Casa e decoração Shopping Gávea
Destaque Dicas

Ipanema Harbor – um shopping de containers no Rio

Essa semana fui conhecer um lugar para fazer compras no Rio bem diferente dos shoppings tradicionais. É o Ipanema Harbor, o primeiro shopping em containers do Rio, bem no coração de Ipanema. O empreendimento, de propriedade da Kreimer Engenharia, é super inovador e até desafiador. Eles usaram tecnologias sustentáveis na construção do espaço, colocando em prática uma solução para o futuro, já que o novo mercado imobiliário se renova a cada dia.

Confesso que fiquei encantanda com o ambiente e a forma como as lojas ficam dispostas, é um orgulho encontrar um lugar assim nos dias de hoje e, principalmente, no Rio. Que bom que a onda do colaborativo, sustentável, reciclável e tudo que evita o desperdício está chegando com mais fôlego em nosso país. Num mundo do consumismo de massa é tão bom encontrar lugares assim, produtos diferentes, marcas e pessoas preocupadas em entregar um trabalho autoral, artesanal e com significado. E brasileiras ainda, que orgulho!

O Ipanema Harbor foi desenvolvido numa parceria entre a Kreimer e o arquiteto Victor Niskier. Para lançamento, 5 containers foram ambientados demonstrando a flexibilidade e possibilidades para implantação de qualquer tipo de negócio. Uma oportunidade para jovens empreendedores abrirem sua loja, por um valor justo, sem burocracia, garantias, contratos pré-pagos com prazos curtos e renováveis, valores de locação sem cobrança de IPTU e condomínio. Ou seja, facilita muito a vida de quem precisa de um espaço, mas não pode ou não quer pagar por um aluguel exorbitante nos dias de hoje. Vamos combinar que o comércio precisava de iniciativas assim. Muito legal também que o Ipanema Harbor tem uma estação dos Patinetes Petrobrás, que ainda vou falar aqui no blog, estou louca para testá-los!

Vamos às lojas! Logo que cheguei já parei no pequeno café que fica na entrada – o DALÍcatessen – que é um charme e as meninas uns amores, tudo veg mas com muito sabor, do que jeito que eu gosto. Experimentei dois tipos de wraps: o Banksy e o Salvador, muito saborosos, que delícia (veja no quadro da foto a seguir). E os bolos caseiros, fofinhos e diferentes? Receitas da norueguesa Janeth (não sei se escrevi certo), que dá vontade de não parar mais de comer! O de cenoura… meu Deus! Eu certamente encomendaria um bolo desses todos os dias se morasse ali perto! Ela explicou a receita (vai lá fazer uma visita e conferir), ingredientes saudáveis, e sempre tem dois sabores no dia. Ah, experimentei também, pela primeira vez, o Nordic Kombucha, refrigerante que atua como probiótico, tem vários sabores e é bem refrescante. Fui no de limão e gengibre, adorei!

Adentrando pelo espaço, conheci todas as lojas, e fiquei encantada com tudo. Gostei muito das colabs A_Coletiva – loja colaborativa de 11 mulheres artistas, ou seja, 11 marcas em uma só loja! Produtos de altíssima qualidade, totalmente artesanais; e também o Coletivo Afrocriadores – Primeiro coletivo empreendedor de moda negra com propósito: “Moda é a nossa reação”. A loja conta com 14 marcas e as peças são de babar, você não encontra em lugar nenhum aquela qualidade e criatividade! O grupo se formou através das oficinas do Sebrae, onde construíram uma amizade que consolidou a realização de um sonho, uma história muito bonita.

O Coletivo MAR é fantástico também, são marcas autorais cariocas, super descoladas. Junta no espaço moda, decoração e arte, olha pra esse boneco do moço do MATE! Eu pirei quando vi, claro que vou ter que comprar ele para colocar na minha sala 🙂

E a loja de bijoux Choice Acessorios? Meu Deus… para tudo que eu queria morar lá, foi difícil sair. A marca de bijuterias e acessórios tem peças lindas, modernas, alegres, criadas pelas sócias e irmãs Mariana e Camila. O espaço está uma graça e tem bijoux para todos os gostos, inclusive peças em prata. Logo de cara, cheguei e parei nesse conjunto de colar da foto, minha cara, a cara do Rio, praia, calor, sol, ah… e aí as meninas me deram de presente, queria levar elas pra casa, que fofas!

Além dessas, tem mais lojas:

VENICE cloth: marca masculina, com design das estampas desenvolvidas pelo artista Marcos Carmargo, que também produz aquarelas que estão a venda na loja. O espaço é um mix de moda e galeria de arte. Ainda possui um espaço “baby” logo em frente, que faz tatuagens.

A parte gastronônica:

Cevich e Etc: um bar e restaurante, que fica no andar de cima, muito agradável. É inspirado na culinária peruana, onde tudo é gostoso como o mar! O curioso é que o dono é do Piauí e está no Rio há 1 ano, amando a cidade, assim como eu.
Eles tem um menu degustação de 4 ceviches imperdíveis e agora vão começar a servir linguiças artesanais e carnes, para que as pessoas que não comem ou são alérgicas a algum ingrediente do Ceviche possam acompanhar aquelas que gostam e todos saírem felizes de lá.

Zero 9 Tap Rom: cervejaria artesanal e super carioca. A Zer09 surgiu há 2 anos, inspirada no Posto 9 (onde as receitas são criadas). Sempre com receitas fora do padrão, como a Eclipse Blonde Stout, a marca é conhecida por criar sabores que confundem os sentidos. Agora, com 9 torneiras de chope em seu Tap Room, no Ipanema Harbor, a Zer09 apresenta ao público suas 4 cervejas de linha, infusões (a Sunset com pimenta dedo de moça é o sucesso do momento), chopes convidados e uma torneira de gin tônica (dá para fazer misturas interessantes). Além dos chopes, o espaço tem jogos de bar como mini-sinuca, jenga, dominó e esse violão comunitário para quem quiser tocar! Muito intimista e gostosinho, não?

No final do espaço, no primeiro anda, temos o Encarnardo Burger, a origem do bom e velhor hamburguer de volta, simples e perfeito. Carne fresca moída diariamente, pão que cumpre função, maionese espetacular, e o melhor: preço justo! Tudo isso criado pelo Chef Pedro Mattos.

Nos próximos dias, mais lojas serão inauguradas e eu vou atualizar esse post assim que eu conhecer! Mostrarei tudo lá nos stories também, não deixem de seguir meu perfil @thailisemonteiro e o do blog @acaradorio.

Muito feliz em saber que temos um lugar super alternativo para fazer compras no Rio e, principalmente, para empreender de forma justa. Agora gostaria apenas de um desse na Barra da Tijuca!

 

Ipanema Harbor
Rua Gomes Carneiro, 132 – Ipanema

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Booking.com

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário