O desfile das Escolas de Samba do Carnaval do Rio de Janeiro em 2022 deve acontecer em abril e há possibilidade de termos Blocos de Rua também.
Devido ao aumento do número de casos de Covid-19 por causa da variante Ômicron, que se espalha rapidamente (apesar de ser menos letal), a Prefeitura do Rio decidiu por adiar o Desfile das Escolas de Samba do Rio em 2022. Não se assustem, a data do carnaval não mudou no mundo, continua sendo em fevereiro, pois é um feriado religioso: a Quarta-Feira de Cinzas acontece exatamente 40 dias antes da Páscoa, quando então ocorre a Quaresma.
Então, a pergunta que não quer calar: quando será o desfile das Escolas de Samba do Rio em 2022? Até o presente momento, a decisão foi adiar o desfile para o feriadão de Tiradentes (21 de abril), que começa numa quinta-feira. O que deve mudar bastante o esquema dos desfiles, já que terão de acontecer durante os 4 dias de feriado. Devem, então, começar na Quarta-Feira (20/4) com o desfile do Grupo de Acesso, atualmente chamado de Série de Ouro, e com a apuração acontecendo na Terça-Feira, 24/4.
Os horários ficariam da seguinte forma:
QUARTA 20/04 – DESFILE GRUPO SÉRIE OURO – 21h
QUINTA 21/04 – DESFILE GRUPO SÉRIE OURO – 21h
SEXTA 22/04 – DESFILE GRUPO ESPECIAL – 21h
SÁBADO 23/04 – DESFILE GRUPO ESPECIAL – 21h
DOMINGO 24/04 – DESFILE MIRIM – 16h
TERÇA 24/04 – APURAÇÃO – 14H
SÁBADO 30/04 – DESFILE DAS CAMPEÃS – 21H
E como ficam os Blocos de Rua em 2022?
Os blocos de rua em janeiro e fevereiro já haviam sido cancelados pela Prefeitura do Rio, mas com a mudança de data dos desfiles, abre-se uma nova possibilidade para que o Rio de Janeiro tenha seu tradicional carnaval de rua. Porém, ainda cabem algumas discussões, dadas as suas características únicas. Sabemos que há aglomerações em massa esses dias, é preciso muita organização e cautela.
Uma das características apresentada pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, é que os blocos iniciassem seus desfiles antes do feriado do Carnaval. Mas não seria de estranhar que fossem liberadas, inclusive se a Covid-19 voltar a arrefecer, especialmente com a possibilidade da variante Ômicron, mais contagiosa e menos letal, ser para alguns especialistas uma boa notícia e representar o fim da pandemia.
Thata Monteiro
Sem comentários