O Primeiro Shopping de Containers da Zona Sul Carioca
Gastronomia

Agora é a vez do Sal Gastronomia do chef Henrique Fogaça

Desde que o Sal Gastronomia inaugurou no Village Mall, eu estava doida pra conhecer, mas ainda não tinha ido jantar ou almoçar. Cheguei a acompanhar uma degustação de cachaça e só. Eu já conheço o Sal Grosso, restaurante de carnes do Henrique Fogaça –  tem post aqui – e adorei. Agora foi a vez de apreciar as criações do Sal.

Os cariocas apreciadores da boa gastronomia e que querem um restaurante com algo a mais, podem ir sem medo de errar. O chef Henrique Fogaça está ao lado de seu irmão Guilherme Fogaça no Sal, o primeiro no Rio. O restaurante tem um conceito diferenciado, oferece um cardápio contemporâneo brasileiro, nos mesmos moldes das unidades em São Paulo, mas com receitas que tem mais a cara do Rio.

A decoração do espaço é moderna, estilo industrial contemporâneo, de excelente bom gosto, um lugar perfeito para levar o mozão e impressionar. Fica no 3º piso do Village Mall, ao lado dos já consagrados vizinhos CT Brasserie, Quadrifoglio, Naga e Pobre Juan.

Vamos ao cardápio. Na minha opinião, muito criativo e variado. Os preços são altos, mas vale muito pelo serviço, ambiente e qualidade dos pratos que encontramos por lá. Tinha até Tambaqui, um peixe que normalmente só se encontra na Amazônia. Quero dizer que é mais comum nessa região e bem mais difícil por aqui, eu nunca vi no Rio. Se vocês já viram em outro restaurante, deixem comentários!

Pedimos o couvert para experimentar e o que eu mais gostei, sem dúvida nenhuma, foi o azeite com flor de sal na torradinha. As cebolas caramelizadas estavam bem saborosas também. De entrada eu fui de Camarão com vieira, creme de castanha e palmito pupunha (perfeito!) e o mozão foi de Tostada de polvo ao vinagrete de maçã verde e hortelã. Experimentei e estava bem delícia também, mas meu camarão com vieira foi imbatível! 🙂

De principal, fiquei na dúvida de muitos, adoro ver cardápio que gosto de tudo o que tem nele. Quase pedi o Tambaqui, mas acabei optando pelo Tagliatelle com tinta de lula, molho bisque e frutos do mar, porque estava numa batida forte vindo de Búzios só comendo frutos do mar, aí quis continuar pra não perder a prática, só porque amo muito. E não me arrependi. O mozão, português amante de carne e batatas, foi de Bife de ancho Angus com batatas rústicas, claro. Também dei uma mordiscada no dele e a carne estava muito saborosa e macia.

O vinho foi escolha dele, e não me lembro… ele já sabe meu gosto! Esqueci de tirar foto pra mostrar aqui, mas foi um branco bem refrescante que casou certinho com meu prato.

Pra finalizar, pedimos uma sobremesa mais exótica, que era destaque da casa, o Pudim de cumaru com calda de frutas vermelhas e sementes de papoula. Confesso que foi bem diferente, estranhamos um pouco o sabor, estava bom, mas muito doce. Como eu não sou chegada a sobremesas muito doces, achei que as frutas vermelhas dariam uma quebrada, porém ficou muito doce mesmo assim (pro meu paladar). Mas era bem gostoso, sugiro dividir por dois para não ficar enjoativo!

Vale lembrar que tem happy hour no Sal, com carta de drinques assinada pelo renomado bartender Jean Ponce (ex-DOM e atual Guarita) e executada pelo barman Aldo Camargo. Entre as criações autorais, o Sal, de cachaça artesanal, calda de gengibre, suco de limão, Fernet branca, matcha, tônica, folhas e pó de hortelã e o AC/DC, de gin, cachaça branca, óleo de pequi, xarope de açúcar, suco de limão e clara de ovo pasteurizada, além de coquetéis clássicos como Moscow Mule), de vodka, ginger beer e espuma de gengibre e clássico nacional e Rabo de Galo,com cachaça envelhecida, carpano clássico, carpanno bianco e limão tahiti.

Um pouco sobre o chef Henrique Fogaça

Há 14 anos realizou o sonho de abrir seu 1º restaurante, o Sal Higienópolis em São Paulo, que hoje tem filiais no Shopping Cidade Jardim e no Village Mall no RJ. Também comanda a rede de bares Cão Véio, que conta com unidades em Curitiba, Brasília, Goiânia e três em São Paulo, além de ser sócio do restaurante Jamile (SP).

O chef ganhou fama nacionalmente após a entrada no programa Masterchef, da Band, do qual participa há 4 anos ao lado dos jurados Paola Carosella e Erick Jacquin. A partir daí a exposição ficou grande e passou a ser abordado pelas pessoas nas ruas.

Tem três filhos (Maria Leticia, João e Olivia) e sua rotina consiste em passar tempo com a família, trabalhar nos restaurantes, gravar, fazer esporte e ainda tocar com sua banda.

Foto: https://www.revistainterativa.org/

SAL GASTRONOMIA – VILLAGEMALL – RIO DE JANEIRO
Endereço: Avenida das Américas, 3.900 – Barra da Tijuca, RJ
Tel: (21) 3252-2799
www.salgastronomia.com.br

 

Espero que tenham gostado da dica!

RESERVE SUA HOSPEDAGEM NO RIO AQUI!
Ao fazer a sua reserva no Hurb.com através deste ou qualquer outro link no meu blog, você não paga nada a mais por isso. E tem mais: ainda ajuda a manter o blog A Cara do Rio sempre atualizado e recheado de dicas pra você. Recebo uma pequena comissão a cada hospedagem dos nossos leitores e você paga o mesmo preço se fizer diretamente no site deles.

SE VOCÊ AMA O RIO COMO EU, PARTICIPE DO GRUPO DO BLOG A CARA DO RIO NO FACEBOOK!

 

Beijos da Thata

Siga nas redes sociais ;)

Instagram: @thailisemonteiro | @acaradorio
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio

CURTIU?
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER AQUI!

Para receber novidades e promoções em primeira mão.

Você pode gostar também

2 Comentários

  • Responder
    Fábio Jorge
    05/03/2020 at 20:54

    Parabéns pelo Blog, não sou carioca mas também sou apaixonado pelo Rio de Janeiro.

    • Thata Monteiro
      Responder
      Thata Monteiro
      09/03/2020 at 21:46

      Obrigada Fábio, espero que continue me acompanhando e curtindo muito o Rio!

    Deixe um comentário

    CURTA A CARA DO RIO NAS REDES SOCIAIS E INSCREVA-SE PARA RECEBER A NOSSA NEWSLETTER