O Primeiro Shopping de Containers da Zona Sul Carioca
Gastronomia

Festival do Camarão no restaurante Garden em Ipanema

Olha eu aqui para falar de uma das coisas que mais amo na gastronomia: camarão. Essa semana fui conhecer o Festival do Camarão do restaurante Garden, que fica na primeira esquina de Ipanema. Atenção, não é Leblon, como Jorge – o dono do restaurante – enfatiza bem! Risos.

Por anos passava pelo Jardim de Alah, cheguei a ir num restaurante vizinho, mas o Garden mesmo ainda não tinha parado para apreciar. Que desperdício, um restaurante maravilhoso com gastronomia de primeiríssima qualidade e super tradicional na região. Como assim Thata? Pois é, mas sempre tem a primeira vez, e os amigos Edu e Nairoquinha, do portal Embarque na Viagem e Gatronomia Etc. me acompanharam nessa difícil empreitada de degustar alguns pratos que fazem parte do Festival do Camarão.

O Garden abriu suas portas em 20 de outubro de 1955, de frente ao Jardim de Alah, num ponto nobre da cidade, e mantém sua tradição desde então. O salão, totalmente protegido da rua, garante privacidade aos clientes. Grandes janelas com cortinas baixas e toldos dão um charme a mais à casa, há uma salão mais reservado para aquela reunião com amigos especiais e muitos quadros nas paredes, uma verdadeira exposição de arte, compõem o ambiente. O mais bacana é que os quadros podem ser comprados diretamente no restaurante. Outra coisa interessante, é que a fachada é pintada de cores diferentes a cada troca de festival. Hoje ela está amarela, a cor anterior era vermelha, por exemplo.

O menu temático do Festival, elaborado pelo restaurateur Jorge Renato Thomaz, que tive o prazer de conhecer no dia, conta com 16 sugestões, entre receitas inspiradas na culinária brasileira e pratos clássicos de edições anteriores. Todos os pratos têm valor único (R$ 69 cada), no almoço e no jantar. O Garden consegue servir durante o festival um camarão fresco e pescado em alto mar.

Começamos com o couvert delicioso, não deixem de pedir! Tem uns que passam batido, mas esse vale a pena, pãozinho, manteiga, as azeitonas e berinjela deliciosos demais. Depois fomos na empadinha de camarão e em seguida experimentamos três opções de pratos que fazem parte do Festival. Atenção, como estávamos em quatro, o chef preparou as três receitas em pequenas porções para conhecermos, mas normalmente os pratos são muito bem servidos, então se você é como eu, que não dispensa a sobremesa, vá de couvert + prato principal + sobremesa e um vinho para acompanhar. Fica perfeito assim, ao menos pra mim!

As opções que escolhemos foram: Flamenga – camarão salteado na manteiga de salsa, servido com cuscuz marroquino; Ao Brie – camarão grelhado com queijo brie e servido com risoto de alho poró; e o Pomme D’or – camarão flambado com conhaque e champagne ao molho cremoso com noisete de maçã, servido com arroz dourado.

Todos deliciosos e suculentos, mas meu preferido do dia foi o Flamenga. Mesmo amando queijo brie, dessa vez o sabor do camarão salteado na manteiga com o cuscuz marroquino de acompanhamento me ganhou. De sobremesa, escolhi uma bem gorda, Parfait D’Amour – rabanada com sorvete de creme e calda de frutas vermelhas. Dá para duas pessoas, como vocês podem ver. O Pudim de Leite também é um super clássico que sai bastante.

O Garden Restaurante comprova que manter a tradição não significa parar no tempo. O cardápio fixo sempre apresenta novas receitas. Há opções para todos os paladares, carnes nobres, pizzas, massas, risotos, frutos do mar e ainda bufê de feijoada – aos sábados – e no domingo é servido um cozido especial. Os festivais temáticos são uma atração à parte. Tem festival do Pato, bacalhau, risoto entre muitos outros. Perfeito apreciar as melhores receitas o ano todo.

Foto: Rodrigo Azevedo

Endereço:
Rua Visconde de Pirajá, 631 loja B – Jardim de Alah/Ipanema – Rio de Janeiro
Horários: segunda a quinta das 12h à Meia-noite, sexta e sábado das 12h à 1h e no domingo das 12h às 23 horas.
Tel.: (21) 2259-3455

 

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário

CURTA A CARA DO RIO NAS REDES SOCIAIS E INSCREVA-SE PARA RECEBER A NOSSA NEWSLETTER