Sho Rio
Destaque Passeios

O que fazer em Niterói num fim de semana

Pois é, esse ano lá fui eu visitar Niterói depois de quase 7 anos sem ir à cidade. Vou explicar. Quando me mudei para o Rio em 2010, sem conhecer nada das duas cidades, me aventurei pra lá em busca das lindas praias que falavam tanto que tinha em Niterói, mas escolhi um fim de semana ruim, lotado, perto de feriado e um trânsito horrível porque a cidade é caminho da Região dos Lagos, então nem preciso dizer minha impressão qual foi né?

Depois voltei em 2011 com amigos para dar uma rápida volta pela cidade e apenas tirar foto do lado de fora do MAC, aquele ponto turístico super manjado, mas que tem que ir. Realmente é lindo e lá é o segundo lugar do mundo com o maior número de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Niterói abriga, em um terreno à beira mar, um complexo arquitetônico de caráter popular, composto por sete construções, com o objetivo de promover a arte e a cultura que juntas com o MAC – Museu de Arte Contemporânea formam um caminho ao longo da orla denominado Caminho Niemeyer. Vale muito conhecer!

Esse ano finalmente voltei para turistar com uma profissional! rs… Minha amiga turismóloga querida Nairoquinha, que mora na cidade, me apresentou com calma os pontos turísticos mais bacanas para ir. Faltou o MAC e alguns outros que faremos na segunda visita, mas com esse roteirinho já dá pra brincar de conhecer a “Cidade Sorriso”, como é chamada.

Campo de São Bento

Fortaleza Santa Cruz da Barra

Niterói fica a 13km do Rio de Janeiro e o ideal é ir de carro, na minha opinião. Você pega a ponte Rio-Niterói ou pode ir de barca também, que sai do centro do Rio (confira no site da CCR aqui as linhas, horários e tarifas). Se for de barca, aconselho pegar um carro por lá, alugar ou uber. Nesse meu link aqui, você pode alugar um carro e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Os dias estavam lindos e começamos o roteiro pelo Campo de São Bento, cujo nome oficial é Parque Prefeito Ferraz, tombado pela Prefeitura de Niterói em 1990. Terreno do Mosteiro de São Bento a partir de 1697, o parque foi urbanizado em 1908, segundo projeto do engenheiro paisagista belga Arséne Puttemans. É o principal jardim público urbano de Niterói, área de 36 mil metros quadrados, com canteiros, lago artificial, brinquedos para as crianças, um pequeno parque de diversões e, nos fins de semana, uma grande feira de artesanato. Um programa bem gostoso para toda a família.

Dentro do Campo de São Bento funcionam o Grupo Escolar Joaquim Távora, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno e o Jardim de Infância Júlia Cortines. Além disso, há várias atrações como exposições, lançamentos de livros, shows, cursos e apresentação de filmes e vídeos ao longo do ano. O parque é cercado pelas ruas Lopes Trovão, Domingues de Sá, Gavião Peixoto e Av. Roberto Silveira.

Endereço: Alameda Edmundo de Macedo Soares e Silva, Icaraí, Niterói
Telefone: (21) 2711-3266
Horário de Funcionamento: Diariamente, das 6h às 22h.

Para almoçar e comprar delícias de gordices, recomendo muito a parada na Beira Mar, a confeitaria mais famosa de Niterói e que serve um almoço self-service delicioso a um preço bem justo pela qualidade. O restaurante fica no andar de cima e vira point da família aos finais de semana. A confeitaria é maravilhosa, digna das padarias de São Paulo, que eu tanto sinto falta aqui no Rio. Vários pães, doces e bolos, além da parte da sorveteria, pirei.

Endereço: Rua Coronel Moreira César, 149 – Icaraí

Depois vá à Praia de Icaraí, logo ali pertinho, para passear pela orla mais conhecida de Niterói e admirar aquele visual lindo do Rio de Janeiro por outro ângulo, pois ela fica bem em frente às praias do Flamengo e Botafogo. Você avista o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a Pedra da Gávea. Mas atenção, essa praia não é própria para banho.

Visitei também a Fortaleza de Santa Cruz, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Ela fica no bairro de Jurujuba, tem um acervo composto de 45 canhões dos séculos XVIII e XIX, além de uma capela de 1612, com uma imagem de Santa Bárbara do século XVIII. Foi eleita, em votação popular, uma das 7 maravilhas de Niterói.

A fortaleza está localizada ao lado do canal de entrada da baía de Guanabara, por onde passam todas as embarcações que chegam ao porto do Rio. A visão que se tem do Rio e de Niterói é privilegiada, um local para ficar horas admirando as belezas naturais da região. Hoje ela é a sede da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão do Exército. Faça esse passeio porque é muito legal ouvir a história do Brasil e aprender um pouco mais sobre o lugar onde estamos. Só é possível visita guiada, um militar acompanha e faz toda a apresentação, então planeje-se. Lá eles disponibilizam sombrinhas em dias de muito sol e você vai ter uma boa aula de história sobre o local, suas lendas, causos e ainda apreciar a vista deslumbrante do Pão de Açúcar por outro ângulo 🖤

Pra chegar você passa por boa parte da orla da cidade, como São Francisco, Charitas e Jurujuba. Só a ida já é um ótimo passeio, vendo belas paisagens.

Endereço: Estrada General Eurico Gaspar Dutra, sem número, 13 km – Jurujuba
Funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 17h
Custo: R$ 10,00 – entre 22 e 59 anos de idade; R$ 5,00 – pessoas até 21 anos de idade, estudantes, militares e familiares diretos (que não do Exército); Gratuito – até 12 anos; a partir de 60 anos; Militares e seus familiares diretos (do Exército); pessoas com necessidades especiais.
Telefone: (21) 2710-7840

Por fim, terminar o dia vendo o pôr-do-sol mais lindo de Niterói e eu diria até do Rio de Janeiro, é obrigatório subir lá no Parque da Cidade. Cartão postal de Niterói, é uma área de preservação ambiental que fica localizado no alto do Morro da Viração, no bairro de São Francisco, a 270m de altitude, ocupando uma área de 149.388,90m². Tem um mirante com visão panorâmica das Lagunas, Praias Oceânicas, bairros de Niterói em toda a sua extensão e do mar aberto. É um visual de tirar o fôlego, olha só!

O Parque conta com duas rampas para a prática de voo livre, sendo muito frequentado pelos praticantes desse esporte. Na próxima visita, serei eu a saltar de asa-delta ali! Também servem um delicioso café da manhã por lá, mas como enche muito rápido, é preciso chegar bem cedo.

A melhor forma de chegar lá no topo é de carro, se quiser ir a pé ou bike, fique ciente de que a subida é bem íngreme e cansativa. Se não for esportista ou aventureiro e tem amor às suas pernas, nem se arrisque.

Endereço: Estrada da Viração, s/n° – São Francisco
Tel: (21) 2610-3157 / 0800-2827755
Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 08h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 8h às 18h. No horário de verão eles funcionam até às 19h.
Entrada: gratuita

Esse foi o primeiro fim de semana em Nikiti. Para o próximo, vou deixar para fazer as trilhas do Costão e da Pedra do Elefante, conhecer a praia de Itacoatiara e visitar o MAC por dentro!

 

Beijos da Thata

Planeje sua viagem ao Rio:

Hospedagem: www.booking.com/riodejaneiro

Aluguel de carro: www.rentcars.com

Seguro viagem: www.segurospromo.com.br/acaradorio

Souvenirs do Rio de Janeiro com desconto especial: www.shop.rio2love.com/acaradorio 

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Você pode gostar também