Casa e decoração Shopping Gávea
Dicas culturais

29° Arte de portas abertas Edição 2019 – Santa Teresa

29º Arte de Portas Abertas comemora 15 anos da Associação de Artistas de Santa Teresa, amanhã 20 e domingo 21 de julho. Com participação de mais 40 artistas visuais e público médio de 15 mil visitantes, esta edição terá palestras de Anna Bella Geiger e Sandra Tucci, abertura com o Coral Encanta Santa e dezenas de obras em ateliers, museus, galerias e centros culturais por todo o bairro.

O evento é promovido pela Chave Mestra – Associação dos Artistas Visuais Chave Mestra, de 10 às 18 horas, no tradicional bairro carioca de Santa Teresa. Neste ano, serão celebrados quinze anos da associação com visitação de ateliers, espaços culturais e intensa programação artística.

“Qual é o lugar de criação nas artes? Qual a diferença entre o atelier e o laboratório de um cientista? O Arte de Portas Abertas é um projeto pioneiro na área de artes visuais que consiste na abertura ao público dos ateliers de Santa Teresa. É uma chance única de mostrar aos cariocas o processo de feitura e pesquisa em diferentes linguagens. Este ano reunimos quarenta artistas plásticos do Rio de Janeiro em homenagem aos quinze anos da Chave Mestra, uma das mais importantes associações de artistas do Brasil”, esclarece Alexandre Palma, integrante da atual diretoria executiva da Associação Chave Mestra.

Abertura

O evento será aberto hoje – 19 de julho, às 18h, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, com inauguração de exposição coletiva e palestra de Paco de Assis sobre os desafios do associativismo na área cultural. Em seguida, o Coral Encanta Santa vai se apresentar sob a regência do Maestro Roberth Salles. Trabalhos dos artistas associados estarão à venda no Instagram @arte_de_portas_abertas.

Destaques

O destaque é a participação de Anna Bella Geiger, recentemente em cartaz no Museu de Arte Moderna com “Aqui é o Centro”. Geiger apresentará, no dia 20 de julho, às 18h – na Casa Amarela, a palestra “Palavra de Artista”, com mediação de Verônica Damasceno, professora da Escola de Belas Artes da UFRJ. Outro destaque na Casa Amarela é a exposição dos fotógrafos Davy Alexandrisky, Luiz Bhering e a individual de Deborah Costa.

Os ateliês de Claudio Valério Teixeira, Getúlio Damado, Pedro Grapiúna, Marcius Tristão e o Espaço Donana oferecem belas surpresas ao público, que também poderá visitar o trabalho de Ziza Dourado no Museu da Chácara do Céu.

A exposição no Centro Cultural Laurinda Santos exibe talentos como Clara Cavendish, Ana Moura, Anísio Couto, Regina Marconi e Carmen Givoni. Além da mostra coletiva com artistas da Chave Mestra, o local receberá no dia 20 de julho, às 14h, palestra com a artista Sandra Tucci, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação de Curadoria em Artes do SENAC-SP.

Ao longo do evento, com curadoria de Osvaldo Carvalho e Juliano Guilherme, o Largo das Neves acolherá, ao longo do dia, oficina de estêncil do coletivo Nata Família, além de apresentações de artistas como Nave Dantes e Wagner José e seu Bando. No domingo, 21 de julho, o público poderá acompanhar a realização da pintura mural “Cadê o Bonde da Paula Mattos” do artista Dhavid Amadeus. O encerramento do evento terá a apresentação do “Cacau Amaral e Boi da Lua Cheia com Cacuriá”, domingo, 21, às 19h, no Largo das Neves.

O Arte de Portas Abertas 2019 conta ainda com som e comidas típicas no Arraiá do Pontes de Saberes, projeto social de Santa Teresa: no sábado, 20 de julho, as atividades começam às 14 horas com Oficina de Camila Farias.

 

Mais informações pelo site: https://chavemestracontato.wixsite.com/chavemestra/artedeportasabertas2018

 

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Booking.com

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário