Hoje tem dica cultural por aqui!
Mostra apresenta obras inéditas de Raul Mourão, Carlos Vergara, Arjan Martins e Everardo Miranda, entre outros.
No sentido horário, a partir da esquerda: Arjan, Everardo, Afonso, Aderbal, Vicente e Cadu: juntos na mostra “Espaço art”, em prédio a ser demolido – Ana Branco / Agência O Globo
Começou dia 30 de janeiro a exposição Espaço Art, reunindo artistas plásticos representantes da arte contemporânea num espaço inédito na cidade. Carlos Vergara, Raul Mourão, Afonso Tostes, Cabelo, Cadu, Vicente Melo, Everardo Miranda, Paulo Vivaqua, Tomás Ribas, Arjan Martins, Franklin Cassaro e Aderbal Ashogun vão apresentar suas obras num imponente salão de 1250 metros quadrados no Leblon. Com patrocínio da Concal, RCC e Caoa, a mostra terá 17 obras entre pinturas, esculturas e instalações, algumas delas foram criadas especialmente para a ocasião.
Essa é a primeira ação externa do Clube Jacarandá, grupo formado por artistas plásticos que se encontra há seis anos para trocar experiências sobre trabalhos e pesquisas. “Ao longo desse tempo nos reunimos com frequência na sede do Clube Jacarandá, em Santa Teresa. Agora que entregamos a nossa sede, decidimos nos encontrar nos ateliês de cada artista e essa exposição é um dos resultados desse trabalho”, conta Raul Mourão que irá apresentar uma escultura cinética com peças de andaime, constituída por três partes perfeitamente encaixadas de forma a equilibrar o movimento.
A exposição também vem com uma nova proposta: não existe a figura de um curador. “Cada artista tem a possibilidade de intervir no trabalho do outro. Essa troca é muito importante. É ver pensando e pensar vendo”, explica Carlos Vergara que irá pendurar três pinturas de grandes dimensões posicionadas lado a lado para formar uma única tela.
A obra Levitação Cúbica, de Franklin Cassaro, será a única que estará no primeiro andar da loja Hyundai. O fato da exposição ocorrer numa concessionária, inspirou o artista a usar alguns recursos de marketing utilizados na venda de veículos, tais como modelos ao vivo, totens, folhetos e cartões de visita. A instalação será composta por vários cubos voadores construídos com material laminado metalizado, movidos por uma corrente de vento criada por 12 circuladores de ar. Na inauguração, a performer Ana Paula Alves vai interpretar uma modelo típica encontrada nos stands de marcas famosas dos salões de automóveis.
A experiência do público é variada, “sentir” a obra de Paulo Vivaqua, por exemplo, terá quatro grupos de autofalantes que vão emitir sons numa frequência muito grave. Dessa forma, o visitante não vai escutar o som e sim observá-lo através do efeito de deslocamento de ar que se torna visível através dos movimentos da chama de velas. Do outro lado do salão, um piano de toras de Guajará, aço carbono, martelos e caixa de redução compõe a peça Avalanche de Cadu. Além das obras, as pessoas vão poder observar o artista Arjan Martins produzindo in loco uma pintura sobre tela e apreciar as toras de Afonso Tostes que atravessam o chão como lanças.
A reaproximação da arte e da arquitetura é destacada também por Everardo Miranda. “Nos anos 40, por exemplo, temos o exemplo do Edifício Gustavo de Capanema que tem seu revestimento externo decorado por azulejos de Candido Portinari, além de pinturas de Alberto Guignard, Pancetti e esculturas de Bruno Giorgi, Jacques Lipchitz e Celso Antônio Silveira de Menezes. Acho que essa exposição é um resgate dessa parceria”, analisa. Everardo vai participar da mostra com a obra “Site Specific”, executada com a aplicação de óxido de ferro seco diretamente sobre a parede – da série de projetos que explora desdobramentos da pintura como meio de expressão.
A relação entre arte e arquitetura também é destacada por Rodrigo Conde Caldas. “Sempre procuramos valorizar a arte nos nossos projetos. Ao longo desses 43 anos, procuramos destacar nos nossos empreendimentos imobiliários essa tendência. Durante a exposição, vamos organizar palestras sobre esse assunto para resgatar essa tendência, explica o vice-presidente da Concal, patrocinadora da mostra.”
RELEASE: APPROACH COMUNICAÇÃO INTEGRADA
SERVIÇO
Espaço Art
De 30 de janeiro a 15 de março
Rua Afrânio de Melo Franco, 296, Leblon.
Horários de funcionamento: de quinta a domingo das 12h às 22h
Valor da entrada: gratuito
Informações: APPROACH COMUNICAÇÃO INTEGRADA
Tel.: (21) 3461-4616 – ramal: 179
—
Siga Thata Monteiro nas redes sociais
Instagram: @thailisemonteiro
Facebook: www.facebook.com/blogacaradorio
Twitter: @thailisecosinha
Youtube: www.youtube.com/user/acaradoriopontocom
Snapchat: thataacaradorio
Informações úteis:
Aluguel de carro no Rio: www.rentalcars.com
Onde ficar no Rio: www.booking.com/riodejaneiro
Sem comentários