Casa e decoração Shopping Gávea
Dicas culturais

Exposição gratuita “Cidadão Carioca”: o graffiti e seu papel social

Olá, pessoal

Como foram de final de semana? Espero que muito bem, assim como eu (quem me segue no instagram pode ver algumas pics lindas que postei www.instagram.com/thailisemonteiro), logo mais vão virar posts 🙂

Hoje escrevo pra falar de uma exposição super bacana que está acontecendo aqui no Rio, lá na Lapa, pertinho da Lavradio. É a Exposição Cidadão Carioca. Achei bem interessante como o artista plástico Draga (Rafael Fernandes Moraes) retrata o cidadão carioca, chamando a atenção de todo cidadão de bem que mora numa cidade grande, onde tudo pode acontecer. Pra saber um pouco mais sobre ele e a exposição, segue as informações completas:

Evento: Exposição Cidadão Carioca
Data: 6 a 16 de setembro
Horário: a partir das 19 horas
Rua do Rezende, 14 – Lapa (quase esquina com Lavradio)

Obra Draga - grafite

Os cactos são a releitura do cidadão carioca: vivendo em um ambiente surreal sempre com os braços para o alto com medo da polícia, milícias e do bandido. As pinturas foram feitas no estilo cartoon representando de forma infantil o aspecto de nosso cotidiano. Esta conotação cacto-humanóide iniciou em 2012 como um insight de autorretrato do artista, que possui piercings e estuda a área de body art. Desde então, o tema relativo às cactáceas (do latim científico Cactaceae) sempre está presente nas várias fases de produção.

Exposicao Cidadao Carioca

Este ano a exposição já esteve no Rio Grande do Sul – ano em que a galeria gaúcha de arte Liana Brandão completa 21 anos, nada melhor do que este sangue novo que representa o artista contemporâneo brasileiro com toda a sua complexidade e que quer inserir a arte na vida do “cidadão comum”: conscientizando e fazendo das representações em tela, esculturas, muros, colagens, intervenções artísticas e políticas algo significativo e presente como nas passeatas de 2013 que o artista participou.

Portfolio e outros trabalhos
https://www.facebook.com/draga

Artista Draga

Draga (Rafael Fernandes Moraes) é artista plástico, bacharel em moda, grafiteiro e tem como maior prazer temperar com cores a cidade. Nasceu em Niterói, filho de um desenhista e uma engenheira: formou-se em eletrotécnica e depois em Design de Moda (2009). O título do seu trabalho de conclusão de curso teve como referências Michael Duchamp e Timothy Leary “Desconstruindo o Homem e a Natureza na Moda”. O artista trabalhou como assistente de figurino, produtor de eventos, sócio da empresa Devilish Wear, vitrinista, e ainda encontra tempo para se dedicar a alguns serviços voluntários e ações culturais no Rio de Janeiro e Niterói.
Iniciou o grafite por economia e, além, pensou na divulgação e importância da arte no contexto social. Por isso, muitas peças da arte urbana produzida estão localizadas em pontos próximos a pontos de ônibus, hospitais, escolas com grande circulação – despertando interesse de parte dos cariocas que não possui o hábito de visitar museus. Assim, a arte cumpre seu papel social e de sensibilização para uma urbanidade com qualidade de vida.

Assessoria: Glória Celeste Bahia de Brito

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom
Snapchat: thataacaradorio

 

Informações úteis:

Aluguel de carro no Rio: www.rentalcars.com

Onde ficar no Rio: www.booking.com/riodejaneiro

 

 

Booking.com

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário

CURTA A CARA DO RIO NAS REDES SOCIAIS E INSCREVA-SE PARA RECEBER A NOSSA NEWSLETTER