Olha eu aqui para falar de uma das coisas que mais amo na gastronomia: camarão. Essa semana fui conhecer o Festival do Camarão do restaurante Garden, que fica na primeira esquina de Ipanema. Atenção, não é Leblon, como Jorge – o dono do restaurante – enfatiza bem! Risos.
Por anos passava pelo Jardim de Alah, cheguei a ir num restaurante vizinho, mas o Garden mesmo ainda não tinha parado para apreciar. Que desperdício, um restaurante maravilhoso com gastronomia de primeiríssima qualidade e super tradicional na região. Como assim Thata? Pois é, mas sempre tem a primeira vez, e os amigos Edu e Nairoquinha, do portal Embarque na Viagem e Gatronomia Etc. me acompanharam nessa difícil empreitada de degustar alguns pratos que fazem parte do Festival do Camarão.
O Garden abriu suas portas em 20 de outubro de 1955, de frente ao Jardim de Alah, num ponto nobre da cidade, e mantém sua tradição desde então. O salão, totalmente protegido da rua, garante privacidade aos clientes. Grandes janelas com cortinas baixas e toldos dão um charme a mais à casa, há uma salão mais reservado para aquela reunião com amigos especiais e muitos quadros nas paredes, uma verdadeira exposição de arte, compõem o ambiente. O mais bacana é que os quadros podem ser comprados diretamente no restaurante. Outra coisa interessante, é que a fachada é pintada de cores diferentes a cada troca de festival. Hoje ela está amarela, a cor anterior era vermelha, por exemplo.
O menu temático do Festival, elaborado pelo restaurateur Jorge Renato Thomaz, que tive o prazer de conhecer no dia, conta com 16 sugestões, entre receitas inspiradas na culinária brasileira e pratos clássicos de edições anteriores. Todos os pratos têm valor único (R$ 69 cada), no almoço e no jantar. O Garden consegue servir durante o festival um camarão fresco e pescado em alto mar.
Começamos com o couvert delicioso, não deixem de pedir! Tem uns que passam batido, mas esse vale a pena, pãozinho, manteiga, as azeitonas e berinjela deliciosos demais. Depois fomos na empadinha de camarão e em seguida experimentamos três opções de pratos que fazem parte do Festival. Atenção, como estávamos em quatro, o chef preparou as três receitas em pequenas porções para conhecermos, mas normalmente os pratos são muito bem servidos, então se você é como eu, que não dispensa a sobremesa, vá de couvert + prato principal + sobremesa e um vinho para acompanhar. Fica perfeito assim, ao menos pra mim!
As opções que escolhemos foram: Flamenga – camarão salteado na manteiga de salsa, servido com cuscuz marroquino; Ao Brie – camarão grelhado com queijo brie e servido com risoto de alho poró; e o Pomme D’or – camarão flambado com conhaque e champagne ao molho cremoso com noisete de maçã, servido com arroz dourado.
Todos deliciosos e suculentos, mas meu preferido do dia foi o Flamenga. Mesmo amando queijo brie, dessa vez o sabor do camarão salteado na manteiga com o cuscuz marroquino de acompanhamento me ganhou. De sobremesa, escolhi uma bem gorda, Parfait D’Amour – rabanada com sorvete de creme e calda de frutas vermelhas. Dá para duas pessoas, como vocês podem ver. O Pudim de Leite também é um super clássico que sai bastante.
O Garden Restaurante comprova que manter a tradição não significa parar no tempo. O cardápio fixo sempre apresenta novas receitas. Há opções para todos os paladares, carnes nobres, pizzas, massas, risotos, frutos do mar e ainda bufê de feijoada – aos sábados – e no domingo é servido um cozido especial. Os festivais temáticos são uma atração à parte. Tem festival do Pato, bacalhau, risoto entre muitos outros. Perfeito apreciar as melhores receitas o ano todo.
Endereço:
Rua Visconde de Pirajá, 631 loja B – Jardim de Alah/Ipanema – Rio de Janeiro
Horários: segunda a quinta das 12h à Meia-noite, sexta e sábado das 12h à 1h e no domingo das 12h às 23 horas.
Tel.: (21) 2259-3455
Beijos da Thata
—
Me siga nas redes sociais
Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom
Sem comentários