Sho Rio
O que fazer no Rio

Grupo Scenarium, coração do Centro Histórico do Rio Antigo

O Grupo Scenarium, fundado pelos sócios Plínio Fróes e Nelson Torzecki, abrange quatro empreendimentos instalados em casarões antigo no coração do Centro Histórico do Rio Antigo: O Quarteirão Cultural da Rua do Lavradio. No passado, a rua que liga a Lapa à Praça Tiradentes foi o primeiro endereço residencial da cidade e teve entre seus frequentadores personalidades como Carmem Miranda, Madame Satã, o jornalista João do Rio e os escritores Lima Barreto e Machado de Assis. Para preservar a relevância histórica do local, o Grupo Scenarium investe na conservação e na restauração dos casarões, de acordo com as normas do Corredor Cultural do Centro do Rio de Janeiro.

A paixão por relíquias e antiguidades, colecionadas ao longo de algumas décadas pelos fundadores do grupo, foi a grande motivação para o surgimento do Rio Scenarium, da Cachaçaria Mangue Seco, do Restaurante Santo Scenarium e da Galeria Scenarium. Os casarões são decorados com um rico acervo de arte, móveis e objetos antigos não-comercializáveis, abertos à visitação e contemplação pública. Por ano, cerca de um milhão de visitantes passam pelas casas do Grupo Scenarium.

RIO SCENARIUM

O visionário mineiro Plínio Quintão Fróes, neto de uma aristocrata da época do café, chegou ao Rio de Janeiro em 1989 e apaixonou-se pela história do lugar num tempo em que não havia grandes atrativos além da bela arquitetura dos casarões. De pequeno colecionador de antiguidades a um dos empresários mais admirados do Centro do Rio Antigo, passaram-se quase 30 anos. Mas seu foco continua o mesmo: resgatar histórias seja através de objetos antigos, de documentos ou outras iniciativas.

Além de ser um dos criadores da Feira Rio Antigo, que começou a movimentar a região na década de 1990, Plínio presenteou a cidade e a Lapa com a inauguração de uma casa noturna que se tornou o ícone da revitalização da Rua do Lavradio: o Rio Scenarium – Pavilhão da Cultura, original casa de show que mistura exposição de antiguidades, bar, restaurante e programação musical.

Foto: Guia Cultural Centro do Rio

O Rio Scenarium funciona em um casarão do século XIX, conhecido mundialmente por sua decoração com rico acervo de móveis e objetos antigos. Nele o cliente desfruta de sete ambientes distribuídos em três andares, drinks customizados e o melhor da culinária e da música brasileira. A casa prepara por mês, para os clientes, uma programação musical especial de terça a sábado com muitas atrações, desde samba de raiz passando pela gafieira e chorinho até o pop no Salão do segundo piso.

CURIOSIDADES:
Foi eleito um dos 10 melhores bares do mundo, segundo o Jornal Inglês The Guardian.
O Rio Scenarium – Pavilhão da Cultura abriu as portas em 1999 como um antiquário especializado em locações para cenários de filmes e novelas. Já naquela época, a casa abrigava um vasto acervo de mobiliário e objetos, mas somente em 2001, transformou-se em uma casa de shows de música brasileira, retomando uma vocação antiga: no passado, o local abrigou uma famosa gafieira chamada Clube Humaitá de Dança, administrada por uma associação de ex-funcionários da Marinha. Na parede havia um grande quadro homenageando a contara Emilinha Borba, que era a patrona do local.

No ano de 2006, o jornal londrino The Guardian, considerado o mais importante da Grã-Bretanha e eleito o melhor no British Press Awards daquele ano, incluiu o Rio Scenarium na lista dos 10 melhores bares do mundo, juntamente com o Chez Georges, da França, e o OJ’s, de Antigua.

Em 2008, a casa foi palco do lançamento do filme “Eu Sou a Lenda”. Na pista de dança do Rio Scenarium, o ator Will Smith aprendeu uns passinhos de dança com Carlinhos de Jesus e ainda se arriscou no pole dance.

Durante o dia e aos domingos, o Rio Scenarium é muito utilizado como cenário para gravações de comerciais, novelas e documentários para televisão e cinema, além de ensaios fotográficos de moda para revistas e jornais, nacionais e internacionais.

www.rioscenarium.com.br
Facebook e instagram: rioscenarium
https://www.galeriascenarium.com.br/
Telefone: 21 3147-9000

SANTO SCENARIUM

O Bar e Restaurante Santo Scenarium funciona no casarão de dois andares, totalmente restaurado, na Rua do Lavradio, 36. No passado, o casarão restaurado foi residência do ilustre ator João Caetano (1808-1863), e ainda no século XIX, também funcionou nele uma delegacia de polícia. Em 1884, o prédio “flagrou” o assassinato do jornalista abolicionista Apulcro de Castro, redator do jornal crítico ao império, “Corsário”. Segundo Euclídes da Cunha, Apulcro foi linchado e esfaqueado pelas costas por um grupo de militares que não se intimidaram pelo fato de estarem a poucos metros da delegacia. Como lembrança desse tempo, a casa conservou parte das grades no corredor que leva ao longe.

Foto: Santo Scenarium

Hoje, a casa é decorada com um lindo acervo de arte sacra que chama a atenção com seus oratórios e outras relíquias, como o anjo de madeira com 2,5 metros, pendurado no teto – replica da obra de Aleijadinho.

O cardápio é inspirado na maravilhosa culinária contemporânea, agradando muito o paladar dos frequentadores, servindo mais de 250 pessoas no almoço diário. Funciona de segunda a sexta-feira e no primeiro sábado de cada mês, das 11h30min às 16h.

www.santoscenarium.com.br
Facebook: @scenariumsanto
Instagram: santo_scenarium
Telefone: 21 3147-9007

MANGUE SECO

O Restaurante e Cachaçaria Mangue Seco é parada obrigatória para quem frequenta a Rua do Lavradio. A casa hoje ocupa dois casarões do fim do século XIX, totalmente reformados, localizado na Rua do Lavradio 23, com uma decoração rústica e clima boêmio. Além do restaurante, o local abriga uma cachaçaria completa, com mais de 100 rótulos de vários estados brasileiros.

Foto: Férias Brasil

A cozinha brasileira, principalmente peixes e frutos do mar, são o grande destaque da gastronomia do mangue Seco. Uma das especialidades é a caldeirada de frutos do mar servida com arroz, pirão e farofa de dendê. Outra sugestão, também para duas pessoas, é o bobó de camarão servido com arroz, pirão e farofa de dendê. Para sobremesa, uma das delícias é a banana flambada na cachaça da casa, com sorvete de creme.

Nas noites de sexta, a atração é a Roda de Samba, que agita o happy hour do Mangue Seco, a partir das 18h30min. Funciona de segunda a sábado, das 11h30min à 1h.

www.manguesecocachacaria.com.br
facebook: @cachacariamangueseco
Instagram: manguesecocachacaria
Telefone: 21 3852-1947

GALERIA SCENARIUM

Em 2013, foi inaugurada a Galeria Scenarium, que ocupa os casarões de número 13 e 15 da Rua do Lavradio, construídos no século XIX e totalmente recuperados e restaurados de acordo com as normas do Corredor Cultural do centro do Rio de Janeiro.

Datado em 1874, o casarão que pertenceu ao Visconde de Itaborahy possui 1.500 m² distribuídos em três pavimentos. Com diversos e amplos salões, a infraestrutura foi pensada para ser um espaço que recebe eventos, cursos, treinamentos, oficinas e workshops. A casa também conta com uma cozinha industrial totalmente equipada, elevador e modernos banheiros, acessíveis nos três andares. No térreo, oferece ainda ambiente adequado para cerimônias ecumênicas, casamentos, exposição e eventos corporativos em geral.

COMO TUDO COMEÇOU:
Depois de um longo ‘’namoro’’ com os casarões, os dois prédios foram adquiridos pelo Grupo Scenarium em 2007. No total, são 1700m² distribuídos em três andares. Os Trabalhos de recuperação e restauração começaram em 2011. A fachada, decorada com belos azulejos portugueses, revela a data da construção: 1874.

É uma das mais antigas da Rua do Lavradio, com seis janelas por andar, circundadas por cantarias e ladrilhos esmaltados. ‘’trata-se de edificação única, com duas unidades distintas, como gêmeos univitelinos – uma vez que iguais – com gradis caprichosos em ferro fundido que enfeitavam as pequenas sacadas do sobrado imponente de três andares. Gradis no ultimo andar se transmutavam em ondulado suave, raramente visto em outros prédios e que fizeram deste exemplar arquitetônico emergido milagrosamente da rua, um elemento único, singular, ímpar, notável, inesquecível’’, comenta o arquiteto Augusto Ivan de Freitas Pinheiro.

Além de residência, no século XIX, de uma família que privava da intimidade e consideração da família real, no casarão funcionou uma fábrica de carruagens, uma tinturaria, a Panificação Flores, e também um conhecido brechó frequentando pelo famoso cantor ‘’Noite Ilustrada’’, que lá comprava os belos ternos com os quais se apresentava na noite carioca. Mas o proprietário mais nobre foi o Visconde de Itaborahy, ministro da Marinha do Império Brasileiro, fundador do Banco do Brasil cujas iniciais encimam o edifício: JJRT – Joaquim José Rodrigues Torres.

Em 2014, o Instituto Scenarium inaugurou no local a exposição permanente ‘’Azul Cobalto – Azulejos e Memórias’’. A mostra traz ao público parte da coleção do sócio do Grupo Scenarium Nelson Torzecki, garimpada ao longo de mais de 20 anos, composta por cerca de 100 painéis estruturados a partir de peças utilizadas dos séculos XVI ao XX, algumas nunca expostas anteriormente. O local também reúne uma pequena parte do acervo de antiguidades e relíquias dos sócios do grupo, e já recebeu diversas exposições de artistas brasileiros como Ziraldo, Miguel Paiva e Panmela Castro.

A Galeria Scenarium foi projetada para que seus múltiplos espaços sejam totalmente reversíveis, possibilitando a realização de eventos variados, além de ser equipada com projetores e computador. Para atender o evento como um todo, o Grupo Scenarium oferece serviços próprios ou terceirizados de gastronomia, iluminação, sonorização, ambientação e segurança. Os eventos realizados na Galeria também podem contar com o apoio de todas as outras atrações e serviços disponíveis nas demais casas do grupo.

www.galeriascenarium.com.br
Facebook: galeriascenarium
Telefone: 21 3147-9000

 

Beijos da Thata

Planeje sua viagem ao Rio:

Hospedagem: www.booking.com/riodejaneiro

Aluguel de carro: www.rentcars.com

Seguro viagem: www.segurospromo.com.br/acaradorio

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Você pode gostar também