Passeios Pontos turísticos

Escadaria Selarón: como chegar nesse ponto turístico

escadaria-selaron-8_destaque

Quem nunca viu aquela famosa escadaria linda, cheia de ladrilhos coloridos nas fotos dos turistas circulando pelas redes sociais, hein?

Escadaria Selarón é um ponto turístico muito visitado no Rio de Janeiro, reconhecido mundialmente, que fica bem pertinho do bairro da Lapa e na descida do bairro de Santa Teresa (bem próximo aos Arcos da Lapa). Confesso que a primeira vez que fui demorei um pouquinho para encontrá-la, pois não tinha me preparado para visitá-la. Depois foi fácil, mas resolvi montar um mini guia aqui no blog pra quem quiser conhecer esse canto famoso da Cidade Maravilhosa, rende altas fotos!

Esse mosaico a céu aberto pode ser visitado a qualquer dia e hora, mas pela manhã e a tarde é mais tranquilo. A Escadaria Selarón foi considerada a “maior escultura do mundo feita por um único indivíduo”. Conhecida mundialmente por sua beleza, atrai milhares de turistas todos os dias para o bairro de Santa Teresa. O famoso ponto turístico carioca foi 100% concebido pelo artista plástico chileno Jorge Selarón (morreu aos 65 anos no dia 10/01/2013, seu corpo foi encontrado carbonizado na própria escadaria… muito triste).

escadaria-selaron-1

A escadaria possui 215 degraus e 125 metros de comprimento. A história da escadaria começou em 1994, quando o artista começou a dar uma nova cara para o que ficaria conhecido como a Escadaria Selarón de hoje. No começo, Jorge era tido como louco pelos vizinhos, mas com o tempo ele foi dando forma a sua ideia, chamada de “a grande loucura” e comprava os azulejos com seu próprio dinheiro. Em 2000, com a escadaria já pronta, ele começou a instalar os azulejos vermelhos, era sua cor preferida. Nessa época, ele também começou a receber azulejos de várias partes do mundo e fazia questão de expor todos, mesmo que tivesse que tirar os azulejos que ele tinha comprado para colocar os que foram doados.

escadaria-selaron-2escadaria-selaron-3

Foto: Blog do Guerreiro

A escadaria ganhou fama mundial ao ser escolhida como palco do clipe “Beautiful” de Snoop Dog e Pharrel Williams em 2009 e também de outros artistas como U2, Flo Rida e Naldo que a fizeram de pano de fundo para suas músicas. Uma obra de arte como essa, tem que ser bem aproveitada mesmo.

Vamos ao que interessa, como chegar até lá. É um local aberto, você pode visitar a qualquer hora do dia em qualquer dia da semana, não é cobrado nada por isso. Como a visita é rápida, você pode combinar um passeio por Santa Teresa, que já falei nesse roteirinho aqui, e depois uma ida até os Arcos da Lapa, terminando a noite em algum barzinho da Mem de Sá ou Riachuelo.

E atenção, agora com a volta dos bondinhos tem mais coisas gostosas para fazer por lá e se divertir dentro deles, veja esse roteirinho aqui do Viaje na Viagem utilizando alguns trechos que já foram inaugurados.

escadaria-selaron-5

Estávamos em Santa Teresa, então ficamos rodando pelas ruas e perguntando em cada esquina para chegar à rua certa… quando chegamos quase não reconheci, pois a escadaria vista de cima parece uma escadaria qualquer, só quando você desce e vai explorando cada cantinho lá debaixo é que enxerga a real obra de arte.

escadaria-selaron-7

escadaria-selaron-6O endereço correto é Rua Joaquim Silva, entre os números 93 e 87, Lapa. Para ir de carro, o melhor é estacionar pelas ruas de Santa Teresa e ir andando a pé (chegando cedo pode achar vaga), ou deixar nos estacionamentos próximos à rua Riachuelo ou Mem de Sá (Arcos da Lapa).

Do Centro, você deve observar as placas indicando o caminho para a Lapa. Chegando nos Arcos da Lapa, é fácil localizar a entrada da Rua Teotônio Regadas, fiz a pesquisa no Google Maps vindo da Presidente Vargas.

escadaria-selaron-9

A estação de metrô mais próxima é a Cinelândia, conforme mapa abaixo, uma caminhada de aproximadamente 10 minutos. Atenção para as ruelas do centro, pois mesmo com os guardas do “Centro Presente”, sempre aparecem os batedores de carteiras, cordões de ouro, celulares e afins… Vá por caminhos movimentados e não fique dando bobeira com a câmera.

escadaria-selaron-10

Quando chegar nos Arcos da Lapa, localize a entrada da Sala Cecília Meireles (A Sala Cecília Meireles localiza-se no Largo da Lapa nº 47), a entrada da rua Teotônio Regadas fica bem ao lado.

sala-cecilia-meireles

 

Espero que gostem do passeio, marquem #acaradorio nas fotos para eu poder curtir no Instagram!

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom
Snapchat: thataacaradorio

 

Informações úteis:

Aluguel de carro no Rio: www.rentalcars.com

Onde ficar no Rio: www.booking.com/riodejaneiro

Você pode gostar também