Lá vem post clichê e delicioso! 🙂
Todos sabem que o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é lindimais, principalmente os cariocas, não é mesmo? E eu amo esse lugar! Porém, muitos preferem a praia nesse calorão doido do Rio. Afinal, andar debaixo do sol de 45° não é moleza (sensação de 50° em alguns dias, Jesusss), mesmo tendo muitas árvores, tenho que concordar que aquele ti-bum no mar ou banho de ducha na areia fica bem convidativo… rs.
Mas é um ponto turístico quase que obrigatório aqui no Rio e como minha família estava aqui para aproveitar as férias na Cidade Maravilhosa e as crianças ainda não conheciam o lugar, levamos todos lá! Quem nunca viu aquelas palmeiras-imperiais na TV, nos jornais, nas novelas e nas redes sociais e sempre quis tirar aquela foto famosa? Pois é, aqui é o lugar! Esse cartão postal é a Aleia Barbosa Rodrigues, sabiam? Eu não, descobri lendo o mapa :). Qualquer foto fica sensacional ali, e ainda tem a vista do Cristo! Ah…
Uma novidade: pode dormir até mais tarde porque o estacionamento do Jardim Botânico está fechado e você vai usar o estacionamento do Jockey Club se estiver de carro, pois é bem em frente a uma das entradas do instituto, ao lado do Rubaiyat Rio (churrascaria de Sampa que chegou há pouco tempo por aqui). Há várias linhas de ônibus que passam em frente também, vale conferir no site do Rio Ônibus.
Na entrada, as crianças já se divertiram com as tartarugas (vale lembrar que crianças até 7 anos não pagam), depois seguimos para os principais pontos do mapinha que você pode pegar na entrada do parque, peguem esse mapa porque ele ajuda muito a se localizarem, o parque é enorme e nem sempre você vai querer passar por todos os pontos, com crianças é ainda mais difícil, pois elas preferem ficar brincando no parquinho.
Parquinho (atenção: não pode comer nem beber aqui dentro, só nos locais permitidos do instituto)
Do lado de fora do parquinho infantil tem uma lanchonete, mas sou bem mais o La Bicyclette!
Vá caminhando e lendo as placas das espécies, são muitas! Entre elas o Pau-brasil e a Sumaúma (foto abaixo), uma das árvores de maior porte no mundo, ela fica no espaço Tom Jobim.
Não deixem de ir nestes pontos: Aleia Barbosa Rodrigues (o famoso caminho das palmeiras-imperiais), Chafariz central, Casa dos Pilões, O Caminho da Mata Atlântica (vai ver macacos, tucanos, calangos…), Jardim sensorial, a Cascata, o portal (rende belas fotos), a Sumaúma, o Jardim Japonês e o Orquidário (a primeira vez que fui lá em 2009 estava um deslumbre – veja a foto logo mais, hoje não tem comparação, mas vale conhecer), tem o Bromeliário também, tem muita coisa bonita. E, claro, se tiver com crianças, vá ao parquinho para os pequenos se divertirem.
Olha só eu nessa foto de 2009… ah como o tempo passa!!!
Orquidário em 2009
Bromeliário
Para arrematar o passeio, almoçamos no La Bicyclette, é tudo uma delícia ali. Os pães são artesanais, não tem gordura, açúcar, nem aditivos químicos ou agentes de conservação. As matérias-primas que são usadas nos produtos: farinha integral, centeio, gergelim, semente de girasol, ervas finas, sal marinho… e muita linhaça, ótimo pra quem é fã de produtos naturebas como eu. Pedimos o prato do dia, comida leve e saudável, bem caseirinha e veio a cestinha de pães divinos. E o que são aqueles doces e bolos? Minha nossa! Só não comi porque o calor não deixou, precisava de algo gelado, muito gelado para refrescar.
Um pouco sobre o Jardim Botânico do Rio
Iniciou suas atividades em 1808, inserido no projeto de pesquisa luso, e seguia orientações elaboradas anteriormente em Portugal.
Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6 500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas.
A instituição abriga, ainda, monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico e a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 000 volumes e o maior herbário do Brasil, com cerca de 650 mil amostras desidratadas completamente informatizadas e disponíveis para o público na página da instituição.
É responsável pela coordenação da Lista de Espécies da Flora do Brasil e pela avaliação de risco de extinção destas espécies.
Fonte: Wikipédia
Mais informações:
Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Site oficial: www.jbrj.gov.br
Entrada: R$ 7,00 (crianças menores de 7 anos não pagam)
Rua Pacheco Leão, 915 – Jardim Botânico
(21) 3874-1808 / (21) 3874-1214
La Bicyclette
Site: www.labicyclette.com.br
Rua jardim botânico, 1008
Espaço Tom Jobim
(21) 3594-2589
Gostou?
Beijos da Thata
–
Planeje sua viagem ao Rio:
Hospedagem: www.booking.com/riodejaneiro
Aluguel de carro: www.rentcars.com
Seguro viagem: www.segurospromo.com.br/acaradorio
Souvenirs do Rio de Janeiro com desconto especial: www.shop.rio2love.com/acaradorio
—
Me siga nas redes sociais
Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom
Sem comentários