Está rolando uma exposição super bacana, de obras feitas de arame, do artista plástico argentino Roberto Romero nos jardins e no espaço 660 do Hotel Santa Teresa Rio MGallery By Sofitel. A entrada é gratuita e está imperdível!
O artista é a grande estrela da terceira edição do MGallery Art Project, no Hotel Santa Teresa Rio MGallery By Sofitel. A mostra Pássaros de Origami: revoada entre a tradição e o contemporâneo é uma homenagem a arte milenar do Origami e inspiração para a nova coleção de peças em arame assinadas por Romero. A junção da exuberância dos trópicos em harmonia com o minimalismo do Oriente é o mote da exposição, em cartaz do dia 17 março a 16 de maio, no espaço 660 e nos jardins do hotel carioca.
O Origami, técnica milenar de dobraduras em papel popularizada no Japão, deu asas ao artista que produziu uma revoada poética de pássaros e aves exóticas da fauna brasileira. O fio metálico é a matéria-prima que assinala sua obra e expõe nesta nova coleção de objetos decorativos a leveza tridimensional que flutua na forma de araras, tucanos, flamingos, beija-flores e corujas.
O voo inspiracional levita sobre as matas e florestas tropicais do Brasil e faz conexão com o Tsuru (garça), o mais emblemático dos origamis que difundiu a arte das dobraduras pelo mundo. As esculturas vazadas reclamam magnetismo e convida o olhar a deter-se nos detalhes da geometria perfeita. “A exatidão geométrica contrasta com a pluralidade das interpretações que a obra de arte pode despertar. É a sensibilidade individual que norteia o voo reflexivo”, pondera Romero.
Na coleção Pássaros de Origami o artista plástico expõe a visão minuciosa sobre a linha tênue de culturas díspares. Ousa apropriar-se de um ícone da terra do Sol Nascente para desdobrá-lo em símbolos que celebram a tropicalidade brasileira e sua natureza exuberante. Transpõe recortes temporais e coloca uma arte milenar em sintonia com o presente. Um voo livre de barreiras para um mundo cada vez mais global.
Sobre Roberto Romero
Argentino de Buenos Aires, 43 anos, Roberto é licenciado em Letras pela Universidade de Paris X – Nanterre. Artista plástico autodidata, elabora esculturas com arame e tem nas suas criações uma assinatura peculiar. Suas obras são escritas subentendidas nas linhas livres do fio metálico, cuja essência primitiva e rude exalta a leveza. Os desenhos vazados se esgotam em contornos e abrem um universo poético e reflexivo aos olhos de quem os observa.
A aura reflexiva que paira sobre as esculturas revela recortes da própria história de vida do artista. Cosmopolita, Romero sorveu referências multiculturais e compôs um repertório de imagens colhidas pelos países onde viveu, visitou, estudou e trabalhou. Suas passagens pelo Líbano, França, Colômbia e Uruguai mapearam matérias-primas, aguçaram o interesse pela reutilização de objetos antigos e técnicas artesanais. Memórias sempre frescas para mesclar às novas pesquisas e inspirações que agora habitam o Brasil desde 2012, quando estabeleceu morada no país.
SERVIÇO:
Exposição: Pássaros de Origami: revoada entre a tradição e o contemporâneo
Artista: Roberto Romero
Período: de 17 de março a 16 de maio de 2017
Horário de visitação: todos os dias, de 9h às 18h.
Local: Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel
Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 660 – Santa Teresa . Tel: (21) 3380-0200
Entrada Gratuita
Me siga nas redes sociais
Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom
Sem comentários