Casa e decoração Shopping Gávea
Passeios

Polo Novo Rio Antigo: Feira do Lavradio e os esforços pela revitalização dessa região histórica

O Polo Novo Rio Antigo é uma associação que reúne cerca de 80 empresários e profissionais da cultura, gastronomia, comércio, serviço, turismo e lazer das regiões da Cinelândia, Lapa, Rua do Lavradio, Praça Tiradentes, Largo de São Francisco e Rua da Carioca. O objetivo da associação é fomentar a revitalização cultural, econômica e social desta parte do Centro Histórico do Rio de Janeiro, fazendo da região uma referência nos setores de turismo, cultura, gastronomia e de preservação do patrimônio histórico.

Entre as ações promovidas pelo Polo Novo Rio Antigo está a Feira Rio Antigo, conhecida como Feira do Lavradio (confira o post que fiz sobre ela aqui) que, todo primeiro sábado do mês, oferece um agradável passeio pelos antiquários, sebos, artesanatos, gastronomia de qualidade em meio a um casario antigo contornado por memórias do Rio de outrora. É um dos eventos gratuitos mais prestigiados da cidade, com cerca de 30 mil visitantes a cada edição e cerca de 400 expositores.

O presidente do Polo Novo Rio Antigo é o empresário Thiago Cesário Alvim, proprietário do Carioca da Gema. Plinio Froes, sócio-diretor do Grupo Scenarium é diretor.

A história do Polo Novo Rio Antigo

A criação do Polo sucede a atividade da Associação dos Comerciantes do Centro do Rio Antigo (ACCRA), existente há mais de 30 anos.

Centro da movimentação cultural e dos burburinhos sociais dos anos 60, a região da Lapa, Cinelândia e Praça Tiradentes encontrava-se abandonada. Em 2006, um grupo de jovens empresários da área de cultura e gastronomia percebeu que, unindo-se, seriam capazes de promover uma transformação e resgatar o potencial histórico e festivo que o Centro da cidade havia perdido.

Com o apoio do Sebrae/RJ, do SindRio, do Senac Rio, da Fecomércio e da Prefeitura, eles reurbanizaram as ruas, melhoraram a segurança e os serviços oferecidos, atraíram novos empreendimentos e atrações e fizeram do Novo Rio Antigo um Polo gastronômico e cultural de referência.

Feira Rio Antigo em ritmo de Copa do Mundo

Desde junho, a Feira Rio Antigo está em ritmo de Copa do Mundo e de São João. O clima junino está garantido, com apresentação do Trio Ustrês, a partir das 16h30. A Feira Rio Antigo começa sempre às 10h da manhã e toma conta da Rua do Lavradio, entre a Av. Mem de Sá e a Av. Visconde do Rio Branco. Nestes dias, os torcedores encontram almofadas temáticas da Copa, turbantes e sapatos. Para animar a tarde com muito forró, o Trio Ustrês se apresenta a partir das 16h30, no espaço musical montado em frente à Praça Emilinha Borba (esquina da Rua do Lavradio com Rua do Senado).

Feira Rio Antigo

Datas: Todo primeiro sábado de cada mês

Local: Rua do Lavradio, entre a Av. Mem de Sá e a Av. Visconde do Rio Branco, Centro do Rio Antigo – Rio de Janeiro

Horário: das 10h às 19h

  • O Polo Novo Rio Antigo criou um roteiro de bares para quem quer curtir a Lapa na Copa. Mais de dez casas da região participam, com pratos e drinques temáticos, bolão valendo brinde e transmissão dos jogos. A Lavradio já está enfeitada e um telão será montado em frente ao Mangue Seco, onde também acontecerão apresentações musicais.

 

Beijos da Thata

Planeje sua viagem ao Rio:

Hospedagem: www.booking.com/riodejaneiro

Aluguel de carro: www.rentcars.com

Seguro viagem: www.segurospromo.com.br/acaradorio

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Booking.com

Você pode gostar também