Sho Rio
Passeios

Tour Rio de Glórias com apoio do Windsor Hotéis

Tenho dica de passeio hoje para quem gosta de cultura e de caminhar pelas ruas do Rio conhecendo sua história mais a fundo. Semana passada participei do Rotas Culturais: projeto gratuito que revela os bairros históricos do Rio de Janeiro e toda a sua riqueza cultural de um jeito interessante e divertido. As visitas guiadas a pé e o mapeamento cultural fazem parte de uma iniciativa liderada pela Rede Windsor Hotéis, que está em vigor desde 19 de julho de 2018.

O dia começou com a apresentação das dependências e espaços para eventos do Windsor Flórida, que fica no Catete, seguindo para o casarão na mesma rua, de frente para o hotel, que também faz parte da rede e configura um ótimo espaço para eventos corporativos, com pegada cultural e até pequenos casamentos.

Depois tivemos um almoço delicioso no próprio hotel, no salão que comporta 600 pessoas e é onde o café da manhã e buffet de almoço é servido, tanto para hóspedes quanto não-hóspedes – atenção moradores do bairro, uma delícia de opção, a feijoada estava bem apetitosa e há muita variedade de frios, quentes e sobremesas! Passar ali para tomar um café da manhã também é pedida certa.

Em seguida, partimos para o aguardado tour Rio de Glórias, guiado pelo pessoal do Rotas Culturais. Mas antes passamos na sala de palestras, onde eles fazem uma apresentação do que será visto e entregam um kit super bacana com uma sacola, garrafinha de água, chapéu para se proteger do sol, camiseta e um adesivo. Muito bem organizado, esse projeto cultural é baseado em visitas guiadas e patrocinado pela Rede Windsor Hoteis, com o objetivo de contribuir ainda mais para a valorização do corredor cultural do Rio de Janeiro, que inclui Centro Histórico, Zona Portuária e adjacências. Eles estão oferecendo três tours super bacanas. Dispõe de um mapeamento atualizado das atividades e manifestações culturais das regiões da Zona Portuária, Cinelândia e Glória e produção de mapa com pontos culturais de interesse.

A intenção é oferecer uma experiência gratuita de qualidade à população e beneficiar também hóspedes dos hotéis Guanabara, Flórida e Asturias, localizados no Centro da cidade e no Flamengo. Desta forma, clientes corporativos ganham motivos para esticar a estada e usufruir da região no fim de semana enquanto o boca-a-boca ajuda a divulgar o Centro como uma ótima opção de hospedagem em viagens de lazer. “Queremos ser referência no setor hoteleiro como fornecedores de conteúdo sobre o Rio de Janeiro”, diz Vitor Almeida, gerente de Marketing da Rede Windsor Hoteis.

Museu da República – Palácio do Catete

Museu da República – Palácio do Catete por dentro

Museu da República – Palácio do Catete por dentro

Museu da República – Palácio do Catete por dentro

A primeira fase do projeto contou com oficinas de capacitação de funcionários de diversas áreas da Rede Windsor Hotéis e visita guiada pela historiadora Priscila Monteiro, uma pioneira no turismo histórico e cultural do Rio. É ela quem conduz os grupos por três roteiros: Rio de Glórias, Cinelândia e Pequena África.

Confira a agenda de passeios disponíveis e inscreva-se em: www.institutocidadeviva.org.br/rotas-culturais ou pelo telefone (21) 2233-3690. Além de gratuitos, os passeios contarão com uma breve oficina de história sobre os pontos que serão visitados. Acompanhe também a página no Facebook: www.facebook.com/VisitasGuiadasRotasCulturais.

Jardins do Palácio do Catete

Marina da Glória

Monumento aos Pracinhas

Um trajeto no coração do Rio

O projeto Rotas Culturais é realizado pelo Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV), em parceria com a empresa HCTUR – História, Cultura e Turismo, Hotéis Rio (Associação de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro), Polo Região Portuária e Sebrae/RJ. É patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Rede Windsor Hoteis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS/RJ).

Sobre a Windsor Hotéis

Há mais de 30 anos no mercado brasileiro, a Rede Windsor possui hotéis de três a cinco estrelas. Dona de um dos maiores grupos hoteleiros independentes do país, possui 14 unidades no Rio de Janeiro entre Copacabana, Flamengo, Barra da Tijuca e Centro, além de 2 em Brasília. Aqui no blog já falei sobre o Miramar by Windsor nesse post, é a unidade de luxo localizada em Copacabana.
A rede conta ainda com o Windsor Expo Convention Center (WECC), o maior complexo de hotéis e eventos da capital fluminense, onde estão Windsor Barra, Windsor Oceanico, Centro de Convenções Expo Center e Windsor Marapendi. O espaço tem 22 mil m², 150 salões multiuso e capacidade para receber até 7 mil pessoas. Como reconhecimento por excelência em hospedagem, figura também em premiações nacionais e internacionais.

Rooftop do Miramar by Windsor

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Booking.com

Você pode gostar também