O Primeiro Shopping de Containers da Zona Sul Carioca
Dicas culturais

Museu Histórico Nacional, se ainda não foi, corra para visitá-lo!

Se mora no Rio ou estiver a passeio por aqui, super indico uma visita ao Museu Histórico Nacional, o mais antigo e importante museu da cidade, localizado em frente a Baía de Guanabara e ao aeroporto Santos Dumont.

Fundado em 1922, o MHN abriga um acervo enorme de artilharia, além de uma importantíssima coleção de moedas e selos.  Tem atualmente 6 exposições permanentes que fazem uma espécie de linha do tempo, começando pela exposição “Oreretama”, que reproduz uma caverna na Serra da Capivara, no Piauí, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade,  passando por “Portugueses no mundo – 1415 a 1822” e “A construção da nação – 1822 a 1889” com objetos raros como dois tronos de D. Pedro II, a mesa da Constituinte de 1824, além de quadros importantes como “Combate Naval do Riachuelo” e “Último Baile da Ilha Fiscal”. A exposição permanente termina com “A cidadania em construção – 1889 à atualidade”, em que aborda assuntos daquela data aos dias atuais.

O Museu tem ainda uma Biblioteca riquíssima, especializada em História do Brasil, História da Arte, Museologia e Moda, do Arquivo Histórico, com importantes documentos manuscritos, aquarelas, ilustrações e fotografias raras. O acervo do Museu tem uma quantidade enorme de objetos, moedas, medalhas, selos, carruagens e canhões, muitos deles utilizados na guerra do Paraguai.

Criado para abrigar a “Exposição Internacional” em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, o museu está localizado em um espaço arquitetônico que une várias edificações – entre elas a Fortaleza de Santiago, construída pelos portugueses em 1603, a Prisão do Calabouço, a Casa do Trem, e o Arsenal de Guerra – formando um complexo de ambientes com prédios distintos que juntos abrigam mais de 250 mil itens.

Foto: http://mhn.museus.gov.br/

O Museu Histórico Nacional é o museu com a maior área expositiva do Rio, tendo recebido a exposição do Lego, de grande visitação, em 2016. O museu possui um Setor Educativo que atende escolas (dos níveis fundamental e médio) e visitantes em geral, além de ter estrutura para atender todo tipo de público. Dispõe de audioguias em três línguas (português, inglês e espanhol), além de uma versão em Libras. Oferece maquetes táteis (que podem ser tocadas) de alguns itens que estão em exposição (inclusive imagens/quadros), sendo todos estes legendados em Braille. Possui também elevador para deficiente, em áreas onde não há rampas. Todas as áreas de visitação permite a circulação de cadeirantes.

Um museu para várias idades e interesses, para se ter uma aula de história com os mobiliários, vestimentas, jóias, pinturas e objetos que representam nossas origens e nossa cultura. Um museu inclusivo e surpreendente que vale a pena conhecer!

Informações

Endereço: Praça Marechal Âncora s/n°
Centro – Rio de Janeiro – RJ / 20021-200

Funcionamento: Terça a Sexta-feira das 10h às 17h30
Sábados, Domingos e Feriados das 13h às 17h

Telefones: (21) 3299-0324 (Recepção)

Observações: Aos domingos a entrada é franca.
As exposições temporárias poderão ter horários e valores de ingressos específicos.

Ingressos: Inteira: R$ 10,00
Meia-entrada: R$ 5,00
Pessoas com idade até 21 anos e a partir de 60 anos;
Pessoas com deficiência e seu acompanhante;
Estudantes de escolas particulares;
Estudantes de universidades particulares e públicas;

Gratuidade: Crianças até dois anos de idade;
Estudantes e professores das escolas públicas;
Sócios do ICOM – International Council of Museum;
Servidores do IBRAM e do IPHAN;
Estudantes de Museologia;
Guias de turismo; Artistas plásticos associados às organizações SINAP-ESP e AIP.

RESERVE SUA HOSPEDAGEM NO RIO AQUI!
Ao fazer a sua reserva no Hurb.com através deste ou qualquer outro link no meu blog, você não paga nada a mais por isso. E tem mais: ainda ajuda a manter o blog A Cara do Rio sempre atualizado e recheado de dicas pra você. Recebo uma pequena comissão a cada hospedagem dos nossos leitores e você paga o mesmo preço se fizer diretamente no site deles.

SE VOCÊ AMA O RIO COMO EU, PARTICIPE DO GRUPO DO BLOG A CARA DO RIO NO FACEBOOK!

Informações:
Endereço: Av. Reporter Nestor Moreira, s/n – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 2542-1545
Site: https://fogodechao.com.br/

Siga o A Cara do Rio nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário

CURTA A CARA DO RIO NAS REDES SOCIAIS E INSCREVA-SE PARA RECEBER A NOSSA NEWSLETTER