Essa dica de passeio é para quem gosta de conhecer os lugares a pé, como eu. Caminhar e vivenciar de perto a história de bairros, suas lojas, comércio, parques e tudo o que tem ao redor, é uma opção perfeita pra quem quer se infiltrar na cultura de um lugar e saber como as pessoas vivem ali. Conhecer a cidade onde moramos ou que estamos visitando por outro ângulo e ouvindo a história do lugar, com a devida importância, faz muita diferença.
Tive a oportunidade de participar desse passeio super bacana promovido pelo Bossa Nova Mall em parceria com a Rio Free Walking Tour, onde pude conhecer um pouco mais da história dos bairros do Flamengo, Catete e Glória aqui no Rio de Janeiro. Descobri que não sabia quase nada sobre eles e de quebra muita coisa legal para visitar e mostrar aqui para vocês.
Esse passeio é mais uma edição especial do Rio Bossa Tour. Eles possuem outros trajetos, mas dessa vez, o novo trajeto, chamado de Caminhada Cultural, desvendou histórias e curiosidades desses bairros históricos que falei e que estava louca para conhecer um pouco mais, afinal há muito o que descobrir por aqui. Nosso ponto de encontro foi no Largo do Machado, o grupo era grande e o pessoal da Rio Free Walking Tour foi super solicito e deram todas as dicas e coordenadas pra gente antes de começar. Tivemos uma apresentação geral sobre o passeio e o super guia Carlos Alberto já começou a contar a história do local ali mesmo.
Depois caminhamos até a orla do Flamengo, onde o roteiro efetivamente foi iniciado, contando a história do Aterro e de suas criações, dos prédios ao redor e até das famílias de antigamente (fofocas da época inclusive, rs). No Catete, pudemos conhecer mais sobre as curiosidades do Palácio do Catete e da Família Real, depois passamos à Praça Luiz de Camões e visitamos o memorial de Getúlio Vargas, que muita gente nem sabe que existe, eu inclusive. É incrível o acervo lá dentro, pouquíssimo divulgado, até porque muitas pessoas tem medo de passar por ali, pois o local está vazio e quase às moscas, sem nenhum policiamento ao redor. Uma pena, mas vale muito a visita, vá em grupo.
Os jardins do Palácio do Catete e suas Palmeiras Imperiais escondem grandes histórias, vale muito a pena visitar o museu ou simplesmente dar uma volta no parque, passar o dia, relaxar.
O Memorial Getúlio Vargas e o acervo que quase ninguém conhece…
Passamos pelo Outeiro da Glória e caminhamos até o Museu de Arte Moderna, mais um lugar super legal que eu ainda não conhecia (não visitamos o museu porque o tempo já estava curto e não era o objetivo desse tour). Aprendemos também sobre a história do Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, popularmente conhecido como Monumento aos Pracinhas, um local idealizado pelo marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes, comandante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que presta homenagem à memória dos 467 soldados brasileiros mortos em combate durante a Segunda Guerra Mundial, na Itália.
O monumento faz parte do conjunto paisagístico do Parque Brigadeiro Eduardo Gomes (Parque do Flamengo), ambos tombados pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – IPHAN. Em 1960, os restos mortais dos soldados foram transladados da Itália para o Brasil e depositados no mausoléu construído no subsolo do monumento. Nesse espaço estão expostos alguns dos objetos usados pelos pracinhas nas operações de guerra, assim como o relato da campanha da FEB na Europa e os aspectos da vida e da luta no mar. Não deixem de visitar! O tour acabou no Bossa Nova Mall, o novo shopping que fica grudadinho ao Aeroporto Santos Dumont. Durou aproximadamente três horas e meia.
Esses tours têm preços muitos especiais e são agendados em várias épocas do ano, mas se quiser fazer outros tours e passeios direto com a Rio Free Walking Tour, é só entrar em contato direto com eles. Há tours pelo centro histórico, Praça Mauá, Santa Teresa, tours noturnos e em vários dias da semana. Os guias são ótimos e falam inglês, português e espanhol. Recomendo muito fazer esses passeios, neles conhecemos muita coisa da cidade que nem imaginamos, é barato e um ótimo programa para o final de semana.
Nesse dia, o passeio tinha o valor de R$ 20,00 por pessoa, sendo que crianças de 0 a 11 anos não pagavam e de 12 a 16 anos pagavam meia. A dica é sempre levar água, protetor solar e usar sapatos confortáveis. Em caso de chuva no dia, o evento é cancelado com pelo menos 24 horas de antecedência.
Fiquem atentos aos sites para saber quais as datas dos próximos passeios:
Bossa Nova Mall
http://bossanovamall.com.br/
Rio Free Walking Tour
http://www.riofreewalkingtour.com.br/?
—
Planeje sua viagem ao Rio:
Aluguel de carro: www.rentalcars.com
Hospedagem: www.booking.com/riodejaneiro
Beijos da Thata
—
Me siga nas redes sociais
Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom
Sem comentários