Sho Rio
Dicas culturais

Mostra com peças de Roberto Romero no Hotel Santa Teresa Rio

Está rolando uma exposição super bacana, de obras feitas de arame, do artista plástico argentino Roberto Romero nos jardins e no espaço 660 do Hotel Santa Teresa Rio MGallery By Sofitel. A entrada é gratuita e está imperdível!

O artista é a grande estrela da terceira edição do MGallery Art Project, no Hotel Santa Teresa Rio MGallery By Sofitel. A mostra Pássaros de Origami: revoada entre a tradição e o contemporâneo é uma homenagem a arte milenar do Origami e inspiração para a nova coleção de peças em arame assinadas por Romero. A junção da exuberância dos trópicos em harmonia com o minimalismo do Oriente é o mote da exposição, em cartaz do dia 17 março a 16 de maio, no espaço 660 e nos jardins do hotel carioca.

O Origami, técnica milenar de dobraduras em papel popularizada no Japão, deu asas ao artista que produziu uma revoada poética de pássaros e aves exóticas da fauna brasileira. O fio metálico é a matéria-prima que assinala sua obra e expõe nesta nova coleção de objetos decorativos a leveza tridimensional que flutua na forma de araras, tucanos, flamingos, beija-flores e corujas.

O voo inspiracional levita sobre as matas e florestas tropicais do Brasil e faz conexão com o Tsuru (garça), o mais emblemático dos origamis que difundiu a arte das dobraduras pelo mundo. As esculturas vazadas reclamam magnetismo e convida o olhar a deter-se nos detalhes da geometria perfeita. “A exatidão geométrica contrasta com a pluralidade das interpretações que a obra de arte pode despertar. É a sensibilidade individual que norteia o voo reflexivo”, pondera Romero.

Na coleção Pássaros de Origami o artista plástico expõe a visão minuciosa sobre a linha tênue de culturas díspares. Ousa apropriar-se de um ícone da terra do Sol Nascente para desdobrá-lo em símbolos que celebram a tropicalidade brasileira e sua natureza exuberante. Transpõe recortes temporais e coloca uma arte milenar em sintonia com o presente. Um voo livre de barreiras para um mundo cada vez mais global.

Sobre Roberto Romero

Argentino de Buenos Aires, 43 anos, Roberto é licenciado em Letras pela Universidade de Paris X – Nanterre. Artista plástico autodidata, elabora esculturas com arame e tem nas suas criações uma assinatura peculiar. Suas obras são escritas subentendidas nas linhas livres do fio metálico, cuja essência primitiva e rude exalta a leveza. Os desenhos vazados se esgotam em contornos e abrem um universo poético e reflexivo aos olhos de quem os observa.

A aura reflexiva que paira sobre as esculturas revela recortes da própria história de vida do artista. Cosmopolita, Romero sorveu referências multiculturais e compôs um repertório de imagens colhidas pelos países onde viveu, visitou, estudou e trabalhou. Suas passagens pelo Líbano, França, Colômbia e Uruguai mapearam matérias-primas, aguçaram o interesse pela reutilização de objetos antigos e técnicas artesanais. Memórias sempre frescas para mesclar às novas pesquisas e inspirações que agora habitam o Brasil desde 2012, quando estabeleceu morada no país.

SERVIÇO:
Exposição: Pássaros de Origami: revoada entre a tradição e o contemporâneo
Artista: Roberto Romero
Período: de 17 de março a 16 de maio de 2017
Horário de visitação: todos os dias, de 9h às 18h.
Local: Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel
Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 660 – Santa Teresa . Tel: (21) 3380-0200
Entrada Gratuita

 

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Booking.com

Você pode gostar também