Sho Rio
Gastronomia

Adega Santiago chega ao Rio de Janeiro

Sucesso na minha terra (São Paulo), o Adega Santiago chega ao Rio trazendo a tradição das tabernas e tascas da Península Ibérica. Estive no evento de abertura da casa para conferir tudo e saí encantada e muito fã, afinal meu prato preferido na vida é Paella (sim, se perguntarem no arquivo confidencial do Faustão um dia, podem falar!) e lá servem uma das melhores que já comi na vida, sem dúvida nenhuma.

Com vista privilegiada para a Lagoa da Tijuca, a casa ocupa o terraço do shopping Village Mall, na Barra. À noite não deu para apreciar a vista, mas se puder, vá no almoço, é lindo. O clima do lugar é perfeito, a decoração está impecável, destaque para o arquiteto carioca, um dos detalhes que os sócios não deixaram passar. Falou-se de trazer as tradições das tabernas e tascas, que não se sabe se é uma invenção de Portugal ou Espanha. Fato é que elas estão espalhadas por toda Península Ibérica, peças fundamentais da cultura boêmia de ambos os países, reúnem pessoas para comer e beber com gosto, desde o almoço até o fim de noite, como numa extensão de seus lares. E foi inspirado nesses lugares simples de traços rústicos que o empresário Ipe Moraes criou a Adega Santiago, inaugurada em 2006. O bar privilegia vinhos da região e a culinária da fronteira entre o Alentejo português e a Estremadura espanhola, zona de intercâmbio de ingredientes e receitas destas duas cozinhas.

Com três endereços de sucesso em São Paulo, a casa fez a sua estreia no Rio de Janeiro trazendo a atmosfera e cardápio característicos. A localização foi escolhida a dedo, o terraço do shopping Village Mall com a vista deslumbrante para a Lagoa da Tijuca e montanhas da região. O projeto, com 100 lugares, é do arquiteto carioca Thiago Bernardes, vencedor em 2015 do prêmio Architizer, um dos mais importantes da arquitetura contemporânea.

Um dos pontos altos da casa é o balcão de frios e frutos do mar. Ali, a ala fria do cardápio é a grande estrela com ostras, salmão marinado, vieiras na concha, o especialíssimo jamón pata negra 60 meses e mais. Colorido e refrescante, o prato de peixes frescos em fatias finas, servidos com camarão, gotas de azeite e limão-siciliano não poderia ser mais a cara do Rio.

A carta de vinhos é uma atração à parte. São cerca de 120 rótulos focados em produtores da Espanha e Portugal, incluindo alguns com importação própria. Destaque para o Touriga Nacional 2015, da vinícola Quinta do Castro, no Douro, e o Prado Enea Gran Reserva 2006, da vinícola Bodegas Muga em La Rioja. Dos rótulos exclusivos da casa a atenção vai para o Quinta da Bica Colheita 2011, do Dão. Os vinhos licorosos e as bagaceiras, muito tradicionais nos balcões ibéricos, não poderiam ficar de fora. Entre as opções, marcas emblemáticas como as aguardentes Adega Velha e Palácio da Brejoeira, o vinho do Porto Graham Six Grapes e o jerez Hidalgo. Do bar saem ainda especialidades como a Sangría, preparada com mix de frutas, Cointreau, brandy, suco de laranja e vinho tinto, coquetéis clássicos, caipirinhas caprichadas e chope bem tirado.

Símbolo da proximidade entre portugueses e espanhóis – eternos rivais e cúmplices –, a culinária popular do sul da Península é o ponto de partida do cardápio, elaborado por Ipe e comandado pelo chef Alexandre Vortagel. A seleção de tapas, petiscos e pratos revela similaridades como o Arroz rico, equivalente lusitano da Paella, e as Rabanadas, chamadas de torrijas na Espanha. Símbolos nacionais como as Alheiras e as Batatas bravas também estão presentes. Além de figurar no menu acompanhado de uma coxa de pato confit, o Arroz de pato serviu de base para uma releitura abrasileirada, o Arroz de rabada. Molusco muito apreciado em ambos os lados da fronteira, o polvo é ingrediente principal de duas tapas que também são servidas como principal – do lado português, o Polvo à tasquinha, feito no forno à lenha com batatas ao murro, cebola e limão; e do lado espanhol, o Polvo à galega.

Arroz Rico (Foto: Mauro Holanda)

Arroz de Pato

Arroz de rabada

Mas se há uma estrela no cardápio da Adega é mesmo o bacalhau, que aparece em diferentes preparações, com destaque para a Tibornada de bacalhau, grelhado e servido em lascas com batatas ao murro e cebolas. Do forno a lenha, saem o Bacalhau com broa, que vem coberto por uma casquinha crocante de farofa de broa portuguesa, e a Bacalhoada na lenha, feita como manda o figurino, com pimentões, tomate, cebolas, batatas, ovos e azeitonas. O forno a lenha tem grande importância na cozinha da casa – a combinação da madeira com as altas temperaturas, que podem chegar a 400°C, confere um toque defumado e uma textura diferente aos pratos.

Bacalhau gratinado

Na seção de tapas e petiscos, Carpaccio de polvo, Croquete de pato e Sardinhas portuguesas assadas na lenha são alguns dos sucessos da casa. A novidade é o Ceviche ibérico, que leva melão, atum, salmão e peixe branco, é temperado com coentro, pimenta dedo de moça e suco de limão siciliano.

Sardinhas Portuguesas na lenha

Croquetes de Pato

As sobremesas listam estrelas da gulodice como Churros com doce de leite artesanal e a Goiabada e queijo Serra da Estrela, versão especialíssima do clássico mineiro. Os doces conventuais estão bem representados com o Pastel de nata e a Torta de Santiago, tradicional da cidade de Santiago de Compostela, feita à base de amêndoas. Os churros e a torta foram nossa escolha da noite, fantásticos!

O Adega Santiago entrou para meus restaurantes preferidos no Rio, indico de olhos fechados. Mesmo com a casa lotada num dia de evento para convidados e imprensa, os funcionários estavam com sorriso no rosto e muito solícitos. A apresentação dos pratos estava impecável, como nas fotos, o que sabemos ser bem difícil nos dias de hoje. Além disso, a atmosfera do lugar convida para um bom vinho ou uma taça de espumante para uma comemoração especial. Ainda bem que abriu na Barra, pertinho de casa 🙂

Informações:
Avenida das Américas, 3900, 2º piso – Barra da Tijuca – Tel: (21) 3900-1605
Segunda: 12h às 15h e 18h às 23h
Terça a Quinta: 12h às 15h e 18h à 0h
Sexta e Sábado: 12h à 0h
Domingo: 12h às 22h

Site: www.adegasantiago.com.br

Reservas: reservasrj@adegasantiago.com.br

 

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Booking.com

Você pode gostar também