Casa e decoração Shopping Gávea
Dicas culturais

Renda-se a essa exposição no CRAB

Há uns dois anos, escrevi uma matéria super bacana sobre a programação do CRAB – Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, no Centro do Rio. Coincidentemente (ou não ;)), trago agora uma dica, nesse mesmo local, de um programa imperdível, que nos deixa rindo à toa com tanta beleza.

‘A Casa Bordada’, que acontece no CRAB até 31 de janeiro, é uma mistura de exposição com aula de história. A mostra explica a chegada do bordado no Brasil (trazido pelos colonizadores portugueses), passando pela influência francesa, até a definição dos estilos brasileiros.

São três salas repletas de delicadeza e cuidado, de capricho e muito trabalho. A cultura dos bordados sendo passada para outras gerações, mantendo viva a tradição e o conhecimento, que infelizmente foi se perdendo ao longo de algumas poucas gerações.

A primeira sala traz peças raras do acerto de Nina Sagarço, artista têxtil e colecionadora, que por duas décadas vem colecionando bordados e objetos relacionados ao tema. Desde toalhas, capas de almofadas, roupas de batizado, camisolas, além de revistas e utensílios utilizados no trabalho dos bordados.

A segunda sala traz os mapas dos estados do Brasil e um vídeo, explicando alguns dos diferentes tipos de formas de bordar.

A terceira e última sala é um pot-pourri de cores e formas. Pássaros de todos os tipos e tamanhos, bandeirinhas feitas em uma só peça, histórias de crianças transformadas em um mural de tecido, culturas e lendas brasileiras contadas através do bordado, e um teto coberto com outras amostras incríveis. Essa sala conta ainda com a explicação da simpática Rosângela Fonseca, que assessora os visitantes e explica em detalhes quais são suas rendas e bordados preferidos.

Essa é a segunda edição d’ ‘A Casa Bordada’ – a primeira foi realizada entre maio e outubro de 2017, no museu A Casa, em São Paulo. A concepção e idealização são do designer têxtil Renato Imbiroisi (que também assina a curadoria dessa segunda edição) e de Renata Mellão, diretora do museu A Casa.

Corre! Ainda dá tempo de mergulhar a alma e conhecer um pouco mais sobre a história e beleza dos bordados do Brasil.

Informações

‘A Casa Bordada’, no CRAB – Centro de Referencia do Artesanato Brasileiro
Terca a Sábado – Das 10h às 17h
Praça Tiradentes, nº 67 ao 71 – Centro
Entrada Gratuita

 

Analu

Siga a Thata e o blog A Cara do Rio nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Booking.com

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário