O Primeiro Shopping de Containers da Zona Sul Carioca
Outros

Aula de bodyboard no Rio de Janeiro

Hoje vou compartilhar com vocês os detalhes de uma experiência deliciosa que tive no mês passado! A aula de bodyboard com o mestre Marcus Kung na Praia da Barra da Tijuca (entre os postos 4 e 5). Eu e as queridas Diana e Marion Fernandes (do Histórias da Di), Dani Mi (do Na Mochila da Ninja) e Kaki Melo tivemos a oportunidade de aprender esse esporte com a equipe da Escola Kung de Bodyboard, que completou 15 anos de existência e é comandada pelo pioneiro da modalidade no Brasil, Marcus Cal Kung.

DCIM100GOPROG0625440.

Foi a primeira vez que fiz uma aula dessas e posso dizer que foi uma aventura e tanto! Primeiro tivemos toda uma preparação na areia antes de entrar no mar, um treinamento de uma meia hora mais ou menos, pois é preciso conhecer a prancha, saber em qual lado segurá-la para executar as manobras, como e para quê funciona o pé de pato (essencial para esse esporte), instruções sobre o vento, sobre a maré, por onde entrar e sair do mar, a melhor posição do corpo para não ter nenhum problema e por aí vai.

Bodyboard barra da tijuca 4

É muito interessante e entendi perfeitamente porque quem surfa tem uma corpo fenomenal, afinal é preciso ter força no abdômen e os braços e pernas entram em ação a todo momento. Claro que eu tomei vários caldos… e haja fôlego pra quem é sedentário, já estou no maior pique com minhas corridinhas porque faz bastante diferença. É bem importante começar devagar e você tem a opção de combinar as aulas com o treinamento funcional que a escola oferece antes de entrar no mar.

DCIM100GOPROG0715485.Bodyboard barra da tijuca 3

Eles criaram um programa inédito de exercícios na areia inspirados nos movimentos e manobras do bodyboard. O treinamento utilizando o próprio peso corporal é uma das tendências fitness para 2017, segundo levantamento do American College of Sports Medicine, principal organização de esporte e educação física no mundo. Além de auxiliar no emagrecimento e fortalecimento dos músculos, o treinamento funcional da escola ajuda a aumentar a performance do aluno na água.

Olha só os principais BENEFÍCIOS DO BODYBOARD:

· As aulas têm duas horas de duração – uma hora de treinamento funcional na areia e uma hora dentro d’água;

· O programa inclui caminhadas e corridas na areia fofa, abdominais e alongamentos;

· Você perde de 300 a 500 calorias perdidas em 60 minutos de exercícios;

· Ajuda no condicionamento cardiovascular e no fortalecimento dos músculos;

· Trabalha praticamente todos os músculos do corpo. Em especial o movimento das pernas, braços e glúteos, quando o aluno utiliza as técnicas de pernada e remada no mar. As articulações de braços, tornozelos e mãos são trabalhadas. E, finalmente, o abdômen já que no bodyboard, a postura principal – deitado – exige a tonicidade nessa área do corpo;

· Somada a uma alimentação saudável, promove emagrecimento. Há casos de alunos que já perderam até 20kg em um período de 6 meses!

O mais bacana desse esporte é que não há restrição para quem quer praticar. A faixa etária vai de 8 a 80 anos, ou até mais, dependendo do caso. Basta saber nadar e estar com o atestado médico em dia. Por ser um exercício de baixo impacto, o bodyboard não sobrecarrega os músculos e articulações. Promove também o aumento rápido no fluxo sanguíneo, o que faz a dor muscular diminuir. Ou seja, é perfeito pra quem gosta do mar e de se exercitar na praia.

UM POUCO SOBRE MARCUS KUNG – “O PAI DO BODYBOARD NO BRASIL”

Considerado o “pai” do bodyboard no Brasil, Marcus Kung iniciou a história do esporte na Praia do Leme, na década de 70 e é o principal responsável pela popularização da atividade no país. A partir daí, Kung percorreu praias brasileiras mobilizando novos bodyboarders e montou a primeira associação legalmente registrada no mundo, além de ter regulamentado e idealizado as primeiras regras em competições nacionais. O resultado de todo esse trabalho foi o prêmio de Personalidade Mundial do Esporte, entregue a ele, em 1988, no Havaí, por toda a sua contribuição.

Bodyboard barra da tijuca 6

O esporte sofreu um boom na década de 80 e a comercialização de pranchas amadoras superou as expectativas dos empreendedores. Essa foi a era de ouro do esporte, com pranchas amadoras se proliferando no litoral brasileiro, patrocínios de grandes empresas para atletas e campeonatos internacionais de altíssimo nível sediados por aqui.

Hoje, 43 anos depois da primeira onda e no comando da Escola Kung de Bodyboard, na Praia da Barra, Marcus repassa seu conhecimento para alunos de todas as regiões do Brasil e estrangeiros, que procuram a lenda do esporte para cair no mar carioca.

Mais informações sobre as aulas:
Site: http://kungbodyboard.com/
Facebook: https://www.facebook.com/kungbodyboards

Bodyboard barra da tijuca 5

Beijos da Thata

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

CURTIU?
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER AQUI!

Para receber novidades e promoções em primeira mão.

Você pode gostar também

Sem comentários

Deixe um comentário

CURTA A CARA DO RIO NAS REDES SOCIAIS E INSCREVA-SE PARA RECEBER A NOSSA NEWSLETTER