Destaque Paraty

Onde ficar em Paraty – Pousada do Sandi e Porto Imperial

Porto Imperial Paraty_destaque

Vamos para Paraty? Continua o projeto #acaradorioviaja, lá vamos nós para a segunda parada do ano. Eu passei um dia nessa cidade quando era adolescente, tinha chovido muito e eu só me lembrava que tinha detestado porque não saí do carro pra ver nada, isso há 15 anos… não imaginaria ver tanta beleza na chuva e me encantar tanto como agora. Como é bom saber que quanto mais os anos passam, mais as coisas ficam boas e nossa visão faz tudo ficar melhor e mais encantador. Hoje, passar um dia na chuva andando pelas ruelas de Paraty fez eu me apaixonar perdidamente pela cidade!Faz tempo que eu estava querendo visitar essa lindeza, já que é relativamente mais perto do Rio do que de São Paulo. Na época em que visitei morava lá e lembro de ter achado longe, imagine só… hoje nada mais é longe pra mim, viajo milhas e milhas felizona!

Vocês viram o post do Portobello Resort de Mangaratiba aqui? Falo lá o quanto é fácil e bonito pegar a Rio Santos, e fizemos Paraty logo em seguida de Mangaratiba, para aproveitar bem a viagem. A viagem durou cerca de 2 horas, por conta do limite de velocidade. Então saindo do Rio, pela rodovia Rio Santos, você vai levar aproximadamente 3h15 para chegar em Paraty tranquilamente – sem congestionamento – são 246km. De São Paulo são 268km (só um pouquinho a mais) , leva cerca de 4 horas de viagem.

Ficamos hospedadas em duas pousadas maravilhosas que fazem parte do guia Roteiros de Charme, a primeira foi a Porto Imperial, mesma rede do Portobello Resort. Fica muito bem situada, no centro histórico de Paraty, onde você vai passar a maior parte do tempo, pois ali tem tudo. Desde lojinhas de artesanato, souvenirs a lojas de grife, além do comércio geral, farmácias, padarias, restaurantes e afins. A cidade mudou muito, tem se reinventado para atender a demanda do turista mais exigente, mas sem perder seu charme único. A outra pousada foi a Pousada do Sandi, sem palavras para descrever o encanto que é, me apaixonei de verdade, também fica no centro histórico. Vou concentrar esse post nas duas para não ficar cansativo e nos próximos vou escrever sobre a gastronomia do local, que é maravilhosa, e dicas do que fazer em Paraty, muitos passeios!

Porto Imperial Paraty_5

A Porto Imperial é um grande casarão datado de 1804, onde originalmente era um entreposto comercial de sucesso, destacando-se pela sua localização às margens do Rio Perequê-açu, local onde atracavam as embarcações que faziam o transporte das mercadorias que chegavam ou saíam de Paraty. São 43 acomodações, um salão bem amplo com uma decoração clássica, tem uma área externa super convidativa ao relaxamento, com um lindo jardim, piscina, jacuzzi aquecida, sauna, bar e academia para quem quiser manter um pouco da rotina da malhação.

Porto Imperial Paraty_1Porto Imperial Paraty_2

Foto: site Roteiros de Charme

Porto Imperial Paraty_8

Foto: Paratyonline.com

O jardim à noite é um convite a tomar bons drinques na beira da piscina e bater um papo sem compromisso.

Porto Imperial Paraty_7 Porto Imperial Paraty_6

Foto: Paratyonline.com

O café da manhã é servido nesse espaço bem aconchegante, os funcionários são muito solícitos e simpáticos, sempre prontos a ajudar. Quando há um grupo pequeno de hóspedes (10 mais ou menos), eles montam um pequeno buffet como o da primeira foto. Já se há menos pessoas ainda, como no segundo dia que estávamos lá, servem direto na mesa, você faz o pedido por uma comandinha. Destaque para o creme de abacate! PEÇAM, pra quem gosta vai amar, é dos deuses…

Porto Imperial Paraty_3Porto Imperial Paraty_9 Porto Imperial Paraty_10 Porto Imperial Paraty_11

Esse abaixo foi o café da manhã pedido através da comanda, tinha apenas 5 hóspedes no dia, achei bem bacana eles darem essa opção, sem perder a qualidade.

Porto Imperial Paraty_12

Os quartos são estilo mais clássico, alguns reformados e mais modernos, outros ainda sem reforma mas igualmente confortáveis.

Porto Imperial Paraty_13Porto Imperial Paraty_14

Informações completas sobre os preços atualizados por temporada e todos os tipos de acomodações estão no site oficial da pousada, ao final do post.

Agora vamos para a segunda estadia, a Pousada do Sandi. Achei perfeita para ir à dois, muito charmosa e romântica. Tudo nela é inspiração! A começar por ter uma loja da Kopenhagen lá dentro, ao lado da recepção, quase infartei…

Pousada do Sandi_1

Foto: site Pousada do Sandi

A história da pousada é bem legal. Na década de 80, Sandra Foz (dona da pousada) conheceu seu futuro marido, Alexandre Adamiu, presidente da Paris Filmes. Ela o convidou para conhecer seu refúgio (em Paraty) e foi amor à primeira vista! Alexandre, que era um visionário, viu aquele local como algo especial. Comprou um casarão abandonado e sem perspectivas no coração do Centro Histórico. Após 6 anos de reforma, em 1987, ele presenteou Sandra com a Pousada do Sandi – primeira pousada de luxo de Paraty.

Pousada do Sandi_2Pousada do Sandi_3

Fotos: site Pousada do Sandi

Você vai notar na decoração vários pôsteres, fotos e objetos relacionados a cinema, incluindo um lindo projetor 35mm, cartas originais escritas à mão de Rita Hayworth para Jack Warner e recordações de Alfred Hitchcock. Grandes nomes do cinema internacional e nacional estiveram na pousada a convite do casal, que por curiosidade, levaram para a cidade as filmagens do Filme Amanhecer – 4° parte da Saga CREPÚSCULO, sendo o destino de lua de mel escolhido pelos românticos vampiros (eu fiz o passeio até a casa que foi usada para a gravação, no segundo post sobre Paraty irei mostrar).

A pousada oferece um welcome drink de cortesia, é dog friendly, tem spa, jacuzzi, um pequeno fitness center, um jardim maravilhosos para relaxar e dois restaurantes excelentes dentro da casa. Além disso, recebe muitas festas de casamento.

Pousada do Sandi_4 Pousada do Sandi_5 Pousada do Sandi_6 Pousada do Sandi_7

Os quartos são lindos, charmosos, muito bem decorados, kit amenities de primeira, uma vista da janela de tirar o fôlego! Eu só queria morar ali por um mês que já ficaria bem feliz :)

Pousada do Sandi_8Pousada do Sandi_13

A vista do nosso quarto…

Pousada do Sandi_14

O café da manhã, bem farto e servido num dos restaurantes da pousada, com esse clima bem relax, tranquilo.

Pousada do Sandi_15

Pousada do Sandi_16

 

Só sei que depois dessas estadias, estava bem difícil querer voltar pra casa. Mesmo amando meu Rio, tirar umas férias para esse pequeno paraíso é necessário. Aguardem os passeios no próximo post, por agora fico descansando aqui nessa poltrona e sonhando com a volta a Paraty…

Pousada do Sandi_17

Todas as tarifas e pacotes especiais estão atualizados no site oficial deles, que segue abaixo.

Pousada Porto Imperial
R. Antônio Lapa Malvão, s/n – Centro Histórico, Paraty
Tel: +55 (24) 3371 2323 / 3371 1205 / 99236 0382 / 99235 7792
Site: www.portoimperial.com.br
vendas@portoimperial.com.br

Pousada do Sandi
Largo do Rosário, 01, Centro Histórico, Paraty
Tel: +55 (11) 2503-0195 ou +55 (11) 2503-0196
Site: www.pousadadosandi.com.br
reservas@pousadadosandi.com.br

Espero que tenham gostado!

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Você pode gostar também