O Primeiro Shopping de Containers da Zona Sul Carioca
Destaque Dicas

Filhos e quarentena, o que fazer?

Muita gente tem falado nos efeitos que a quarentena está trazendo e em como tirar proveito desse período tão difícil pelo qual estamos passando. Quem tem filhos sabe como às vezes é desesperador arrumar atividades para fazer com as crianças durante esse período. Além das aulas online, que algumas crianças estão tendo, é preciso manter a rotina e horários no dia a dia.

Fazer alguma atividade física (mesmo que na sala ou no quarto!), tomar sol (mesmo que na janela), se alimentar bem, dormir bem e brincar são essenciais para manter o bem estar da criançada (e nosso também)!

Assistir a um filme ou a uma série são as primeiras opções para muitas crianças, que acabam ficando horas em frente à televisão ou ao tablet. Mas que tal dar uma variada e fazer algumas brincadeiras gostosas com seus filhos? Sugiro algumas dicas para fazer com os miúdos em tempos de coronavírus, mas não só! Às vezes é preciso iniciar para nunca mais parar 😉

Algumas sugestões bacanas para fazer:

  • Jogos de tabuleiro como Detetive, Banco Imobiliário, War e Imagem em Ação são clássicos e aplicáveis a todas as idades.
  • Stop ou Adedanha, para relembrar os anos 1980 e 1990 quando passávamos a tarde inteira jogando…
  • Mímica de “Qual é o filme?” para os cinéfilos praticarem os conhecimentos que têm.
  • Buraco e Uno, para os que gostam dos jogos dos jogos de carta.
  • Dominó para treinar a matemática com os pequenos.
  • Amarelinha na sala (desenhada com fita adesiva colorida – dica do blog Just Real Moms!).
  • Fazer a leitura de um livro para toda a família. Há várias histórias clássicas que valem a pena ser relidas e até encenadas. Quem sabe a leitura vira uma peça de teatro com a participação de todos e transmissão online para os avós e tios?
  • Brincar de “Nome de … eu quero”, brincadeira onde escolhemos um tema, como por exemplo o nome de uma cor, e vamos falando até alguém não saber mais. Assim, dizemos: Nome de…. eu quero… nome de … eu quero: uma cor e os participantes começam a dizer (um de cada vez) o nome de uma cor. Para não ficar cansativo, pode-se estipular o número de rodadas que cada tema terá ou jogar até alguém não saber ou desistir.
  • Ginástica com bambolê, usando o bambolê para saltar, para marcar o limite de uma área em que o exercício será feito e, claro, para fazer o bambolê girar mantendo-o o maior tempo possível na cintura. Se a família for competitiva podem usar um cronômetro para contar o tempo e saber quem manteve o bambolê no ar por mais tempo!
  • Objetos com material reciclado. Há vários sites e perfis de Instagram com dicas bacanas e fáceis de fazer.

Outras coisas legais, de instituições e centros culturais cariocas, para ver e conhecer, mas nesse caso através do computador ou tablet*:

  • Fazer um tour virtual por alguns museus do Rio. A plataforma Google Arts & Culture oferece visitas virtuais de museus do mundo todo e alguns dos museus cariocas são parceiros desse projeto como Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), Museu de Arte Moderna (MAM), Instituto Moreira Salles (IMS), Museu Histórico Nacional (MHN), entre outros. É preciso baixar o App (há versão Android e iOS) para poder ter o acesso.
  • O Museu do Amanhã, que também é parceiro da plataforma Google Arts & Culture, oferece um tour virtual da exposição “Pra Todo Mundo – Comida para 10 bilhões”, que estava em exposição no início da quarentena, com link disponível direto do site – https://museudoamanha.org.br/pt-br/confira-tour-virtual-pratodomundo-comida-para-10-bilhoes
  • Fazer as atividades do Parquinho Lage, do Parque Lage, que está com uma programação #FiqueemCasa para as crianças durante a quarentena –  http://eavparquelage.rj.gov.br/parquinholage/fica-em-casa/

  • Acompanhar as atividades e programação do Museu de Astronomia – MAST, localizado dentro do Observatório Nacional, em São Cristóvão. O #MASTemCasa traz uma programação superinteressante com direito uma visita virtual simulada pela superfície lunar e uma visita pelo Observatório Nacional também. Incrível para todas as idades! – http://www.mast.br/pt-br/ultimas-noticias/museu-de-astronomia-dentro-da-sua-casa.html e https://app.mast.br/#/
  • Assistir às histórias infantis que a turma do Planetário do Rio conta nos vídeos disponíveis no site. Para soltar a imaginação dos pequenos! Os vídeos para criança estão sinalizados como ‘infantil’ – http://planeta.rio/
  • Assistir ao vivo os peixes do AquaRio – Aquário Marinho do Rio, no YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCb3Cn1WtkrEl59S7-Nk_qyg/featured
  • Assistir a uma peça de teatro infantil online em Espetáculos Online. Tem “A bruxinha que era boa”, “A viagem de Clarinha”, “As aventuras do menino Iogue”, “O homem que amava caixas” e muitas mais! – https://espetaculosonline.com/
  • Dançar com a criançada através das lives e vídeos de bandas infantis como: Tiquequê (@tiqueque), Palavra Cantada (@palavracantada), Grupo Triii (@grupotriii) que são muito legais para os pequenos!

Espero ter inspirado alguns pais com brincadeiras e ideias para fazer com os pequenos e aumentar ainda mais o prazer de estar com a família e aprender de forma divertida!

*Não aconselho assistir a essas apresentações em celular pelo fato das telas serem pequenas e, consequentemente, isso ser muito prejudicial para a visão das crianças.

Analu

Instagram: @analusm

 

SE VOCÊ AMA O RIO, PARTICIPE DO GRUPO DO BLOG A CARA DO RIO NO FACEBOOK!

Siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio

CURTIU?
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER AQUI!

Para receber novidades e promoções em primeira mão.

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário

CURTA A CARA DO RIO NAS REDES SOCIAIS E INSCREVA-SE PARA RECEBER A NOSSA NEWSLETTER