O Primeiro Shopping de Containers da Zona Sul Carioca
Passeios Pontos turísticos

Roteiro de 3 dias – Rio de Janeiro pela primeira vez

Se você ainda não conhece o Rio de Janeiro e tem apenas um final de semana para isso, eis aqui algumas dicas do que poderá fazer nesse tempo. Montei um roteiro de 3 dias como sugestão, que normalmente fazemos com nossos amigos que vem fazer esse “bate-e-volta” pela primeira vez. Dá para conhecer o básico e fazer bastante coisa se o dia for bem planejado, acordar cedo, etc. Vamos contar que você chegue numa sexta-feira pela manhã e vá embora num Domingo à noite, para aproveitar bem.

Fotografia aérea aeroporto Santos Dumont

Como chegar ao Rio de Janeiro e onde se hospedar

Vindo de avião, você pode desembarcar no Aeroporto Santos Dumont (o mais comum e mais próximo dos principais pontos turísticos), ou no Aeroporto Internacional do Galeão (normalmente vôos de regiões mais distantes do Brasil ou internacionais desembarcam aqui). Chegando, você pode optar por alugar um carro (veja aqui), ir de táxi (prefiro sempre os que cobram bandeirada normal, nada de preço fixo, sempre sai mais em conta), pegar um ônibus que aqui no Rio é chamado de “Frescão” e pode ser apanhado em frente ao terminal de desembarque (custa em torno de R$ 12 a 15 – veja trajeto e linhas aqui), ou ainda pegar o novo BRT Transcarioca, que também pode ser apanhado na porta do aeroporto (veja aqui detalhes dos trajetos). Depende muito do lugar onde vai ficar hospedado. Para turistas de primeira viagem, Copacabana é o destino mais procurado, mas há também quem curta a natureza e clima do bairro de Santa Teresa, que tem várias opções de casas, hoteis e hostels para todo tipo de público.

Confira várias opções de hoteis para se hospedar no Rio de Janeiro aqui

Fotografia aérea aeroporto Santos Dumont

Hotel em Santa Teresa 2

Hotel em Copacabana

Foto: Booking.com

RESERVE SUA HOSPEDAGEM AQUI!
Ao fazer a sua reserva no Booking.com através deste ou qualquer outro link no nosso blog, você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog A Cara do Rio sempre atualizado e recheado de dicas para vocês. Recebemos uma pequena comissão a cada hospedagem dos nossos leitores e você paga o mesmo preço se fizer diretamente no site deles.

Dia 1 

Sugiro sempre acordar cedo para aproveitar ao máximo o dia, já que pontos turísticos e restaurantes vivem cheios nos finais de semana. Comece conhecendo as praias mais famosas do Rio: Copacabana, Arpoador, Ipanema e Leblon. É super gostoso alugar uma bike e andar pela orla, elas estão espalhadas por toda a cidade. As ciclovias são ótimas! Veja o regulamento e como se cadastrar no site da BikeRio. Almoce num Bibi Sucos mais próximo de onde estiver, lá você vai encontrar a alma carioca: comida natureba e sucos da fruta, divinos (o meu preferido é de morango com laranja)! Tem post sobre as casas de sucos tão famosas do Rio aqui. No período da tarde você consegue ir ao Cristo e Pão de Açúcar se comprar o ingresso antes ou se não estiver cheio, aí você pega o pôr do sol lá de cima do Pão de Açúcar no final do dia. No hotel você consegue agendar esses passeios ou, se quiser ir por conta própria, compre pelos sites: www.ingressorapido.com.br/Corcovado e www.bondinho.com.br. Para o Cristo você pode ir de trem, táxi ou pegar as vans credenciadas. O passeio de trem pode ser bem gostoso! Veja no site do Trem do Corcovado.

Copacabana

Se estiver de carro ou táxi, não deixe de passar pelo Mirante Dona Marta e o Heliponto, onde temos a clássica e deslumbrante vista do Rio de Janeiro, nesse post conto detalhes sobre esse lugar que adoro levar os amigos.

Mirante Dona Marta

Voltando do Cristo rumo ao Pão de Açúcar, você pode passar pelo bairro de Santa Teresa, Catedral Metropolitana do Rio e Escadarias Selarón (liga Santa Teresa a Lapa). Por fim, depois de desbravar praticamente os principais lugares e pontos turísticos do Rio de Janeiro, você pode dar uma esticadinha até a Lapa novamente e comer uma empada aberta maravilhosa no Boteco Belmonte (Av. Mem de Sá, 82)! De quebra vai conhecer a bohemia carioca e a melhor empada aberta do Rio!

belmonte empada

Dia 2 

A ideia desse dia é conhecer os famosos parques do Rio, começando pelo Jardim Botânico. Eu recomendo tomar um belo café da manhã no La Bicyclette (tem post com detalhes aqui), depois, se suas perninhas aguentarem (o Jardim Botânico é bem extenso) dê um pulo no Parque Lage (post falando sobre ele aqui), que é do lado, passe a manhã e parte da tarde explorando esses lugares, que vale a pena. Se quiser, pode almoçar pelo Parque Lage também. Depois rumo a Lagoa Rodrigo de Freitas, que fica a 1,3km dali, mais um cartão postal da cidade. Se tiver fôlego, alugue um triciclo e dê uma voltinha pela Lagoa (não precisa dar a volta toda, mas se quiser, dura 1h aproximadamente) vislumbrando um belo pôr do sol. Finalize num dos barzinhos ou restaurantes que tem por lá: gosto muito do quiosque Caipirinha e Filé para ouvir uma boa música e petiscar, tem comida boa também, ou se quiser gastar um pouco mais, vá para o badalado Palaphita Kitch, com opções deliciosas de comidinhas e bebidas, além dessa vista deliciosa para a Lagoa!

Parque-Lage

Palaphita-Kitch

Dia 3

No último dia dá para acordar tranquilamente, dependendo da hora do seu vôo, e sugiro ir até o Forte de Copacabana explorar o museu e ver Copa lá de cima, lá dentro tem a Confeitaria Colombo, minha paixão! Você pode tomar café ou almoçar e curtir a vista. Tem post completo falando tudo sobre o lugar 🙂

Forte de Copacabana

E aí, gostaram? Espero que sim.

SE VOCÊ AMA O RIO COMO EU, PARTICIPE DO GRUPO DO BLOG A CARA DO RIO NO FACEBOOK!

 

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Você pode gostar também

16 Comentários

  • Responder
    Daniella R Canuto
    15/07/2019 at 09:10

    Olá, amei o post!!! vc conhece hotel ou pousada que aceita pet dog de pequeno porte?

    • Thata Monteiro
      Responder
      Thata Monteiro
      29/07/2019 at 12:47

      Oi Daniella! Que bom que curtiu. O Miramar em Copacabana, da rede Windsor aceita, conheço esse pra te indicar. Beijos

  • Responder
    Ana Celia
    29/04/2019 at 14:40

    Oi! Já estou estudando todas as suas dicas e montando o meu roteiro. Estou indo em novembro e ficarei no Flamengo, pelo que vi, bem proximo ao Centro.

    • Thata Monteiro
      Responder
      Thata Monteiro
      29/07/2019 at 12:52

      Olá, Ana
      Flamengo é ótimo sim, fica perto do centro e de muitos pontos turísticos. Espero que aproveite bem 😉
      Beijos

  • Responder
    ivania lima
    12/03/2018 at 01:07

    Nossa amei o roteiro, ótimas dicas e tudo muito bem explicadinho. Poderia sugerir o bairro para se hospedar que seja de fácil acesso para os pontos sugeridos no roteiro? Obrigada!! 😉

    • Thata Monteiro
      Responder
      Thailise Monteiro
      20/03/2018 at 09:05

      Olá, Ivania
      Que bom que gostou! Acho que os melhores bairros são pela Zona Sul, depende do quanto quer gastar: Copacabana, Ipanema, Botafogo são ótimos. Bjos

  • Responder
    Maria Smith
    08/10/2017 at 04:59

    Thank you for the article.

    Great blog that I enjoyed reading.

    • Thata Monteiro
      Responder
      Thata Monteiro
      01/04/2018 at 13:58

      Thank you Maria!

  • Responder
    Kelly Medeiros Christovão
    07/10/2017 at 20:40

    Adorei as dicas, pretendo ficar 3 dias no Rio e 3 dias em Arraial do Cabo. Estava procurando um artigo que me levasse a conhecer todos os principais pontos e acredito que você conseguiu!. Minha pergunta é: que bairro seria melhor se hospedar, de modo que pudesse ficar fácil ir aos pontos turísticos?. Grata, bjs

    • Thata Monteiro
      Responder
      Thailise Monteiro
      09/10/2017 at 10:32

      Olá, Kelly! Que legal, espero que goste de todas as sugestões <3
      Acho que Botafogo, Copacabana ou Ipanema são bairros legais para você ficar, perto de todos os principais pontos que falei, vai depender do quanto quer pagar também. Beijos e divirta-se muito!

  • Responder
    Pablo
    16/09/2017 at 02:19

    Valeu pelas dicas. Sou uruguaio e em janeiro vou ficar 5 días em copacabana e mais 5 días em cabo frío. Já estou estudando o melhor jeito de conhecer o Río. A minha principal preocupaçao é na questao da insegurança. Agradeço suas dicas!

    • Thata Monteiro
      Responder
      Thailise Monteiro
      26/09/2017 at 23:12

      Que bom que gostou Pablo! Olha, a segurança sempre foi um problema, mas o ideal é evitar lugares próximos a comunidades agora, além de ficar mais atento aos seus pertences, não ficar com câmeras e celulares na mãos, coisas desse tipo. Mas isso eu sempre falo nos posts, fazer trilhas em grupo, pesquisar direitinho se é um bom dia e momento para ir a tal lugar, etc. No mais, é aproveitar as belezas e lugares maravilhosos que a cidade oferece! Bjs

  • Responder
    Franciele Benkendorf
    24/07/2017 at 13:10

    Adorei seu roteiro, estou pensando em ir em novembro pra lá e com certeza seguirei suas dicas! Obrigada

    • Thata Monteiro
      Responder
      Thailise Monteiro
      24/07/2017 at 16:17

      Olá, Franciele! Que bom que gostou, tem muita coisa pra fazer por aqui, mas acredito que coloquei as mais básicas que valem muito a pena. Marque #blogacaradorio quando vier e postar fotos no Instagram para eu poder acompanhar 😉
      Beijos

  • Responder
    Evellyn Kellen
    21/02/2017 at 16:03

    Adorei seu roteiro, me deu muitas dicas. Um dúvida , dá tempo de fazer o passeio para o cristo e pão de açucar numa única tarde no mesmo dia??

    • Thata Monteiro
      Responder
      Thailise Monteiro
      24/02/2017 at 22:55

      Oi, Evelly
      Que bom que curtiu o roteiro! Olha, eu acho que dá sim, mas tem que planejar bem o horário e comprar os ingressos antes.
      Bjos

    Deixe um comentário

    CURTA A CARA DO RIO NAS REDES SOCIAIS E INSCREVA-SE PARA RECEBER A NOSSA NEWSLETTER