Se você ainda não conhece o Rio de Janeiro e tem apenas um final de semana para isso, eis aqui algumas dicas do que poderá fazer nesse tempo. Montei um roteiro de 3 dias como sugestão, que normalmente fazemos com nossos amigos que vem fazer esse “bate-e-volta” pela primeira vez. Dá para conhecer o básico e fazer bastante coisa se o dia for bem planejado, acordar cedo, etc. Vamos contar que você chegue numa sexta-feira pela manhã e vá embora num Domingo à noite, para aproveitar bem.
Como chegar ao Rio de Janeiro e onde se hospedar
Vindo de avião, você pode desembarcar no Aeroporto Santos Dumont (o mais comum e mais próximo dos principais pontos turísticos), ou no Aeroporto Internacional do Galeão (normalmente vôos de regiões mais distantes do Brasil ou internacionais desembarcam aqui). Chegando, você pode optar por alugar um carro (veja aqui), ir de táxi (prefiro sempre os que cobram bandeirada normal, nada de preço fixo, sempre sai mais em conta), pegar um ônibus que aqui no Rio é chamado de “Frescão” e pode ser apanhado em frente ao terminal de desembarque (custa em torno de R$ 12 a 15 – veja trajeto e linhas aqui), ou ainda pegar o novo BRT Transcarioca, que também pode ser apanhado na porta do aeroporto (veja aqui detalhes dos trajetos). Depende muito do lugar onde vai ficar hospedado. Para turistas de primeira viagem, Copacabana é o destino mais procurado, mas há também quem curta a natureza e clima do bairro de Santa Teresa, que tem várias opções de casas, hoteis e hostels para todo tipo de público.
Confira várias opções de hoteis para se hospedar no Rio de Janeiro aqui.
RESERVE SUA HOSPEDAGEM NO RIO AQUI!
Ao fazer a sua reserva no Hurb.com através deste ou qualquer outro link no meu blog, você não paga nada a mais por isso. E tem mais: ainda ajuda a manter o blog A Cara do Rio sempre atualizado e recheado de dicas pra você. Recebo uma pequena comissão a cada hospedagem dos nossos leitores e você paga o mesmo preço se fizer diretamente no site deles.
Dia 1
Sugiro sempre acordar cedo para aproveitar ao máximo o dia, já que pontos turísticos e restaurantes vivem cheios nos finais de semana. Comece conhecendo as praias mais famosas do Rio: Copacabana, Arpoador, Ipanema e Leblon. É super gostoso alugar uma bike e andar pela orla, elas estão espalhadas por toda a cidade. As ciclovias são ótimas! Veja o regulamento e como se cadastrar no site da BikeRio. Almoce num Bibi Sucos mais próximo de onde estiver, lá você vai encontrar a alma carioca: comida natureba e sucos da fruta, divinos (o meu preferido é de morango com laranja)! Tem post sobre as casas de sucos tão famosas do Rio aqui. No período da tarde você consegue ir ao Cristo e Pão de Açúcar se comprar o ingresso antes ou se não estiver cheio, aí você pega o pôr do sol lá de cima do Pão de Açúcar no final do dia. No hotel você consegue agendar esses passeios ou, se quiser ir por conta própria, compre pelos sites: www.ingressorapido.com.br/Corcovado e www.bondinho.com.br. Para o Cristo você pode ir de trem, táxi ou pegar as vans credenciadas. O passeio de trem pode ser bem gostoso! Veja no site do Trem do Corcovado.
Se estiver de carro ou táxi, não deixe de passar pelo Mirante Dona Marta e o Heliponto, onde temos a clássica e deslumbrante vista do Rio de Janeiro, nesse post conto detalhes sobre esse lugar que adoro levar os amigos.
Voltando do Cristo rumo ao Pão de Açúcar, você pode passar pelo bairro de Santa Teresa, Catedral Metropolitana do Rio e Escadarias Selarón (liga Santa Teresa a Lapa). Por fim, depois de desbravar praticamente os principais lugares e pontos turísticos do Rio de Janeiro, você pode dar uma esticadinha até a Lapa novamente e comer uma empada aberta maravilhosa no Boteco Belmonte (Av. Mem de Sá, 82)! De quebra vai conhecer a bohemia carioca e a melhor empada aberta do Rio!
Dia 2
A ideia desse dia é conhecer os famosos parques do Rio, começando pelo Jardim Botânico. Eu recomendo tomar um belo café da manhã no La Bicyclette (tem post com detalhes aqui), depois, se suas perninhas aguentarem (o Jardim Botânico é bem extenso) dê um pulo no Parque Lage (post falando sobre ele aqui), que é do lado, passe a manhã e parte da tarde explorando esses lugares, que vale a pena. Se quiser, pode almoçar pelo Parque Lage também. Depois rumo a Lagoa Rodrigo de Freitas, que fica a 1,3km dali, mais um cartão postal da cidade. Se tiver fôlego, alugue um triciclo e dê uma voltinha pela Lagoa (não precisa dar a volta toda, mas se quiser, dura 1h aproximadamente) vislumbrando um belo pôr do sol. Finalize num dos barzinhos ou restaurantes que tem por lá: gosto muito do quiosque Caipirinha e Filé para ouvir uma boa música e petiscar, tem comida boa também, ou se quiser gastar um pouco mais, vá para o badalado Palaphita Kitch, com opções deliciosas de comidinhas e bebidas, além dessa vista deliciosa para a Lagoa!
Dia 3
No último dia dá para acordar tranquilamente, dependendo da hora do seu vôo, e sugiro ir até o Forte de Copacabana explorar o museu e ver Copa lá de cima, lá dentro tem a Confeitaria Colombo, minha paixão! Você pode tomar café ou almoçar e curtir a vista. Tem post completo falando tudo sobre o lugar 🙂
E aí, gostaram? Espero que sim.
RESERVE SUA HOSPEDAGEM NO RIO AQUI!
Ao fazer a sua reserva no Hurb.com através deste ou qualquer outro link no meu blog, você não paga nada a mais por isso. E tem mais: ainda ajuda a manter o blog A Cara do Rio sempre atualizado e recheado de dicas pra você. Recebo uma pequena comissão a cada hospedagem dos nossos leitores e você paga o mesmo preço se fizer diretamente no site deles.
SE VOCÊ AMA O RIO COMO EU, PARTICIPE DO GRUPO DO BLOG A CARA DO RIO NO FACEBOOK!
Beijos da Thata
—
Me siga nas redes sociais
Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom
18 Comentários
Jéssica
21/11/2019 at 16:03Oi Thailise … boa tarde! Eu sou muito apaixonada em conhecer o Rio… sou do interior de Minas Gerais mas dentro de mim tem o sonho de conhecer o Rio de Janeiro desde que me entendo por gente! =D Porém sou de família pobre e cresci dando prioridade aos meus estudos… Hoje sou formada e trabalho tenho uma filha de 3 anos e esse sonho começou a “latejar” novamente… Gostaria de planejar pra ir num final de semana de abril de 2020 que terei folga de 3 dias, mas a grana ta curta… com exceção das passagens ,quanto acha que devo gastar numa viagem dessas aí dentro do Rio?
Thata Monteiro
06/12/2019 at 12:41Oi, Jéssica, não deixe esse sonho morrer jamais! Abril pra mim, é o melhor mês pra visitar o Rio, menos turista, clima ameno e estadia mais em conta porque não é alta temporada. Vai ser ótimo! Acho que 3 dias com a filha você pode separar R$ 200/dia, mas vai depender muito dos passeios que vai fazer. Os pontos turísticos são os mais caros, sugiro comprar pela internet antecipadamente e aí você já vai ter uma ideia do quanto vai gastar com o restante (comida e transporte). Isso também vai depender do bairro que vai ficar, concentre num lugar que seja mais próximo dos pontos que quer conhecer. Beijos e espero que curta muito o Rio!
Daniella R Canuto
15/07/2019 at 09:10Olá, amei o post!!! vc conhece hotel ou pousada que aceita pet dog de pequeno porte?
Thata Monteiro
29/07/2019 at 12:47Oi Daniella! Que bom que curtiu. O Miramar em Copacabana, da rede Windsor aceita, conheço esse pra te indicar. Beijos
Ana Celia
29/04/2019 at 14:40Oi! Já estou estudando todas as suas dicas e montando o meu roteiro. Estou indo em novembro e ficarei no Flamengo, pelo que vi, bem proximo ao Centro.
Thata Monteiro
29/07/2019 at 12:52Olá, Ana
Flamengo é ótimo sim, fica perto do centro e de muitos pontos turísticos. Espero que aproveite bem 😉
Beijos
ivania lima
12/03/2018 at 01:07Nossa amei o roteiro, ótimas dicas e tudo muito bem explicadinho. Poderia sugerir o bairro para se hospedar que seja de fácil acesso para os pontos sugeridos no roteiro? Obrigada!! 😉
Thailise Monteiro
20/03/2018 at 09:05Olá, Ivania
Que bom que gostou! Acho que os melhores bairros são pela Zona Sul, depende do quanto quer gastar: Copacabana, Ipanema, Botafogo são ótimos. Bjos
Maria Smith
08/10/2017 at 04:59Thank you for the article.
Great blog that I enjoyed reading.
Thata Monteiro
01/04/2018 at 13:58Thank you Maria!
Kelly Medeiros Christovão
07/10/2017 at 20:40Adorei as dicas, pretendo ficar 3 dias no Rio e 3 dias em Arraial do Cabo. Estava procurando um artigo que me levasse a conhecer todos os principais pontos e acredito que você conseguiu!. Minha pergunta é: que bairro seria melhor se hospedar, de modo que pudesse ficar fácil ir aos pontos turísticos?. Grata, bjs
Thailise Monteiro
09/10/2017 at 10:32Olá, Kelly! Que legal, espero que goste de todas as sugestões <3
Acho que Botafogo, Copacabana ou Ipanema são bairros legais para você ficar, perto de todos os principais pontos que falei, vai depender do quanto quer pagar também. Beijos e divirta-se muito!
Pablo
16/09/2017 at 02:19Valeu pelas dicas. Sou uruguaio e em janeiro vou ficar 5 días em copacabana e mais 5 días em cabo frío. Já estou estudando o melhor jeito de conhecer o Río. A minha principal preocupaçao é na questao da insegurança. Agradeço suas dicas!
Thailise Monteiro
26/09/2017 at 23:12Que bom que gostou Pablo! Olha, a segurança sempre foi um problema, mas o ideal é evitar lugares próximos a comunidades agora, além de ficar mais atento aos seus pertences, não ficar com câmeras e celulares na mãos, coisas desse tipo. Mas isso eu sempre falo nos posts, fazer trilhas em grupo, pesquisar direitinho se é um bom dia e momento para ir a tal lugar, etc. No mais, é aproveitar as belezas e lugares maravilhosos que a cidade oferece! Bjs
Franciele Benkendorf
24/07/2017 at 13:10Adorei seu roteiro, estou pensando em ir em novembro pra lá e com certeza seguirei suas dicas! Obrigada
Thailise Monteiro
24/07/2017 at 16:17Olá, Franciele! Que bom que gostou, tem muita coisa pra fazer por aqui, mas acredito que coloquei as mais básicas que valem muito a pena. Marque #blogacaradorio quando vier e postar fotos no Instagram para eu poder acompanhar 😉
Beijos
Evellyn Kellen
21/02/2017 at 16:03Adorei seu roteiro, me deu muitas dicas. Um dúvida , dá tempo de fazer o passeio para o cristo e pão de açucar numa única tarde no mesmo dia??
Thailise Monteiro
24/02/2017 at 22:55Oi, Evelly
Que bom que curtiu o roteiro! Olha, eu acho que dá sim, mas tem que planejar bem o horário e comprar os ingressos antes.
Bjos