Destaque Onde ficar

Uma guest house no coração do Rio de Janeiro

Guest House Solar do Cosme_destaque

Vocês sabem o que é uma guest house? Normalmente, quando vamos viajar, procuramos pelos habituais hotéis, resorts, hostels ou até mesmo os apartamentos de aluguel por temporada, tão comuns aqui no Rio. Dependendo de quanto estamos disponíveis a gastar e o tipo de experiência e conforto que desejamos, é o que vai fazer decidirmos pela acomodação ideal.

É aí que entra aquela opção diferente, uma experiência nova, um jeito novo de conhecer uma cidade e até fazer amizades, fugir um pouco do óbvio: se hospedar numa guest house, por que não? Muito comum em várias partes do mundo e já crescendo também no Brasil, essa opção de acomodação é um tipo de hotel de baixo custo, normalmente uma casa particular que foi convertida em uma casa de acomodação. O dono vive em uma área separada dentro da propriedade e a guest house serve como uma forma de hospedagem de negócios.

Eu nunca tinha ficado hospedada num lugar assim, e posso dizer? Foi uma experiência incrível! Claro que a recepção calorosa da Márcia, dona da casa, fez toda a diferença. O mais gostoso e diferente disso tudo é que você vai ter atenção personalizada, comida caseira e saudável (dependendo da guest house), uma calmaria deliciosa num ambiente super familiar e ainda vai gastar bem menos do que se fosse ficar hospedado em qualquer hotel. Se você quer se sentir numa casa de família, com aquele aconchego bom e ares de casa da mamãe, e fazer uma imersão na cultura carioca, esse é o tipo de lugar perfeito para ficar. Estou falando do Solar do Cosme, que fica no bairro do Cosme Velho, aos pés do Cristo Redentor. Um ponto perfeito para turistas, com trasporte fácil e perto de tudo.

Assim que cheguei, já fiquei encantada com o lugar (um casarão do século XIX), logo de cara o clima familiar me lembrou a casa dos meus pais em São Paulo, onde nasci e morei por anos até me mudar pro Rio. Aí conheci a Márcia, numa recepção calorosa com jeitinho de mãe querendo cuidar dos filhos que estão chegando para conhecer algo novo, mas ainda meio ressabiados. Bastou 10 minutos de conversa para eu querer adotar a Márcia como mãe aqui no Rio! rs… ai que saudades que deu da minha mama…

Guest House Solar do Cosme_10

A Márcia nos apresentou a casa, nosso quarto (fiquei hospedada com a minha queridíssima amiga Nairoquinha, do portal Embarque na Viagem), o funcionamento de tudo e as pessoas maravilhosas envolvidas no negócio, que ajudam a casa a funcionar diariamente e estar sempre pronta para receber os hóspedes. A casa é cercada pelo silêncio da Floresta da Tijuca, tem dois andares no estilo neoclássico e dez quartos intimistas, com detalhes rústicos e artísticos. Foi restaurada para o conforto dos hóspedes e manteve sua clássica estrutura arquitetônica com as enormes janelas coloridas, pisos de madeira e paredes de pedras, uma decoração natural linda. Macaquinhos e pássaros também são visitantes frequentes, tornando o ambiente ainda mais mágico e acolhedor.

As acomodações estão localizadas no térreo da casa, com vista para o jardim, ou no segundo andar, próximo a varanda externa – sempre com opções de quartos duplos, triplos e quádruplos. Para grupos maiores ou famílias que desejam mais privacidade, a sugestão são os dois quartos com copa e banheiro compartilhados, localizados no prédio anexo ao casarão e com vista para a floresta.

Guest House Solar do Cosme_2

Foto: Travel Tall

Guest House Solar do Cosme_3

Foto: Travel Tall

O conceito dessa guest house carioca é que o viajante se sinta em um ambiente familiar, onde os hóspedes se encontrem e interajam nos espaços de convivência. E tudo no Solar do Cosme foi pensado para que isso aconteça. Há vários lounges com mesas comunitárias espalhados pelo casarão, além de duas salas de estar e uma biblioteca em vários idiomas, ambientes compartilhados para proporcionar essa troca multicultural.

Guest House Solar do Cosme_4 Guest House Solar do Cosme_5

A Márcia, a alma por trás do negócio, é apaixonada por viagens e por novas experiências, seu grande sonho sempre foi abrir uma guest house no Rio (acho que lá na frente vai ser o meu também). Conversamos muito a noite toda, num jantarzinho caseiro bem gostoso, regado a um bom vinho e companhias maravilhosas. Foi tanto aprendizado, tantas histórias e experiências gostosas de ouvir, que nem preciso dizer que eu queria ficar ali pra sempre né…

Guest House Solar do Cosme_9

Márcia, eu, Camila e Nairoquinha

A Márcia está sempre interessada em conhecer seus hóspedes e disposta a ajudá-los com a estadia pela cidade. Eles ainda podem ser surpreendidos por mimos, que vão desde mapas personalizados até comes e bebes. E é na base da confiança que, inclusive, é cobrado o consumo na cozinha comunitária. Não é permitido cozinhar no local, mas ela sempre deixa à disposição dos viajantes água (à vontade), sucos, vinhos, cervejas, queijos e até lanches rápidos de forno. Basta anotar o que consumiu para ser cobrado no final da estadia.

A diária no Solar do Cosme ainda dá direito a um café da manhã, que pode ser apreciado na sala de estar ou nos varandões da casa que dão vista para o jardim ou para a piscina. Claro que a gente optou por fazer na varanda! Pães variados, geleias e bolos caseiros, bebidas quentes e geladas, tudo servido em mesas comunitárias.

Guest House Solar do Cosme_1 Guest House Solar do Cosme_7

Para os apaixonados por animais, uma ótima notícia: o casarão também é pet friendly, ou seja, permite a estadia de hóspedes que estejam acompanhados por seus animais de estimação.

Além das hospedagens, o Solar do Cosme também está disponível para locações, sejam elas festas particulares, workshops, ensaios fotográficos ou gravações. O silêncio do bairro e os pequenos encantos da arquitetura neoclássica do casarão já atraíram equipes de moda para finalização de coleções, encontro de influenciadores e até pequenas feiras culturais. O pacote pode incluir apenas o espaço ou também o serviço de catering, de acordo com a necessidade do cliente.

É uma experiência única, um lugar que eu indico até para quem mora na cidade e quer fugir da rotina! Fora as pessoas que conhecemos e que já se tornaram amigas queridas. Não tem nada mais gratificante nesse meu trabalho do que sair de um lugar conhecendo novas pessoas e aprendendo muito com as experiências e histórias delas, foi uma sintonia tão gostosa que parecia que nos conhecíamos há anos. É por isso que eu gosto e repito tanto essa frase “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.”

Guest House Solar do Cosme_8

Informações:
Guest House Solar do Cosme
Endereço: Ladeira do Ascurra, 124 – Cosme Velho – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3596-0585/ (21) 99404-8595
E-mail para reservas: contato@solardocosme.com

 

Beijos da Thata

Planeje sua viagem ao Rio:

Aluguel de carro: www.rentalcars.com

Hospedagem: www.booking.com/riodejaneiro

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Você pode gostar também