Há uns dois anos, escrevi uma matéria super bacana aqui. Ela falava sobre a programação do CRAB – Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, no Centro do Rio. Enfim, coincidentemente (ou não ;)), trago agora uma dica, nesse mesmo local, de um programa imperdível, que nos deixa rindo à toa com tanta beleza.
‘A Casa Bordada’, que acontece no CRAB até 31 de janeiro, é uma mistura de exposição com aula de história. Assim, a mostra explica a chegada do bordado no Brasil (trazido pelos colonizadores portugueses), passando pela influência francesa, até a definição dos estilos brasileiros.
Conhecendo a exposição
Atualmente são utilizadas três salas repletas de delicadeza e cuidado, de capricho e muito trabalho. Uma vez que cultura dos bordados vem sendo passada para outras gerações, mantendo viva a tradição e o conhecimento. Pois infelizmente foi se perdendo ao longo de algumas poucas gerações.
Primeiramente, a primeira sala traz peças raras do acervo de Nina Sagarço. Por causa de ser uma artista têxtil e colecionadora, que por duas décadas vem colecionando bordados e objetos relacionados ao tema. Não apenas possuem toalhas, capas de almofadas, roupas de batizado, camisolas, como também revistas e utensílios utilizados no trabalho dos bordados.
Logo depois a segunda sala traz os mapas dos estados do Brasil e um vídeo. Esse vídeo explica alguns dos diferentes tipos de formas de bordar.
Por fim, a terceira e última sala é um pot-pourri de cores e formas. Por exemplo, são pássaros de todos os tipos e tamanhos, bandeirinhas feitas em uma só peça, histórias de crianças transformadas em um mural de tecido. Além disso, culturas e lendas brasileiras contadas através do bordado, e um teto coberto com outras amostras incríveis. Igualmente conta ainda com a explicação da simpática Rosângela Fonseca. Ou seja, ela assessora os visitantes e explica em detalhes quais são suas rendas e bordados preferidos.
Essa é a segunda edição d’ ‘A Casa Bordada. Entretanto, a primeira foi realizada entre maio e outubro de 2017, no museu A Casa, em São Paulo. A concepção e idealização são do designer têxtil Renato Imbiroisi (que também assina a curadoria dessa segunda edição) e de Renata Mellão, diretora do museu A Casa.
Dessa maneira, é melhor correr! Pois ainda dá tempo de conhecer um pouco mais sobre a história e beleza dos bordados do Brasil.
Informações sobre a exposição no CRAB
‘A Casa Bordada’, no CRAB – Centro de Referencia do Artesanato Brasileiro
Terca a Sábado – Das 10h às 17h
Praça Tiradentes, nº 67 ao 71 – Centro
Entrada Gratuita
Analu
—
Siga a Thata e o blog A Cara do Rio nas redes sociais
Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom
Sem comentários