Sho Rio
Gastronomia

Degustação do azeite Esporão no restaurante O Navegador, Clube Naval RJ

Tive a oportunidade de conhecer o restaurante O Navegador, no Clube Naval no centro do Rio de Janeiro, num evento de degustação dos Azeites Esporão, no qual também tivemos uma aula sobre azeites que me surpreendeu.

A marca Esporão é portuguesa e produz um dos melhores azeites extra-virgens do mundo. Eles buscam preservar as melhores características da matéria-prima e respeitar a natureza. Os azeites são produzidos na região do Alentejo, Portugal. O país, minha terrinha (minha família é portuguesa) produz 90.000 toneladas de azeite de oliva por ano, o que representa 3% da produção mundial. Dessa quantidade, quase 75% vai para exportação. E o Brasil é um dos principais países a receber azeites portugueses. Na ocasião, degustamos 5 tipos: os extra virgens Selecção (meu preferido), Galega, Cordovil, Biológico e Esporão. A aula foi conduzida pela Ana Carrilho, oleóloga da marca, e foi muito diferente de tudo o que já aprendi e participei até hoje.

Antes de experimentar o azeite (bem pouco, apenas molhar os lábios já é o suficiente), você precisa esquentar o copo (fecha com uma mão a boca dele e faz movimentos circulares em volta da tacinha) e então cheirar o azeite para perceber as notas. Floral, folhas, adocicado, amargo, apimentado… e por aí vai. Assim como o sabor, cada um tem sua característica, e confesso que em alguns foi bem difícil identificar, mas consegui escolher um preferido! O azeite extra virgem significa que é da melhor categoria, feito com suco de azeitonas saudáveis e sem nenhum defeito.

Me deliciei com o prato que escolhi, o Arroz de Pato, que ficou perfeito com os vinhos da mesma marca. De entrada teve uma salada orgânica colorida que estava deliciosa. Além disso, aprendi também que você pode sim cozinhar com azeite bom, que estudos já comprovam que é um mito que ele perde suas propriedades quando submetido a altas temperaturas. A oleóloga portuguesa Ana Carrilho, explicou ainda que não se deve considerar a cor como um parâmetro de qualidade do azeite. Essa é apenas uma de suas características, que é resultado do tipo de azeitona utilizada e do grau de maturação do azeite.

Falando do restaurante, a escolha não poderia ter sido mais pertinente. O Navegador tem um ambiente rústico lindo e fica no último andar do Clube Naval, com uma vista maravilhosa. Ficamos num espaço reservado para eventos mais intimistas, como esse, e numa grande mesa bem decorada. A chef Teresa Corção oferece comida brasileira feita com ingredientes super selecionados, que vêm de todas as regiões do país e procura priorizar produtos locais e orgânicos, essa preocupação é fantástica. Quanto mais temos consciência de onde vêm os alimentos que ingerimos, melhor a nossa qualidade de vida e saúde.

Os azeites e vinho Esporão estão disponíveis no Brasil através da importadora Qualimpor, cujo o diretor também estava presente para nos explicar mais sobre os produtos que oferece.

Recomendo muito a visita ao restaurante, e atenção porque na hora do almoço fica bem cheio. Chegue cedo ou reserve sua mesa! O restaurante O Navegador fica dentro do Clube Naval (Av. Rio Branco, 180 – 6° andar).

Beijos da Thata

Planeje sua viagem ao Rio:

Hospedagem: www.booking.com/riodejaneiro

Aluguel de carro: www.rentcars.com

Seguro viagem: www.segurospromo.com.br/acaradorio

Souvenirs do Rio de Janeiro com desconto especial: www.shop.rio2love.com/acaradorio 

Me siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom

Booking.com

Você pode gostar também