 mil metros quadrados, nasceu com a Escola do Olhar logo ao seu lado e conta com oito salas de exposições, área educativa, auditório, restaurante, café e loja, além de estar implementando uma biblioteca.

Museu de Arte do Rio

O espaço recebe exposições temporárias que servem como uma leitura transversal da história da cidade: desde as características sociais até os símbolos, desafios e expectativas. Há ainda um acervo próprio em construção. Atualmente, os núcleos do MAR são divididos em “Rio de Janeiro”, “Cultura afro-brasileira”, “Memória da Escravidão”, “Abstração geométrica”, “Artes decorativas” e “Livro-de-artista”.

Seu diretor Paulo Herkenhoff afirma que doar para o Museu é doar para a educação. “O MAR já é um museu com intensa participação da sociedade civil em suas políticas curatoriais e educacionais, na formação do acervo. Cada doador estabelece um contorno especial ao Museu e celebramos isso”, explica Herkenhoff.

Museu de Arte do Rio 2

Em nossa visita, tivemos a chance de conferir a exposição Paisagens Não Vistas, do artista Marcos Chaves. Paisagismo contemporâneo, cenas urbanas e a perda da utopia em relação à cenário se manifestam nas obras.

Críticas, irônicas e impactantes, as fotografias se manifestam como uma observação moral moderna ao contexto em que estamos inseridos, evocando aspectos culturais e políticos que as paisagens e espaço urbano escondem em suas formas imediatas de aparição.

Parque das Ruínas

No alto do bairro Santa Teresa você encontrará o Parque das Ruínas e ficará encantado ao ir até o mirante e avistar as maravilhas cariocas lá de cima. Ali há também uma casa neocolonial que pertenceu à alta sociedade do século XX. O espaço impressiona pela arquitetura e transmite os ares históricos da Belle Époque.

Parque das Ruinas

Para Alexandra: “É uma obra conservada e restaurada que segue impactando ao carregar a força e as marcas do tempo… Só o casarão já valeria a visita ao parque”.

Arquivo Contemporâneo

E é claro que não poderíamos deixar de indicar uma loja aos fãs do design. São muitas opções de lojas e antiquários, mas nós escolhemos para você o Arquivo Contemporâneo. Com showrooms na Zona Sul e na Barra da Tijuca, tem como proposta reunir o melhor do design brasileiro como a coleção de Sérgio Rodrigues e peças icônicas de Niemeyer, além de trabalhar com destaques do cenário contemporâneo nacional como Carlos Motta, Etel Carmona, Jader Almeida, Marcus Ferreira e Aritsteu Pires.

arquivocont

Para refrescar

Às margens da Baía de Guanabara, o ritual é assim: você faz os pedidos no bar e ocupa um lugar ao sol na mureta da Urca, do outro lado da rua. Ali terá uma vista deslumbrante da ponte Rio-Niterói e dos barquinhos.

Urca

Natureza estonteante

Para encerrar um dia perfeito, contemple o pôr-do-sol na Pedra do Arpoador. Ali moradores e turistas se encontram para observar a luz solar se despedindo e indo de encontro ao mar. Os sorrisos são inevitáveis com tamanha beleza. A emoção toma conta. Se ouvir aplausos pode acompanhar: são os visitantes homenageando a beleza infinita da natureza.

Pedra do Arpoador

Fotos Hotel Fasano © Divulgação
Fotos Santa Teresa © Divulgação
Fotos Museu de Arte do Rio © Thales Leite
Fotos Arquivo Contemporâneo © Lucas Alves
Fotos Rio de Janeiro, Jardim Botânico, Parque Lage, Parque das Ruínas, Bar da Urca, Pedra do Arpoador e Retratos Alexandra Tobler ©João Paulo Racy

Fonte: www.westwing.com.br/westwing-style-trip/

E aí, gostaram desse roteirinho? Me contem nos comentários!

 

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom
Snapchat: thataacaradorio

 

Informações úteis:

Aluguel de carro no Rio: www.rentalcars.com

 

Você pode gostar também