Destaque Dicas culturais

Visita ao Museu do Amanhã

Museu do Amanha_destaque

Finalmente conheci por dentro o Museu do Amanhã, um lugar lindo demais no Rio e que virou ponto turístico dos mais fotografados, é um passeio imperdível! A Analu, colaboradora do blog, já falou sobre ele nesse post aqui na visita em que ela fez a dobradinha Museu do Amanhã + Aquario com crianças.

Museu do Amanha 7

Foi simplesmente incrível a visita guiada que tive a oportunidade de fazer com o David, pena que faltou uma fotinho com ele, o papo foi tão bom que acabei esquecendo. É uma experiência que recomendo a todos, a riqueza cultural é enorme e você sai de lá refletindo muito mais sobre o futuro do planeta, sobre o seu futuro e vai mudar muito sua visão do “tudo” que você achava que sabia, porque na verdade a gente não sabe é de quase nada que acontece nos bastidores do comércio, indústria e afins… ter um guia com a visão e experiência do David fez toda diferença.

Museu do Amanha 1

Logo que chegar na recepção, pegue o cartão que eles chamam de IRIS, com ele você vai gravar todos os pontos visitados. Sempre que tiver numa área, procure nos cantinhos o lugar para encostar o cartão, ele gravará seus passos. É muito bacana porque o museu é enorme e você pode ir acompanhando cada ponto visitado (na Exposição Principal), depois você recebe o resumo no e-mail cadastrado.

Museu do Amanha 2Museu do Amanha 10Museu do Amanha 11

No meu percurso da Exposição Principal eu interagi com a IRIS nas áreas do Amanhãs, Atrio, Terra e Contexto, percorri todo o museu dando uma boa pincelada em cada área. Claro que, se quiser realmente ver tudo com calma, você vai levar uns 3 a 4 dias (pra ler e ver tudo mesmo!).

Tanto na exibição principal quanto nas temporárias há experiências para você ver, sentir, interagir, fruir. O objetivo maior, no entanto, é provocar – fazer perguntas mais do que respondê-las. E, atravessando todo este diálogo, está presente um convite essencial do Museu aos visitantes: vamos juntos construir “os Amanhãs” que queremos.

Museu do Amanha 3Museu do Amanha 9

O percurso da Exposição Principal simboliza este convite. No segundo andar do Museu, você percorre uma narrativa multimídia estruturada em cinco grandes momentos – Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós –, cada um encarnando grandes perguntas que a humanidade sempre se fez – De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?

O conteúdo da Exposição Principal é muito rico e surpreendente, foi elaborado por um time de mais de 30 consultores brasileiros e estrangeiros de diversas áreas. O Museu também tem parcerias com algumas das principais instituições da ciência do Brasil e do mundo, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Massachusetts Institute of Techonology (MIT).

Museu do Amanha 4 Museu do Amanha 5 Museu do Amanha 6

Do lado de fora de cada setor, sempre tem paineis para explorar o conteúdo, com imagens, explicações, joguinhos. Não deixem de olhar e participar dos jogos, são muitos legais! No meu teste para saber que tipo de ser humano eu sou, deu isso aí abaixo… rs.

Museu do Amanha 13Museu do Amanha 14

Aproveitem essa arquitetura deslumbrante para tirar muitas fotos externas, é um dos lugares mais fotogênicos no Rio agora, na minha opinião!

Museu do Amanha 8Museu do Amanha 12

Ingressos e horário de funcionamento

A entrada inteira custa R$20 / meia R$10 e você deve comprar os ingressos pelo site, é mais organizado. Você escolhe a data e o horário da visitação, assim evita filas desnecessárias e pode se programar melhor.

O Museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com última entrada às 17h.
Entrada gratuita às terças-feiras (o voucher deve ser retirado somente na bilheteria do Museu).
O Museu fica fechado ao público às segundas-feiras para manutenção.

Acesse o site para mais informações:
http://www.museudoamanha.org.br/pt-br

 

Como chegar ao Museu do Amanhã

Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro. Rio de Janeiro, RJ.
Evite ir de carro, pois não há estacionamento. Você pode ir de bike (há bicicletários na Praça Mauá que somam 120 vagas para ciclistas), barca (pra quem vem de Niterói), ônibus, trem, metrô e VLT.
Há um ponto do VLT super perto, basta pegar uma composição da linha 1 (azul) – sentido aeroporto Santos Dumont ou sentido rodoviária | Praia Formosa – e descer na “Parada dos Museus”. A estação fica aproximadamente 200 metros de distância. Visualize o mapa das paradas no site www.vltrio.rio

 

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Você pode gostar também