Sho Rio
Hotéis

Por dentro do Copacabana Palace: hospedagem e tudo o que ele oferece

Não pense que frequentar o Copacabana Palace é coisa de outro mundo. Se não puder ficar hospedado no hotel mais famoso do Brasil e um dos mais conhecidos do mundo, há várias outras opções para conhecê-lo e desfrutar dos serviços que ele oferece. Uma curiosidade: lembro bem quando cheguei ao Rio, moradora de Copacabana, que uma das primeiras coisas que fiz ali, andando pelo calçadão, foi parar em frente ao hotel e tirar uma foto. Não há um turista ou até morador do Rio que não faça isso, vamos combinar. O prédio é um ícone carioca, faz parte da história da cidade e é lindo, ponto final.

Uma combinação única de fatores explica a posição privilegiada. “Trata-se do único hotel-palácio do Brasil, um prédio que faz parte dos anos áureos do Rio e da história do país”. Mas há hotéis mais caros no Rio, sabia? Principalmente os hotéis-boutique. Porém, nada como tomar um drinque, almoçar à beira daquela piscina azul, ou sentir a brisa de Copacabana da varanda do hotel lá de cima. Fora que é super fotogênico e não dá para perder a oportunidade de tirar belas fotos em qualquer canto que se visite. E as festas? Um capítulo à parte…

Fato é que o Copacabana Palace é um dos poucos hotéis do mundo capaz de figurar na lista dos maiores símbolos de uma cidade. Conquistou esse status com mérito, afinal, sua história se confunde com a da própria transformação do Rio de Janeiro, um dos destinos turísticos mais desejados e conhecidos no mundo. Que orgulho poder morar aqui, mesmo com todos os problemas que enfrentamos dia após dia.

Tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, o hotel foi inaugurado em 1923 pelo empresário Octávio Guinle, que atendeu à sugestão do então presidente da República, Epitácio Pessoa, de erguer um templo de luxo em Copacabana. Naquelas primeiras décadas do século 20, o Rio era a capital do Brasil e o bairro teve mais notoriedade graças à construção do túnel Real Grandeza (1892), que ligava o aristocrático bairro de Botafogo (que ainda hoje tem preservados vários casarões maravilhosos da época) à “distante” Copacabana – sua relação com aquela que viria a ser uma das praias mais famosas do mundo, na época praticamente inabitada.

Prédio do hotel Copacabana Palace no ano de 1930 (foto Folha.uol.com.br)

Anos depois, o bairro de Copacabana passou a receber cada vez mais visitas ilustres e a alta sociedade carioca, tornando-se o centro da efervescência artística, cultural e intelectual do Brasil. E assim o Copacabana Palace se consolidou como a segunda casa de celebridades ilustres do mundo inteiro, como Walt Disney, Brigitte Bardot, Clark Gable, Lady Di, Nelson Mandela, Mick Jagger, Paul McCartney e por aí vai. Ainda hoje sustenta esse posto com louvor e continua a receber muitas celebs, basta visitar o segundo andar do hotel e dar uma espiada no Hall da Fama (fica na ala dos salões de festas e só quem está hospedado lá ou indo a alguma festa nesse andar tem acesso), com todos os quadros de todas as estrelas e personalidades que passaram por lá. Toda vez que uma nova celebridade fica hospedada no Copa, rapidamente seu quadro é pendurado na charmosa parede.

Essas paredes têm muita história para contar, principalmente as do lobby, elegantemente revestidas em mármore travertino, e as do Golden Room – o salão mais nobre do Copa – que já foi palco de grandes shows e hoje testemunha muitos casamentos sofisticados e outros eventos ao longo do ano, como o Baile do Copa, que participei esse ano (veja o post aqui).

Os quartos do Copa

Vamos adentrar pelas dependências e curiosidades do Copa. Fiquei hospedada numa das suítes de frente para o mar, bem ampla e com uma ante-sala grande e confortável. A recepção não poderia ter sido mais delicada, brigadeiros deliciosos e espumante. Mimos para hóspedes que todo mundo gosta, o diferencial vêm sempre nos detalhes.

Foto: Carlos Costa

Os quartos do Copa são clássicos, com pé direito alto, luxuosos e continuam mantendo o padrão de qualidade, conforto e elegância ao longo dos anos, com um toque de modernidade que é sempre necessário, sem perder o charme e glamour de um grande hotel. Há TVs de tela plana, música ambiente ao chegar no apartamento e mimos que o hóspede pode levar para casa, como chinelos personalizados, por exemplo. Fomos recebidos com espumante e brigadeiros maravilhosos.

Foto: Carlos Costa

Penthouses e Black Pool 

Já a hospedagem no topo do hotel é um caso a parte, curiosidade máxima de 10 entre 10 transeuntes que passam por ali diariamente. O Copacabana Palace não possui uma suíte presidencial, mas sim a cobertura inteira dedicada a uma estadia classe A, super privativa e com visual deslumbrante da praia. São 7 penthouses, suítes de 100 metros quadrados, exclusivas para hóspedes do 6º andar, com uma piscina bem reservada – a famosa black pool – de fundo preto com privacidade total para grupos que alugam esse andar por completo. Ali costumam ficar hospedados presidentes, reis e celebridades de altíssimo calibre. Poucos conhecem a existência dessa piscina.

Para quem se hospeda nesse fabuloso andar, os mimos são muitos. Na chegada chapéus-panamá, frutas, champanhe e brigadeiro. O chapéu é um clássico que remete ao Rio, à bossa nova e ao maestro Tom Jobim, cliente ilustre do Copa. Os amenities são da marca Bulgari e você pode levar a necessaire para casa, além de sandálias Havaianas personalizadas com a logo do hotel. Quando as reservas são feitas com antecedência, o hotel manda bordar nos roupões e nas toalhas de linho as iniciais dos hóspedes. Claro que depois de tudo isso, as toalhas podem ser levadas para casa, são embaladas para presente como souvenir. É ou não é um mimo de tirar o chapéu? O valor das diárias do 6º andar começa em R$ 6.400 + taxas, só para terem ideia, e depende ainda da temporada.

Foto: Selmy Yassuda

A icônica piscina do Copacabana Palace

A belíssima e fotogênica piscina do Copa também é um capítulo especial. Sorte que todos podem ter acesso a ela, mesmo se não tiver hospedado. Pode usufruí-la num delicioso Day Use, num almoço na beira da piscina, numa visita ao café da manhã no Pérgola, tomando bons drinques num pré-night ao som de DJ ou à noite entre um jantar e outro num dos três restaurantes do hotel, que já contei em posts anteriores e vou colocar os links no final deste post.

Ela foi toda reformada no final do ano passado e foram gastos cerca de R$ 2 milhões para ficar assim, mais bela que nunca. Sua história é longa, antigamente era usada por atletas e pessoas que queriam praticar natação, com raia semi-olímpica chegou até a ter um trampolim e profundidade de 2,7m. O “aquário” de luxo conta com salva-vidas 24 horas e a temperatura da água é mantida permanentemente a 28 graus. Ela ganhou borda infinita e numa outra reforma anos atrás, a profundidade passou para 1,5m, já que hoje é usada mais para banho de sol e mergulhos rápidos. As espreguiçadeiras, mais de 70, foram trocadas e a nova iluminação assinada pela arquiteta Mônica Lobo. O paisagismo do entorno foi desenhado pelo escritório Burle Marx. Na inauguração do novo corredor da Pérgula ano passado pude apreciar essa cenografia fantástica também.

Se quiser aproveitar a praia de Copacabana, e sair um pouco do cenário piscina céu-azul-deslumbrante do Copa, vale lembrar que o hotel oferece serviço com toalhas, espreguiçadeiras, guarda-sol e água aos hóspedes. A equipe da praia também cuidará de todos os pertences.

Quadra de Tênis e Fitness Center

Curiosidade: no hotel há uma quadra de tênis, sabia? Aberta diariamente das 9h às 22h, o concierge pode providenciar o uso gratuito de raquetes e bolas, assim como treinamento profissional (valores mediante solicitação). Já para quem quiser continuar mantendo a forma durante a estadia, com uma rotina diária de malhação, há um luxuoso fitness center localizado no Copacabana Palace Spa, com ar-condicionado em todos os ambientes e equipamentos de última geração, com serviço de personal trainer e sessões de Power Plate disponíveis. Aberto das 7h às 22h.

Copacabana Palace Spa e Copacabana Palace Salon

Um espaço super sofisticado e elegante, o spa oferece cinco salas de tratamento individuais, sendo duas suítes de tratamento para duas pessoas, uma sala de ginástica, salão de cabeleireiro, sauna seca e a vapor, além de uma área para relaxamento. As opções de tratamentos do spa são muitas, mais de 30, e o local ainda conta com um menu gastronômico desenvolvido pelo chef do Restaurante Hotel Cipriani.

Os salões de cabeleireiro do Copa são dos mais exclusivos do Rio de Janeiro. Ocupa dois andares e oferece serviços como corte, coloração, luzes, styling, alisamento, depilação e serviços de manicure, pedicure e maquiagem. Ambos precisam agendar horários, fiquem atentos.

Boutique

A boutique no primeiro andar é puro requinte, vende roupas, acessórios, joias e até objetos para casa de marcas nacionais e internacionais. Algumas peças são exclusivas, sendo encontradas apenas ali, fica aberta das 10h às 21h e vale uma visita.

Biblioteca

Duvido que alguém saiba do tamanho e da existência da biblioteca do Copa. Me senti num verdadeiro cenário de filme ao entrar ali. Móveis rebuscados garimpados na Inglaterra, França, Portugal e Brasil dos séculos XVII até XIX, uma mesa grande linda no meio do salão e livros, muitos livros. Tomamos um chá da tarde ali vasculhando algumas obras. O espaço pode ser usado para eventos corporativos para até 200 pessoas, como reuniões, palestras e até casamentos menores.

É fato que o Copacabana Palace figura como hotel dos sonhos para muitos mortais, mas agora vocês já sabem que ele pode ser frequentado por qualquer pessoa, mesmo não-hóspede. Então, se bater aquela vontade irresistível de viver um dia de celeb, já sabe que pode usufruir de um Day Use no hotel, tomar um belo café da manhã, fazer uma sauna ou uma massagem relaxante no spa, mergulhar na piscina e almoçar ou desfrutar de um brunch aos Domingos.

@itravelsites

Belmond Copacabana Palace

Av. Atlântica, nº 1.702 – Copacabana
Tel.: +55 21 2548 7070
Email: reservations.brazil@belmond.com
Reservas (Local): 55 21 2545 8787

  • Confira outros posts sobre o Copacabana Palace, onde tive a oportunidade de estar presente, como o Bloco do Copa e o Baile do Copa.
  • Para se hospedar no Copa, confira os valores e faça sua reserva aqui.
  • Tudo sobre o restaurante Pérgula, você confere nesse post.
  • Minha experiência no Restaurante Hotel Cipriani, você pode ver aqui.
  • E confira aqui sobre o Mee, o pan-asiático estrelado do Copa. 

 

Beijos da Thata

Planeje sua viagem ao Rio:

Hospedagem: www.booking.com/riodejaneiro

Aluguel de carro: www.rentcars.com

Seguro viagem: www.segurospromo.com.br/acaradorio

Souvenirs do Rio de Janeiro com desconto especial: www.shop.rio2love.com/acaradorio 

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Booking.com

Você pode gostar também