Dicas culturais Passeios

Tour guiado pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro

theatro municipal rj - foto destaque

Hoje a dica é cultural. Desde que me mudei para o Rio queria fazer esse tour guiado pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro, principalmente após a grande reforma de 2008, ficou lindo demais por fora, ficava só imaginando por dentro.

Um passeio imperdível pra quem vai conhecer o centro do Rio e se interessa pela história da cidade. Eu sempre digo que o centro do Rio de Janeiro abriga construções lindas, de tirar o fôlego, e essa é uma delas. Demorei para fazer o passeio, mas aqui está! Espero que curtam as fotos e recomendo muito a visita.

É bem fácil chegar no local e comprar o ingresso, basta se programar. Se for de metrô, é só descer na estação Cinelândia, já se preferir ir de carro – está meio impossível andar pelo centro, por conta das obras – mas se for, sugiro parar no estacionamento do Terminal Menezes Côrtes (R. São José, 35 – Centro). Sempre que vou ao centro, acabo estacionando ali, é seguro e tem boa localização, eu não me incomodo de andar bastante. Mas não é baratinho, pra variar… no site tem os preços (só clicar no link acima).

Processed with VSCO with c1 preset

Cheguei para comprar o ingresso umas 13h15 e tinha vaga para o próximo tour das 14h, então a dica é comprar o ingresso e depois atravessar a rua e visitar o Museu de Belas Artes (assunto para o próximo post!). Custa R$ 10,00 (inteira) e há tours em português, inglês e espanhol.

Ah!! Se estiverem no Rio em época de Natal, tentem assistir o espetáculo O Quebra Nozes, estou louca para ver, dizem ser deslumbrante de lindo! (Atualizando) P.S.: nosso amigo Jorge Luis Fortunato, leitor do blog e guia turístico, me avisou que esse ano não terá o Quebra Nozes, mas terá “O Messias” de Händel.

Processed with VSCO with c1 preset

Processed with VSCO with c1 preset

Processed with VSCO with c1 preset

Processed with VSCO with c1 preset

Processed with VSCO with c1 preset

Processed with VSCO with c1 preset

Processed with VSCO with c1 preset

Processed with VSCO with c1 preset

Processed with VSCO with c1 preset

Processed with VSCO with c1 preset

Processed with VSCO with c1 preset

Processed with VSCO with c1 preset

História

O Theatro Municipal do Rio comemorou 106 anos de existência no dia 14 de julho deste ano. Foi inaugurado em 1909, como parte do conjunto arquitetônico das Obras de Reurbanização da cidade promovidas pelo então prefeito Pereira Passos. Ele foi idealizado e planejado pelo engenheiro e Prefeito do Distrito Federal Pereira Passos, construído com base na fusão do projeto arquitetônico de Francisco de Oliveira Passos com o de Albert Guilbert, que haviam empatado no concurso organizado para o projeto do novo teatro. O desenho do prédio foi inspirado no da Ópera de Paris, construída por Charles Garnier.

Imponente, se destacando entre as outras construções da Praça Floriano Peixoto, a Cinelândia, o Theatro Municipal ostenta obras dos mais renomados artistas brasileiros da época de sua construção e é revestido de 219 mil folhas de ouro e 57 toneladas de cobre.

Inicialmente, o Theatro era apenas uma casa de espetáculos, que recebia principalmente companhias estrangeiras, na maioria trazidas da Itália e da França. A partir da década de 30, o Municipal passou a ter seus próprios corpos artísticos: orquestra, coro e ballet. Os três continuam em plena atividade, sendo o Theatro Municipal do Rio a única instituição cultural brasileira a manter simultaneamente um coro, uma orquestra sinfônica e uma companhia de ballet.

Principal símbolo do Theatro Municipal, a águia que enfeita o seu topo pesa 350 kg, tem 6 metros de envergadura e 2,8 metros de comprimento e é revestida com 8 mil folhas de ouro 23 quilates.

Nestes 106 anos, o Theatro Municipal passou por quatro reformas. Em 1934, a primeira obra mudou a cara da sala de espetáculo, que foi ampliada. Na década de
70, ele sofreu sua primeira restauração, reabrindo em 1979 com a proibição dos bailes de carnaval, que até então aconteciam no local. Na década de 80 ocorreu a terceira e em 2008 a quarta, a maior já feita no Theatro, que contemplou sua parte estrutural, como também uma grande modernização de seu equipamento cênico.

Fonte: site oficial do Theatro Municipal e Globo.com

 

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Site oficial: http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/
Praça Floriano s/n° – Centro
Informações: (21) 2332-9191
Vendas na Bilheteria, no site Ingresso.com ou pelo telefone (21) 4003-2330

Bilheteria: Boulevard Avenida Treze de Maio (entrada pela Rua Evaristo da Veiga)
Horário da bilheteria: Segunda a sexta, sábados, domingos e feriados – 10h às 18h.
Nos dias de espetáculos, das 10h até a hora do início da apresentação.

Não é permitida a entrada de pessoas trajando bermuda, short, top, camisa sem manga e chinelos.

 

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

 

Informações úteis:

Aluguel de carro no Rio: www.rentalcars.com

Onde ficar no Rio: www.booking.com/riodejaneiro

Você pode gostar também

  • Jorge Fortunato

    O Theatro Municipal, é o nosso maior orgulho. As suas fotos estão ótimas e os ângulos realçaram e muito a beleza da edificação. E vou te dar uma notícia não muito boa… este ano não haverá apresentação do Balé O Quebra-Nozes. Teremos o ballet “O Messias” de Händel

    • http://www.acaradorio.com/ Thailise Monteiro

      Obrigada, Jorge. Sempre querido!
      Ah… fiquei bem chateada com essa notícia, logo agora que resolvi assitir!! Vamos esperar o próximo então. Beijos