Casa e decoração Shopping Gávea
Eventos

CASACOR Rio 2018 – Novas formas de morar e trabalhar

Nesse último fim de semana fui conferir o lançamento da CASACOR Rio num coquetel para imprensa e convidados. Eu sou perdidamente apaixonada por decoração, principalmente home decor, daquelas que coleciona pilhas de livros e revistas sobre o assunto e vive garimpando objetos criativos em lojas de decoração, ah… e tenho painéis incríveis no meu Pinterest, dá uma olhadinha >> pinterest.com/thailisecosinha, então todo ano procuro visitar eventos e lugares que me inspiram.

Sou a louca das lojas de móveis e objetos rústicos e estilo industrial. Como amo viver na praia (por isso virei carioca) e sou publicitária e paulistana (isso lembra tons frios e mais retos, minimalistas, pode falar a verdade!) naquela linha mais modernete, gosto de misturar esses dois estilos na minha casa. Eu adoro brincar com texturas e relevo em almofadas (tenho muitas!), tapetes, mantas e pufes. Acho que tecidos texturizados deixam os ambientes da casa, principalmente as salas de estar, bem modernas, trazem um toque diferente no visual da decoração e transmite uma sensação gostosa de conforto e aconchego. Não abro mão disso, aí nos detalhes como plantas, quadros e objetos coloridos costumo ousar mais. Esses ambientes das fotos abaixo traduzem bem meu estilo. Um dia mostro a decoração do meu apê pra vocês 🙂

Voltando ao evento, a CASACOR Rio está em sua 28ª edição e apresenta as moradias da vida real – do moderno coliving aos estúdios e apartamentos –, além do sustentável coworking. Uma casa em sintonia com seu tempo. A mostra deste ano, que está rolando na Glória, de 18 de setembro a 4 de novembro, apresenta as novas formas de morar e trabalhar: coliving, estúdios, apartamentos, coworking. Todos os ambientes tendo como fio condutor o tema “A Casa Viva”, que destaca a harmonia com a natureza, a convivência e as memórias afetivas.

O evento, organizado pela 3Plus, apresenta 42 espaços, que variam dos 25m² aos 120m², produzidos por 72 profissionais, em cerca de 6 mil m². A propriedade, antiga sede do grupo Monteiro Aranha, conta com um prédio, uma casa colonial e uma área verde de 2,5 mil m². A “CASACOR Rio está sempre antenada com os movimentos do morar atual. E, mais uma vez, apresenta um mix de espaços que mostram os caminhos que a casa brasileira deve trilhar nos próximos anos”, analisa Patricia Mayer, sócia-diretora da CASACOR Rio.

“Estamos vendo nascer um novo modelo de sociedade em que a generosidade e o compartilhamento são cada vez mais necessários. Não é mais preciso ter grandes propriedades. Você pode viver bem em casas menores sem abrir mão do luxo, mas daquele luxo necessário: peças que são importantes para você e te acompanham ao longo de sua história”, completa Patricia Quentel, também sócia-diretora de CASACOR Rio.

Para o passeio ficar completo, há um restaurante e um ‘garden café’ na casa colonial, uma delicatessen com lounge (o “Empório & Cine Lounge”) e cinema ao ar livre e um bar e bistrô no terraço do prédio, de onde se tem uma incrível vista para a Baía de Guanabara (lá nos stories tem tudo – veja nos destaques “Eventos” do @thailisemonteiro e @acaradorio).

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Blog A Cara do Rio (@acaradorio) em

O “Empório & Cine Lounge”, espaço criado pelas arquitetas Cristina Côrtes e Virna Carvalho e com paisagismo de Sandro Ward, está sendo ocupado pela Deli Delícia (delicatessen que eu adoro e até já fiz post aqui). Eles estão oferecendo um menu recheado de comidinhas deliciosas e uma programação com shows, degustações e bate-papos sempre às sextas-feiras. Amanhã (21/09) a partir das 18h, a primeira sexta-feira já começa com um pocket show com a banda Blanchez. Na semana seguinte (28/9), degustação de cervejas e queijos, ministrada pela beer sommelier Marcelle Ferreira. No dia 5/10, um bate-papo cervejeiro e, no dia 12/10, degustação de cervejas e chocolates. Já no dia 19/10, será a vez do pré-lançamento da cerveja de marca própria, em parceria com a Antuérpia. Em 26/10, um outro bate papo cervejeiro e, para fechar, no dia 2/11, uma festa de encerramento.

→ Fique de olho nessas tendências!

∙ Colivings: Tendência nas grandes cidades, a moradia coletiva com áreas compartilhadas, além de sustentável, possibilita a conexão com o outro. É o caso de: Living, do Jairo de Sender, Cozinha Alecrim, da Beta Arquitetura, Horta Gourmet, de Carmen Mouro e Sergio Novaes, Quarto da Correspondente, de Roberta Nicolau, Studio Premium, de Fabio Bouillet e Rodrigo Jorge, Quarto do Historiador, de Lia Lamego, Studio Neo, de Monique Pampolha e Hannah Cabral.

∙ Coworking: Uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho, com foco no compartilhamento de espaços e ideias, na economia e sustentabilidade. Exemplos: Área de convivência com sala de reunião de uso comum, de Maria Carolina Valim, Camila Ramundo e Danilo Ferreira, Sala de Descompressão, de Carla Napolião, Andrea Eiras e Aurora Grei, Escritório do Empreendedor, de Luiz Fernando Grabowsky, OffiCEO, de Aline Celles e Bethânia Rocha, Escritório da Estilista, de Cristina Japiassú, Consultório de Psicanálise, de Isabella Lucena e Paula Gusmão.

∙ Otimização de espaços pequenos: Menor número de divisão entre os cômodos e aproveitamento o máximo de cantos e paredes são algumas das saídas utilizadas para compensar os ambientes mínimos. Ambientes: Studio Premium, de Fabio Bouillet e Rodrigo Jorge (estar, jantar, cozinha e quarto em 40 m²) / Suíte dos Filhos, de Ketlein Amorim (área de dormir, de estar e de estudos, além de banheiro, em 24m²) / Studio Neo, de Monique Pampolha e Hannah Cabral (quarto, sala, cozinha e banhieor, em 32 m²).

∙ Casa Viva / Jardim Particular: A natureza em alta na casa e, em muitos casos, com soluções para quem não tem tempo de cuidar das plantas. Exemplos: Sala de Descompressão, de Andrea Eiras, Aurora Grei e Carla Napolião / Cozinha Alecrim, da Beta Arquitetura / Área de convivência, de Camila Ramundo, Danilo Ferreira e Maria Carolina Valim / Horta Gourmet, de Carmen Mouro e Sergio Novaes / Living, de Jairo de Sender / Sala Carioca, de Marcia Muller e Manu Muller / Studio Premium, de Fabio Bouillet e Rodrigo Jorge / Vista Bar e Lounge, de Paula Neder, Coletivo PN+ e Viviane Menescal / Quarto do Historiador, de Lia Lamego / Loft Renault, da InTown Arquitetura / Loft do Homem, de Maurício Nóbrega.

∙ Todos os tons de verde: Os arquitetos apostam na cor para trazer os poderes curativos das florestas para dentro de casa. Ambientes: Cozinha Alecrim, da Beta Arquitetura / Living do Casal, de Bianca da Hora / Studio Neo, de Monique Pampolha e Hannah Cabral / Sala de Descompressão, de Andrea Eiras, Aurora Grei e Carla Napolião / Área de convivência, de Camila Ramundo, Danilo Ferreira e Maria Carolina Valim / Living, de Jairo de Sender / Vista Bar e Lounge, de Paula Neder, Coletivo PN+ e Viviane Menescal

∙ Tetos diferentões: Prepare-se para olhar para cima, com tetos pintados de cores diferentes, revestidos com papéis de parede e até texturas. Ambientes: OffiCEO, de Aline Celles e Bethânia Rocha / Loja da Casa, de Dorys Daher e Guilherme Pereira / Suíte dos Filhos, de Ketlein Amorim / Recepção Guanabara / Quarto da Correspondente, de Roberta Nicolau / Quarto do Historiador, de Lia Lamego / Sala de Descompressão, de Andrea Eiras, Aurora Grei e Carla Napolião / Consultório de Psicanálise, de Isabella Lucena e Paula Gusmão.

∙ Cimento e concreto: Seguindo a linha de estilo industrial, esse tipo de revestimento alia rusticidade e sofisticação. Ambientes: Área de convivência, de Camila Ramundo, Danilo Ferreira e Maria Carolina Valim / Empório & Lounge Cine Open Air (piso da Deli Delícia) / Consultório de Psicanálise, de Isabella Lucena e Paula Gusmão (teto e piso de granilite cimentício) / Sala Carioca, de Marcia Muller e Manu Muller (piso de tábuas de concreto) / Studio Neo, de Monique Pampolha e Hannah Cabral (piso e paredes de concreto) / Colmeia Urbana, de Victor Niskier (vigas e colunas de concreto aparente) / Ótica Gus, de David Defízio (pintura texturizada que reproduz o cimento queimado).

∙ Fotos em alta na decoração: Painéis retráteis de fotografias podem mudar o cenário a cada momento, no Loft do Homem, de Maurício Nóbrega. A fotografia impactante de Beto Gatti, impressa numa parede em couro, recepciona os visitantes no Studio Premium, de Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge. A arte remete à passagem do tempo, com intervenções em fotografias de Thainan Castro, no Consultório de Psicanálise, de Isabela Lucena e Paula Gusmão. Fotografias de folhagens incorporam o verde à Sala Carioca, de Marcia Müller e Manu Müller.

∙ Decoração afetiva: Destaque para o uso de peças de família reaproveitadas ou objetos garimpados em brechós e lojas de antiguidade. Ambientes: Refúgio Urbano, da BC Arquitetos (com peças vintage, de antiquários) / Livraria e Sala de Leitura, de RBP Arquitetura (parede com colagem de páginas de livros e recados) / Galeria dos Apartamentos, de Lu Kreimer e Manuel Ferreira (peças de antiquário, cerâmicas) / Sala Carioca, de Marcia Muller e Manu Muller (peças de época misturadas à decoração contemporânea) / Living do Casal, de Bianca da Hora (peças de antiquário).

∙ Decoração metalizada: Das passarelas para a decoração, a tríade ouro, prata e cobre aparece no OffiCEO, de Aline Celles e Bethânia Rocha (teto) / Suíte do casal, de Claudia Pimenta e Patrícia Franco (pintura do banheiro e toques de dourado no quarto) / Joia da Casa, de Chico Viana e Guido Sant´Anna (portal) / D´A Ladeira Restaurante (pintura adega) / Quarto do Historiador, de Lia Lamego (painel perfurado) / Living, de Jairo de Sender (marcenaria).

Os arquitetos e seus ambientes

Intown Arquitetura – Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz (Loft Renault); Aline Celles e Bethânia D’Elia (OffiCEO); Ana Lúcia Jucá (Living da Casa Viva); Andrea Duarte e Anna Malta (Restaurante D’a Ladeira); Beta Arquitetura – Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida (Cozinha Alecrim); Bianca da Hora (Living do Casal); BC Arquitetos – Bruno Carvalho e Camila Avelar (Urbano – Casa Unlimited); Caco Borges (Point do Café); Carla Napolião, Aurora Grei e Andrea Eiras (Sala de Descompressão); Carla Pimentel (Praça das Palmeiras); Carmen Mouro e Sergio Novaes (Horta Gourmet); Claudia Pimenta e Patricia Franco (Suíte do Casal); Cristina Côrtes, Virna Carvalho e Sandro Ward (Empório & Cine Lounge); Cristina Japiassú (Escritório da Estilista); David Defizio (Ótica Gus); Dorys Daher e Guilherme Pereira (Loja da Casa); Duda Porto Arquitetura ( Espaço DECA – A Origem); Fabio Bouillet e Rodrigo Jorge (Studio Premium); Francisco Viana e Guido Sant’ Anna (Joalheria); Gisele Taranto (Suíte da Mulher); Hannah Brauer, Regina Prior e Bianca Prior (Livraria e Sala de Leitura); Isabella Lucena e Paula Gusmão (Consultório de Psicanálise); Ivan Rezende (Fachada); Jacira Pinheiro (Suíte Zen); Jairo de Sender (Coliving); Jean Felix (Ca.fé.Lix.Lab); Ketlein Amorim ( Suíte dos Filhos); Kube Arquitetura (POP UP Carandaí 25); Lia Lamego (Quarto do Historiador); Lu Kreimer e Manuel Ferreira (Galeria dos Apartamentos); Luiz Fernando Grabowsky (Escritório do Empreendedor ); Marcia Müller e Manu Müller (Sala Carioca); Maria Carolina Valim, Camila Ramundo e Danilo Ferreira (Área de Convivência); Mauricio Nóbrega (Loft do Homem); Studio MH Arquitetura – Monique Pampolha e Hannah Cabral (Studio NEO); Paula Neder, Coletivo PN+ e Viviane Menescal (Vista Bar e Lounge); Ricardo Melo e Rodrigo Passos (Recepção Guanabara); Roberta Nicolau (Quarto da Correspondente); Studio RO+CA – Rodrigo Béze, Carlos Carvalho e Caio Carvalho (Cafofo Stúdio Ro + Ca); Victor Niskier (Colmeia Urbana).

Sobre a CASACOR Rio

Primeira franquia da marca, a edição carioca teve início em 1991. E nesses 27 anos está sob o comando de Patrícia Mayer e Patrícia Quentel, sócias da 3Plus, empresa organizadora do evento que a cada ano reafirma o talento de um elenco de profissionais que traduzem, com criatividade, o jeito carioca de viver e de morar.

Esse é um evento não só para os amantes da arquitetura e decoração, mas também para quem gosta de estar sempre antenado às tendências. É legal aprender a misturar as cores, tecidos, texturas e ter ideias criativas para usar em casa ou no escritório. Eu sou “suspeitíssima” para falar, acho que vale a pena visitar e se divertir com as opções, pra mim é pura diversão. Fora que o lugar tem uma vista espetacular, eu não conhecia ali, fica bem na ladeira da Glória, passando o Outeiro da Glória e virando à direita. Atenção com o GPS, porque muitos dão o caminho errado, por isso vai essa dica!

Informações

Período: de 18 de setembro a 4 de novembro de 2018
Horário: de terça a sábado, das 12h às 21h; domingo, das 12h às 20h.
Local: Ladeira de Nossa Senhora, 163. Glória.
Tel: (21) 2512-2411 e (21) 96432-2494

Ingressos para visitas de terça a sexta-feira
Ingresso inteiro: R$ 50
Meia entrada: R$ 25

Ingressos para sábados, domingos e feriados
Ingresso inteiro: R$ 60
Meia entrada: R$ 30

Passaporte: R$ 160

Anuário: R$ 40

Crianças até 10 anos não pagam. Idosos acima de 60 anos e estudantes com carteira oficial pagam meia entrada.

Mais informações: www.casacor.com.br

 

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Booking.com

Você pode gostar também