Casa e decoração Shopping Gávea
Destaque Trilhas

Trilha do Morro da Urca

Fazia tempo que eu queria montar um grupo legal para fazer trilhas pelo Rio, e agora finalmente encontrei! Já fiz algumas trilhas por aqui com amigos, mas foram leves. Prefiro fazer sempre em turma, com guias que conheçam bem o local e com segurança. Quando recebi o convite do Grupo Mateiros que trabalha em parceria com a empresa de ecoturismo Rio Ecoesporte, aceitei na hora.

Fiz a trilha e caminhada ao topo do Morro Urca, que queria há tempos conhecer e é super tranquila, um passeio bem turístico com um visual incrível. Ela nos leva ao mirante e primeiro estágio do Bondinho do Pão de Açúcar e até crianças podem fazer, tanto que minha amiga foi com sua filha de 10 anos e tinham outras crianças por lá. Acho importante e muito saudável esse contato com a natureza desde cedo.

A dica é ir em dias de sol, qualquer trilha ou passeio que renda boas fotos eu sempre dou preferência a esperar um dia de sol, pois elas ficam bem mais bonitas e acho que a energia do lugar muda muito também. Apesar de ser considerada uma trilha leve, não é recomendada para quem tem problemas nos joelhos, por exemplo, pois as “escadas” formadas por terra ou pedras são bastante inclinadas em sua maior parte.

A trilha tem início num ponto de entrada do lado esquerdo da pista Cláudio Coutinho, na Praia Vermelha, localizada no tranquilo bairro da Urca. A pista Cláudio Coutinho é um caminho pavimentado que segue em torno do Morro da Urca e Pão de Açúcar, muitos usam a pista para corrida e caminhada, é um lugar lindo. Só para ter ideia, o tempo estimado para se chegar ao topo, para quem está em forma, varia de 30 à 40 minutos, dependendo do passo de cada um.

Chegando ao Morro você tem aquele visual maravilhoso do Rio, pode comer por ali nos restaurantes e cafeterias e ainda subir até o Pão de Açúcar (o morro mais alto) pela metade do preço, dá para comprar o ingresso por lá mesmo. Você também tem a opção de voltar de bondinho, caso não queira descer pela trilha, que não era nosso caso, e aí o ingresso da descida precisa ser comprado na bilheteria lá embaixo na entrada do local, mais garantido. Ou pode fazer subir pela trilha para apreciar o pôr do sol e esperar até às 19h para descer de graça pelo bondinho, que é a hora que os portões de acesso pela trilha se fecham e o acesso a ele é liberado.

A trilha do Morro da Urca é adequada para quem gosta de subir montanhas ou escalada por caminhada, sem necessidade de equipamentos de alpinismo ou corda. O caminho, mesmo sendo bem inclinado, é relativamente seguro na maioria dos trechos, pois não há abismos muito próximos à trilha. Não aconselho ir após muita chuva porque fica bem escorregadio, aliás, em qualquer trilha. Não é preciso levar lanche, muita água ou algo parecido, pois é curto o caminho e chegando lá em cima você pode comprar e ir ao banheiro tranquilamente.

Leve boné, repelente e protetor solar, e nunca jogue lixo no meio do caminho ou alimente os macaquinhos e outros animais que aparecem por lá! Caso nunca tenha feito esse tipo de caminhada, não vá sozinho, principalmente à noite! Se cair, escorregar e se machucar, o socorro pode demorar a chegar e não precisamos dar sopa para o azar, não é mesmo?
Como a trilha é fácil e tem apenas uma direção, nem é preciso seguir mapas, ela é bem sinalizada.

Sobre a Rio Ecoesporte

O Rio de Janeiro oferece muitas opções de passeios ao ar livre, em meio a natureza, opções que além de lindas, são econômicas. E se você é desses que busca conhecer os lugares mais bonitos do Rio, opções não faltam por toda a cidade. Para contribuir com esta demanda, a equipe da agência de turismo e lazer Rio Ecoesporte, criou o grupo Mateiros, que busca reunir amantes da natureza interessados em conhecer os quatro cantos da cidade. Com uma equipe preparada, todos os finais de semana acontece uma programação diferente onde os participantes colaboram com o trabalho voluntariamente.

Com equipe formada por especialistas em educação desportiva e ambiental, a agência oferece uma série de roteiros para a prática de trilhas, treinamento funcional, esportes na praia, entre outras atividades. São vários roteiros para conhecer as belezas naturais do Rio e ainda praticar atividades que estimulam o bem-estar e a qualidade de vida.

Informações e reservas Rio Ecoesporte – grupo Mateiros pelo telefone: (21) 97458-5402

Todos os serviços e produtos estão disponíveis no site: www.rioecoesporte.com

Espero que tenham gostado desse passeio! Logo mais farei outras trilhas e vou montar um grupo bem bacana de seguidores do blog para fazermos um roteiro especial juntos!

 

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Booking.com

Você pode gostar também