O Primeiro Shopping de Containers da Zona Sul Carioca
Dicas culturais

ArtRio 2018 acontece esse mês e foca na valorização da arte brasileira

A ArtRio chega a sua oitava edição e reforça, entre suas principais metas, a valorização da arte brasileira. A feira acontece entre os dias 26 e 30 de setembro, na Marina da Glória, e contará com dois setores gerais, PANORAMA e VISTA, além dos programas curados SOLO, MIRA e BRASIL CONTEMPORÂNEO.

A nova edição da feira terá a participação de cerca de 80 galerias, aprovadas pelo comitê de seleção da ArtRio e indicadas pelos curadores dos programas. O evento irá focar na qualidade, inovação e apresentação de novos nomes para possibilitar ao público uma experiência enriquecedora e diferenciada de visitação, possibilitando, também, uma ampliação do colecionismo.

“Temos muito orgulho do espaço conquistado pela ArtRio frente ao cenário mundial da arte. Entre nossas prioridades está reforçar a arte brasileira neste mercado, tanto com o reconhecimento aos grandes nomes de nossa história como também com a apresentação de nova geração de artistas. Temos hoje no Brasil um mercado amadurecido, em total sintonia com as melhores práticas e regras éticas da cadeia global. Nossos artistas são destaques de grandes mostras em países europeus e nos Estados Unidos, e estão presentes em algumas das mais importantes coleções privadas e acervos de museus e instituições. Assim como em outros anos, vamos receber na ArtRio grupos de colecionadores e curadores brasileiros e internacionais”, reforça Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

O comitê de seleção de 2018 é formado pelos galeristas Alexandre Gabriel (Fortes D’Aloia & Gabriel/ SP e RJ); Anita Schwartz (Anita Schwartz Galeria de Arte / RJ); Elsa Ravazzolo (A Gentil Carioca / RJ); Eduardo Brandão (Galeria Vermelho / SP) e Max Perlingeiro (Pinakotheke / RJ, SP e FOR).

Carbono Galeria – Complicado – por Antoni Muntadas – Impressão digital sobre papel Hahnemüehle Ultra Smooth 305g – Edição de 30 3PA

O programa PANORAMA vai reunir as galerias com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea e o VISTA apresentará galerias jovens, com até 10 anos de existência, contando com projetos expositivos desenvolvidos exclusivamente para a feira.

O MIRA tem sua segunda edição em 2018, cresce, e além do vídeo incorpora também a música. As obras serão projetadas em um grande telão ao ar livre. O curador David Gryn faz sua estreia na ArtRio. Gryn é curador do programa de vídeo da Art Basel Miami Beach. A música ao vivo terá a assinatura do DJ inglês Max Reinhardt, músico, locutor e apresentador do Late Junction na BBC Radio 3.

BRASIL CONTEMPORÂNEO, que tem sua primeira edição esse ano, terá curadoria de Bernardo Mosqueira e será dedicado a galerias que apresentarão trabalhos solo de artistas residentes fora do eixo Rio de Janeiro – São Paulo. A criação deste novo programa possibilitará uma visão mais ampla da produção artística nacional. Entre as prioridades da ArtRio está a valorização da arte brasileira e a divulgação dos artistas nacionais entre os colecionadores e curadores.

IDA, programa dedicado ao design, ganha novo formato em 2018 com a curadoria de Renato Tomasi. Com a participação de designers, galerias e estúdios, o programa estará mais integrado à feira e pretende mostrar a diversidade da produção brasileira tanto pela ótica da criação e produção como também pela variedade de matérias primas encontradas no país.

Galeria Athena Contemporânea – Pequena Coleção de Problemas Maiores – por Frederico Filippi – Massa asfáltica e óleo sobre tela

Durante o evento, serão conhecidos os vencedores da 6ª edição do Prêmio FOCO Bradesco ArtRio. Voltado para artistas brasileiros jovens, o Prêmio estimula o desenvolvimento artístico de seus vencedores, premiando com residências em importantes espaços brasileiros e internacionais, além da participação na própria feira.

Durante a ArtRio, serão realizadas ainda palestras sobre colecionismo e o mercado da arte no auditório construído especialmente para a feira. As palestras serão realizadas em parceria com a Villa Aymoré e serão complementadas por conversas realizadas na própria Villa. Também será possível a agenda de visitas guiadas com curadores e especialistas em arte.

A mostra INTERVENÇÕES Bradesco ArtRio, que acontece entre 25 a 30 de setembro, será no Morro da Urca, local ícone da cidade do Rio de Janeiro. Serão apresentadas 10 obras de larga escala de artistas brasileiros e estrangeiros. A curadoria é de Ulisses Carrilho.

Nos dias 24 e 25 de setembro, segunda e terça-feira antes do evento, acontecerá o CIGA – Circuito Integrado de Galerias de Arte, quando as principais galerias da cidade terão programação especial como vernissages, encontros com artistas e debates.

“Durante o mês da ArtRio teremos uma extensa programação de arte em toda a cidade, incluindo agenda especial nas galerias, museus e instituições. Além disso, teremos no mesmo período a Bienal de Artes de São Paulo, que possibilita uma agenda completa de arte para os visitantes internacionais”, completa Brenda Valansi.

Mais do que uma feira de reconhecimento internacional, a ArtRio é uma grande plataforma de arte, com atividades e projetos que acontecem ao longo de todo o ano para a difusão do conceito de arte no país, solidificar o mercado e estimular o crescimento de um novo público.

“Entendemos a ArtRio como uma importante plataforma de visibilidade para a arte brasileira e, também, de acessibilidade, estimulando o reconhecimento de novos artistas e o crescimento de um novo público. A atuação do projeto está presente em todos os momentos da cadeia, garantindo seu fomento e visibilidade. As empresas que patrocinam e apoiam a ArtRio estão neste momento estimulando a valorização da produção artística do país e todos seus profissionais e incentivando a indústria criativa”, posiciona Luiz Calainho, sócio da ArtRio.

A ArtRio faz parte do calendário oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro.

Janaina Torres Galeria – Tarde Rosa e Branca – por Sandra Mazzini – Óleo sobre tela

Programas

PANORAMA
Participam galerias com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea.

VISTA
Programa dedicado às galerias jovens, com até 10 anos de existência, contando com projetos expositivos desenvolvidos exclusivamente para a feira.

Galerias participantes da ArtRio 2018

PANORAMA

A Gentil Carioca – Rio de Janeiro
Almeida & Dale Galeria de Arte – São Paulo
Anita Schwartz Galeria de Arte – Rio de Janeiro
Athena Contemporânea – Rio de Janeiro
Athena Galeria de Arte – Rio de Janeiro
Bergamin & Gomide – São Paulo
Carbono Galeria – São Paulo
Casa Triângulo – São Paulo
Cassia Bomeny Galeria – Rio de Janeiro
Celma Albuquerque – Belo Horizonte
Emmathomas Galeria – São Paulo
Fólio – São Paulo
Fortes D´Aloia & Gabriel – São Paulo / Rio de Janeiro
Galeria de Arte Ipanema – Rio de Janeiro
Galeria Estação – São Paulo
Galeria Inox – Rio de Janeiro
Galeria Karla Osorio – Brasília
Galeria Marilia Razuk – São Paulo
Galeria Millan – São Paulo
Galeria Murilo Castro – Belo Horizonte
Galeria Nara Roesler – São Paulo / Rio de Janeiro / Nova York
Galeria Ralph Camargo – São Paulo
Galeria Superfície – São Paulo
Gustavo Rebello Arte – Rio de Janeiro
Hilda Araujo Escritório de Arte – São Paulo
Luciana Caravello Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
Lurixs– Rio de Janeiro
Marcia Barrozo do Amaral Galeria de Arte – Rio de Janeiro
Matias Brotas Arte Contemporânea – Vitória
Mercedes Viegas Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
Movimento Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
Mul.ti.plo Espaço Arte – Rio de Janeiro
Paulo Kuczynski Escritório de Arte – São Paulo
Pinakotheke – Rio de Janeiro / São Paulo / Fortaleza
Portas Vilaseca Galeria – Rio de Janeiro
Roberto Alban Galeria – Salvador
Ronie Mesquita Galeria – Rio de Janeiro
Silvia Cintra + Box 4 – Rio de Janeiro
SIM Galeria – Curitiba
Simões de Assis Galeria de Arte – Curitiba
Vermelho – São Paulo
Zipper Galeria – São Paulo

VISTA

Boiler Galeria – Curitiba
Cavalo – Rio de Janeiro
Central Galeria – São Paulo – ESTREIA
C. Galeria – Rio de Janeiro
Espace L & Coleção Finkelstein – Genebra (Suíça)
Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
Janaína Torres Galeria – São Paulo – ESTREIA
Martha Pagy Escritório de Arte – Rio de Janeiro
Sé Galeria – São Paulo – ESTREIA
A editora alemã Taschen terá um estande com seus principais títulos de Arte.

Galeria Matias Brotas – Sem Título – por Mai-Britt Wolthers – Mista sobre papel

BRASIL CONTEMPORÂNEO 2018

O Brasil Contemporâneo terá 10 galerias participantes em 2018.

Amparo 60 Galeria de Arte – Recife
Artista Bárbara Wagner. Nasceu em Brasília. Vive e trabalha no Recife

Galeria de Arte Mamute – Porto Alegre
Ío – duo de artistas formado por Laura Cattani (nasceu em Les Lilas-França) e Munir Klamt (nasceu em Porto Alegre). Vivem e trabalham em Porto Alegre.

Aura Arte Contemporânea – São Paulo
Artista Lilian Maus – nasceu na Bahia. Vive e trabalha em Porto Alegre

Galeria Mapa – São Paulo
Artista Valdeir Maciel – nasceu em Bacabal, no Maranhão. Faleceu em 2005.

OÁ Galeria – Arte Contemporânea – Vitória
Artista Rafael Pagatini. Nasceu em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. Vive e trabalha em Vitória.

RV Cultura e Arte – Salvador
Artista Pedro Marighella. Nasceu em Salvador, onde vive e trabalha.

SOMA Galeria – Curitiba
Artista Gabriele Gomes. Nasceu em Curitiba. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea – Salvador

Sem Título Arte – Fortaleza

PLATAFORMA ARTRIO

A ArtRio tem suas bases em três grandes pilares: Conexões, Conteúdo Artístico e a Feira Internacional.

Conexões

Prêmio FOCO Bradesco/ArtRio
O Prêmio FOCO Bradesco ArtRio, que chega a sua sexta edição, tem como objetivo fomentar e difundir a produção de artistas visuais emergentes, com até 15 anos de carreira. São selecionados três artistas brasileiros, que têm a oportunidade de participar de residência e exposição em três importantes instituições do cenário atual e expor na feira internacional.

A seleção dos vencedores é feita por um Comitê Curatorial independente com direção de Bernardo Mosqueira.

CIGA – Circuito Integrado de Galerias de Arte
A 5ª edição do CIGA acontecerá esse ano na mesma semana da ArtRio, nos dias 24 e 25 de setembro. Durante o CIGA, as galerias de arte possuem programação especial como abertura de exposições, visitas guiadas, finissages e performances, entre outras atividades.

O CIGA tem entre seus objetivos estimular a visitação às galerias de arte, além dos museus e centros culturais.

ArtRio Social
Agenda de atividades que levam cultura, informação e arte para organizações não-governamentais e escolas da rede municipal de ensino. Entre as ações estão visitas guiadas a exposições em centro culturais e museus, organização de palestras e doação de materiais para serem reutilizados por artesãos da ONGs.

INTERVENÇÕES URBANAS Bradesco ArtRio
Exposição realizada na semana da ArtRio que leva obras de larga escala para espaços abertos.

Conteúdo
Informação e entretenimento, com foco na divulgação de conteúdo artístico:

Portal ArtRio www.artrio.art.br
Com atualização permanente durante o ano, é uma grande central de notícias sobre o universo das artes, com informações sobre o que acontece no Rio de Janeiro e no mundo. Dessa forma, a marca ArtRio traz a arte para uma pauta mais abrangente, estimula a divulgação artística e dos conceitos da arte, enquanto fornece as bases para a formação de um novo público.

O portal traz a agenda dos eventos, exposições e mostras realizadas na cidade e tem parceria com os museus e galerias para constante divulgação de suas atividades.

Pílulas de Arte
Série de programas, com até três minutos de duração cada, realizados em parceria com o Canal CURTA! com depoimentos de artistas brasileiros contemporâneos sobre seus processos criativos e obras, além de entrevistas com curadores, críticos e galeristas.

Web Rádio
Disponível 24 horas por dia com música de qualidade, entrevistas e notícias sobre o cenário de artes visuais. Em sua programação está o primeiro programa nacional totalmente dedicado à Arte Sonora. A rádio conta também com mixtapes assinadas por convidados.

INFORMAÇÕES ARTRIO 2018

Data: 27 a 30 de setembro (quinta-feira a domingo)
Preview – 26 de setembro (quarta-feira)
Ingressos: R$ 40 / R$ 20
Passaporte para 4 dias (quinta a domingo) – R$ 100
Horários: Quarta a sábado – 13h às 21h
Domingo – 13h às 20h
Venda de ingressos: www.tudus.com.br (venda antecipada a partir de 14/08)
Nos dias de evento – bilheteria no local
Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória
Estacionamento no local, sujeito a lotação
Metrô: Estação Glória
Site: www.artrio.art.br

 

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

CURTIU?
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER AQUI!

Para receber novidades e promoções em primeira mão.

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário