Sho Rio
Dicas culturais

Exposição “O Rio do samba: resistência e reinvenção” no MAR

Já visitaram o Museu de Arte do Rio? Programa cultural que merece ser feito, principalmente porque a região está crescendo muito e há várias atividades para fazer por lá o dia inteiro. Além de gastronomia de primeira. Nesse post aqui eu falei da minha primeira visita ao MAR e do novo modelo de entrada que está em vigor, no qual você terá um ótimo desconto.

Eles estão com uma programação super bacana e nessa sexta-feira, dia 12, recebem o Pagode do Biro e Zé Luís do Império, evento que faz parte da programação da exposição “O Rio do samba: resistência e reinvenção”.

O Museu está sob gestão do Instituto Odeon, e a exposição “O Rio do Samba” faz parte de uma edição do MAR de Música, a cara do Rio. No dia 10 de agosto, às 19h, o evento recebe o Pagode do Biro. Revivendo as rodas de samba do subúrbio carioca dos anos 80, o Pagode do Biro acontece desde 2014 na Tijuca, é frequentado por um público de diversos bairros da cidade, tornando-se referência no mundo do samba. Por tradição, a roda sempre recebe um convidado e, desta vez, será o sambista Zé Luiz do Império.

O Pagode do Biro é comandado pelo cantor e compositor Rodrigo Carvalho (o Biro), representante do atual samba carioca, que lançou seu primeiro disco solo em 2017. Fundador e ex-vocalista do Galocantô, o artista também tem passagens pela banda de Beth Carvalho. Para esquentar o público, o músico participa de um bate-papo sobre rodas de samba a partir das 17h.

O MAR de Música tem curadoria de Gabriel Moreno e os ingressos para esta edição já estão à venda na bilheteria do museu, custam R$ 5 (valor de meia entrada) até o dia 9 de agosto. Além das atrações musicais, o evento também contará com barraquinhas de comidas e bebidas típicas, uma parceria com os Vizinhos do MAR.

Informações importantes sobre o evento MAR de Música:
O ingresso oferece entrada única, ou seja, não é permitido retornar ao evento após saída.
Para acesso ao evento é necessário passar por detectores de metais e revista.
É proibida a entrada com embalagem de vidro ou metal.
É proibida a venda de bebidas alcóolicas a menores de 18 anos.
É proibido fumar dentro da área interna do museu. O evento terá uma área reservada para fumantes.

Museu de Arte do Rio – MAR
Endereço: Praça Mauá, 5.
Tel.: (+55 21) 3031-2741
Site: www.museudeartedorio.org.br

O Museu de Arte do Rio – MAR

Uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o MAR tem atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais. Espaço proativo de apoio à educação e à cultura, o museu já nasceu com uma escola – a Escola do Olhar –, cuja proposta museológica é inovadora: propiciar o desenvolvimento de um programa educativo de referência para ações no Brasil e no exterior, conjugando arte e educação com base no programa curatorial que norteia a instituição. O MAR é gerido pelo Instituto Odeon, uma organização social da Cultura, selecionada pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro por edital público. O museu tem o Grupo Globo como mantenedor e a Vale como copatrocinadora de exposição por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A BMA apoia as exposições também através da Lei Rouanet.

A Escola do Olhar conta com patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Dataprev e One Health via Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A Aliansce apoia as visitas educativas – Partiu MAR via Lei Rouanet. A Verde apoia o programa de Formação com Professores da Escola do Olhar via Lei Rouanet. A Vivo patrocina o programa de cultura MAR de Música 2018 através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O MAR conta também com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Booking.com

Você pode gostar também