Sho Rio
Paraty

FLIP 2018: Festa Literária Internacional de Paraty com atrações imperdíveis

De 26 a 29 de julho, o Sesc promoverá uma programação especial para a Festa Literária Internacional de Paraty – Flip. O público poderá conferir mais de 50 atrações, entre debates literários, espetáculos de teatro e música, exposição de artes visuais e mostra de cinema. As atividades serão realizadas nas unidades Santa Rita e Caborê, Casa Edições Sesc e no BiblioSesc, biblioteca itinerante de incentivo à leitura que será levada a Paraty, além das intervenções artísticas nas ruas da cidade.

A atriz Fernanda Montenegro, que participa da abertura oficial da Flip este ano, também estará na programação. Hoje, dia 26, encenará o monólogo “Nelson por Ele Mesmo”, na unidade Caborê, e no dia 27 lançará o livro “Fernanda Montenegro Itinerário Fotobiográfico”, na unidade Santa Rita. Outra grande expoente da cultura brasileira confirmada entre as atrações é Conceição Evaristo, Prêmio Jabuti 2015 com o livro “Olhos d’água”. Candidata a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras – ABL, a escritora participará da “Roda poética com Conceição Evaristo”, uma conversa com o público na qual contará um pouco sobre sua obra e história. Também será possível conferir na unidade Caborê, durante toda a Flip, a exposição “Yano-a”, da fotógrafa e ativista suíça Claudia Andujar. Imagens formam uma videoinstalação que sensibiliza para o respeito e a preservação de povos indígenas. Paraty abriga duas aldeias Guarani-Mbyaa.

Considerados uma referência da programação do Sesc na Flip, os cafés literários serão realizados na unidade Santa Rita. Mais de vinte escritores, entre eles Mário Rodrigues, Adriana Falcão, Gloria Kirinus e André de Leones, participarão dos debates. As conversas abordarão desde a importância da literatura na reconstrução da realidade, até sua influência no esporte, além da liberdade da escrita e o crescimento da poesia.

A programação também contará com batalhas de poesia, o slam, fenômemo que desperta as plateias para reflexão, tomada de consciência e atitude política. O escritor, poeta e dramaturgo, Luiz Silva, o Cuti, autor de Poemaryprosa (Mazza Edições) e a poeta e slammer Letícia Brito conversarão sobre literatura oral, gênero que vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente entre os jovens. Outro destaque será a poetisa pernambucana Isabella Puente, a Bell Puã, vencedora do campeonato brasileiro de poesia falada. Haverá ainda uma oficina de “Literapia”, com a escritora Elisa Poeta e o DJ Marcelo Pino. Já os grupos “Slam de Quinta” e o “Slam das Minas de Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulo” se enfrentam pelas ruas de Paraty na “Saraivada Batalha de Slam”.

Dedicado ao público infantil, o espaço Ler e brincar é só começar propõe um encontro das brincadeiras dançantes da cultura popular com a leitura, na unidade Santa Rita, durante os quatro dias da Flip. No BiblioSesc haverá contação da estória “Auto do Boi Estrela”, com bonecos, personagens caracterizados e instrumentos musicais. Após ouvirem e participarem da estória, crianças e adultos serão convidados a fazer um desenho para a capa de um livreto inspirado nos folhetos de cordel, de autoria de Daniel Fernandes.

PROGRAMAÇÃO DO SESC NA FLIP 2018
26 a 29 de julho (quinta-feira a domingo)
Santa Rita: Rua Dona Geralda 15 – Centro Histórico
Caborê: Rua Octávio Gama, 1709 – Bairro Caborê
BiblioSesc: Pontal da Areia
Casa Edições Sesc: Rua Marechal Santos Dias 43, Centro Histórico
Funcionamento dos espaços do Sesc: quinta a sábado, 10h às 22h e domingo, 10h às 17h
Entrada gratuita
Programação completa: www.sescparaty.com.br

Todos os Cafés Literários serão transmitidos pelo Facebook:
https://www.facebook.com/SescBrasil/

 

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Booking.com

Você pode gostar também